Temas Fechar

Vai de férias? Saiba como deixar a sua casa em segurança!

01 de Agosto de 2019
Adobe Stock

Saiba o que deve fazer para a deixar em segurança e vá de férias tranquilo!

“Assaltos a habitação duplicam no período de férias”, foi o título que alarmou o António enquanto lia o seu jornal habitual exatamente no seu último fim de semana antes das suas férias. Automaticamente pegou no telemóvel e começou uma pesquisa frenética em busca de soluções que garantissem a segurança da sua casa enquanto estivesse ausente. Afinal ninguém neste mundo deseja este tipo de visitas indesejadas!

 

Mas como há coisas que nunca mudam, a velha máxima “eu sempre vivi aqui e isto é muito sossegado” falou mais alto. Com a mesma rapidez com que começou a sua pesquisa, também a terminou. “Não preciso destas coisas para nada, nunca fui assaltado!” Pois não, António, nunca foi assaltado mas, como dizem os populares “há sempre uma primeira vez para tudo”.

 

Nessa madrugada, a casa ao fundo da sua rua foi assaltada. Ou melhor: sofreu uma tentativa de assalto porque com todos os cuidados dos proprietários não havia margem para o sucesso dos assaltantes. E agora, António? Vai arriscar ou vai ler com muita atenção os nossos conselhos?

 

Férias marcadas para breve, malas prontas e documentos na carteira mas sempre coma  sensação de que se esqueceu de alguma coisa? Vai de férias, mas a sua casa fica no mesmo sítio de sempre e por isso não seja como o António! Saiba o que deve fazer para a deixar em segurança e vá de férias tranquilo.

Conheça os pontos fracos e elimine-os

 

Todas as casas têm os seus pontos fracos que podem ser facilmente encontrados pelas visitas indesejadas. Antes de abandonar o seu lar rumo às tão esperadas férias, tenha o cuidado de analisar o seu imóvel e garanta que o conhece com a palma das suas mãos!

 

Verifique se não tem portas com fechaduras fragilizadas, janelas que não fecham bem ou muros demasiado fáceis de escalar. Faça as reparações necessárias para evitar tentativas de arrombamento e invasões de propriedade.

Mantenha a sua casa off nas redes sociais

O entusiasmo de conhecer sítios novos, vivenciar diferentes culturas e experienciar momentos únicos aumenta a vontade de partilhar com  o mundo o que está a viver. Mas lembre-se: a sua casa não foi de férias e as redes sociais podem ser um grande inimigo.

 

Evite dar a entender que não está em casa, não partilhe fotografias ou outras informações nas redes sociais. Aproveite cada segundo das suas férias ao máximo e deixe estas partilhas para depois.

 

  • DICA ÚTIL: desconecte-se do mundo digital e usufrua apenas do momento presente! 

Não faça das suas férias notícia: informe apenas quem for necessário

 

Não espalhe pela vizinhança a mensagem de que vai estar ausente, ouvidos malfeitores podem aproveitar-se da situação. Quanto menos pessoas souberem da sua ausência, melhor!

 

Informe apenas um amigo, familiar ou vizinho e peça-lhe que vá controlando movimentos estranhos na sua casa. Pode até confiar-lhe uma chave para que faça visitas regulares à sua casa, para guardar a sua correspondência, verificar se está tudo bem e ajudar a dar um aspeto de casa habitada.

 

Esteja atento aos pormenores: na hora de sair de casa com as malas lembre-se de o fazer da forma mais discreta que lhe for possível pois pode ter possíveis intrusos atentos aos seus movimentos.

Vá de férias e simule que está alguém em casa

Invista em iluminação inteligente. Holofotes com sensores de presença são uma excelente opção para dar a sensação de movimento, principalmente ao final do dia, e ajudam a reconhecer mais facilmente movimentação estranha.

 

O mesmo pode ser aplicado com um temporizador para televisão ou rádio que irá ajudar a criar um ambiente de rotina dentro de casa.

 

Evite usar um cadeado fora do seu portão, este gesto transmite rapidamente a mensagem de que a casa está livre.

Instale um alarme e mostre que a sua casa está a ser vigiada

 

Ao existir a informação de que a sua casa se encontra protegia, automaticamente torna-se um alvo menos apetecível para intrusos.

 

Faça a instalação de um sistema de alarme com vídeo vigilância 24 horas e leve a sua casa no bolso para todo o lado. A grande vantagem dos sistemas atuais é que pode monitorizar a sua casa em tempo real através do seu computador ou smartphone.

 

Informe a central de alarmes de que vai estar ausente para, no caso de acionamento do alarme, serem tomadas de imediato as medidas de necessárias.

Desligue a campainha

Sabia que a campainha é um dos truques utilizados pelos assaltantes para conseguirem perceber se há alguém em casa? Apanhe-os de surpresa, desligue a sua campainha e elimine a possibilidade de a usarem para saberem se o caminho está livre!

Peça ajuda à PSP local

A Polícia de Segurança Pública tem um programa especial para proteger a sua casa durante as férias.

 

A operação “Verão Seguro” decorre entre os dias 15 de junho e 15 de setembro, abrange todo o território nacional e destina-se a todos os cidadãos que se ausentem das suas residências para gozarem as suas férias.

 

Se neste momento está a preparar-se para ir de férias, não se esqueça de seguir as nossas dicas e aproveite os dias de descanso com a máxima tranquilidade!

Saiba o que deve fazer para a deixar em segurança e vá de férias tranquilo!

01 de Agosto de 2019
Autor:

Catarina Pinheiro

Redação Zome
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios