Temas Fechar

Usar a varanda ou o terraço o ano inteiro? Sim, é possível!

19 de Outubro de 2021

Tem uma varanda ou um terraço mas não sabe como usufruir destes espaços o ano inteiro? Descubra neste artigos algumas dicas para colocar já em prática.

Chegou de mansinho, mas já se começa a fazer sentir: é oficial, estamos no outono e a contar os dias para a estação mais fria do ano.

 

Para que a sua casa seja confortável nas temperaturas mais baixas, existem alguns truques e dicas práticos que pode aplicar a baixo custo, ou até mesmo a custo zero com coisas que tem por casa. Estamos a falar de adaptações simples como a utilização de têxteis como tapetes, cortinas, mantas e almofadas, por exemplo.

 

Mas e os espaços exteriores? Será que tem de fechar tudo e deixar a sua varanda abandonada durante o outono e o inverno? Partilhamos consigo aqui na NOTES algumas dicas para preparar a sua varanda para o Verão e hoje queremos mostrar-lhe que é possível dar uso a este espaço o ano inteiro. Quer saber como? Este artigo é para si!

1 - Feche a varanda com vidro

Sabemos que não é a opção mais simpática para o seu bolso, mas é a solução que irá conservar uma das melhores coisas de ter uma varanda: a luz natural. Com o vidro poderá continuar a aproveitar o sol e ficará protegido do frio.

 

Pode ainda optar por colocar janelas o que a irá transformar praticamente numa marquise. Para o inverno é uma excelente opção, mas no verão pode acabar por aquecer muito o ambiente. Equacione a melhor solução para si!

2 - Instale uma pérgula no seu terraço

As pérgulas funcionam como coberturas que são excelentes opções para proteger do sol no verão e da chuva no inverno! Pode optar por estruturas fixas ou por pérgulas que têm um sistema de abertura mecânico ou manual, mas muito simples de usar. Desta forma garante que pode adaptar a sua cobertura de acordo com o clima.

3 - Utilize lareira exterior

Existem de todos os tamanhos, feitios e para todos os bolsos. Uma lareira exterior vai proporcionar um conforto extra à sua varanda ou terraço nos dias mais frios. Se tiver oportunidade, inclua a lareira no projeto da sua casa ou escolha uma lareira portátil no caso de não querer fazer grandes investimentos em obras.

4 - Revista o piso

Para substituir o piso frio, dê lugar à madeira! As opções disponíveis no mercado permitem-lhe fazer esta aplicação sem ter de remover o piso antigo. Se optar mesmo pela madeira, lembre-se de que é um material que requer algum cuidado extra pois pode ficar danificado com as alterações climáticas, por exemplo. Informe-se com um profissional sobre qual será a melhor opção para si e para a sua carteira.

5 - Crie duas áreas

Créditos de imagem: Adobe Stock

O espaço é grande e não quer perder a varanda ou terraço abertos, mas também não quer deixar o espaço esquecido nos dias mais frios? Criar duas áreas pode ser uma boa alternativa: defina um espaço que ficará coberto já a pensar na chuva e em conseguir um ambiente mais quente e deixe o restante espaço descoberto para aproveitar os dias de sol.

6 - Aposte na decoração

A escolha da decoração e da mobília irá depender do orçamento que tem disponível, mas também da finalidade que pretende dar a este espaço.

 

Para tornar esta área mais aconchegante, utilize tapetes, opte por sofás com almofadas e compre outras tantas para decorar.

 

Uma mesa de apoio é sempre útil e para relaxar pode escolher ter algumas espreguiçadeiras, puffs, sofás, cadeirões ou até um baloiço confortável.

 

Não se esqueça da iluminação: pode aplicar candeeiros de parede ou utilizar leds ou lâmpadas a luz solar; e não deixe de ter algumas plantas que vão colorir o espaço e torná-lo mais agradável.

Tem uma varanda ou um terraço mas não sabe como usufruir destes espaços o ano inteiro? Descubra neste artigos algumas dicas para colocar já em prática.

19 de Outubro de 2021
Autor:

Catarina Pinheiro

Content Manager & Social Media Zome
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios