Temas Fechar

Trabalhar em casa: 9 dicas para manter a produtividade

16 de Março de 2020
Créditos de imagem: Adobe Stock

Vai trabalhar em casa? Conheça 9 dicas que o vão ajudar a criar um ambiente de trabalho agradável e produtivo.

Trabalhar em casa nem sempre é uma tarefa fácil. Os horários ficam mais difíceis de cumprir, o outfit tende a variar entre o pijama e o fato de treino e o sofá é uma verdadeira tentação a chamar-nos para o conforto e a tranquilidade de uma bela sesta. E para que tem crianças? Estas pequenas pestinhas vão “deixar-lhe a cabeça em água” e coordenar a vida familiar e profissional no mesmo espaço, pode parecer uma verdadeira missão impossível!

 

Se neste momento se identifica com esta situação e sente que não consegue organizar o seu trabalho e ter dias produtivos, este artigo foi escrito para si! Continue a sua leitura e conheça as 9 dicas que o vão ajudar a criar um ambiente de trabalho agradável e produtivo na sua própria casa.

Comece a trabalhar à hora habitual

“Rotina” é a palavra de ordem quando falamos de trabalhar em casa. Acorde à mesma hora e mantenha os seus hábitos matinais. Lembre-se que irá ganhar algum tempo, que normalmente gastaria nas suas deslocações casa-escritório-casa, e aproveite para tomar um bom pequeno almoço com mais tranquilidade na companhia da sua família. Organize tudo para começar o trabalho à hora habitual!

 

Os miúdos também vão ficar por casa? Assegure-se que mantém as rotinas escolares: a campainha continua a tocar para estudar e para fazer outras atividades (como brincar, é claro!).

Vista-se como se fosse para o escritório

Sabemos que ficar de pijama o dia todo pode ser muito tentador quando se trabalha por casa, mas esta opção só vai prejudicar a sua produtividade. O que acontece é muito simples: o cérebro não recebe o comando de que “está na hora de pôr mãos à obra!”.

 

Vista-se como se fosse para o seu local de trabalho. Sim, isso mesmo! É claro que não tem de vestir o seu melhor outfit executivo e colocar o salto agulha, o importante é manter o equilíbrio entre o conforto e o profissionalismo.  

Elimine as distrações

A saga do “Senhor dos Anéis” vai passar na televisão durante toda a tarde? Os grandes clássicos do cinema estão a invadir o seu ecrã? Não, nem pense nisso… Pode pegar já no comando e desligar tudo! Elimine o máximo de elementos que possam prejudicar a sua produtividade.

 

Escolha um espaço mais silencioso sem televisão e afaste-se das redes sociais. Se gosta de ouvir música e trabalha bem assim, pode e deve criar o ambiente sonoro ideal para si. (Ouça as playlists da Zome e escolha a sua favorita!)

 

Permita a entrada de luz natural

Sim, pode parecer cliché mas na realidade a iluminação do local de trabalho tem influência no nosso estado emocional, na saúde mental e no bem-estar geral. Uma iluminação baixa causa fadiga e prejudica o sistema nervoso. Sempre que possível, opte pela luz natural!

Faça pausas com regularidade

Se já fez tudo o que dissemos até agora e mesmo assim sente que não está a conseguir focar-se no trabalho, tente fazer algumas pausas ao longo do dia. Aproveite para comer alguma coisa ou para esticar as pernas, fazer uns alongamentos ou até retribuir aquela chamada que não conseguiu atender antes.

 

Faça pausas com regularidade pois caso contrário, o cansaço irá falar mais alto, a sua produtividade vai diminuir e vai começar a procrastinar.

Defina regras de co-habitação com as crianças da casa

“Os meus filhos estão em casa. Assim não consigo trabalhar.” Sabemos que os pequenotes podem ser verdadeiras pestinhas e certamente vão fazer de tudo para chamar a sua atenção. Se o seu filho ainda fizer a sesta, aproveite esta hora para colocar em ordem aquelas tarefas que exigem mais da sua concentração. Para os mais crescidos, sugerimos que encontre atividades que não necessitem da sua supervisão e que os deixem entretidos em segurança.

 

Precisa de ideias? Deixamos aqui um conjunto de atividades para imprimir e dar à criançada.

Defina prioridades e organize a sua agenda

Reserve algum tempo do seu dia para organizar a agenda. Coordene as atividades familiares e profissionais e não se esqueça dos tempos de lazer. Se a sua situação de “trabalhar em casa” é temporária, garanta que não terá sobreposição de compromissos quando regressar à sua rotina profissional.

Conclua uma tarefa de cada vez

O multitasking vai prejudicar a sua produtividade. Sabia que o cérebro humano, depois de uma interrupção, necessita de cerca de 20 minutos para se concentrar numa nova tarefa? Imagine se estiver sempre a alternar e não concluir o que tem para fazer: vai dar-lhe a sensação de que o trabalho está encaminhado, mas na realidade está a progredir a um ritmo muito mais lento.

 

É fundamental que foque toda a sua energia numa tarefa de cada vez. Siga a lógica de “iniciar, desenvolver e terminar” cada uma das tarefas que tem planeadas para o seu dia.

Utilize apps para simplificar o seu trabalho

Existem apps que o podem ajudar a organizar o seu trabalho de forma mais produtiva e a simplificar determinadas tarefas. Está na hora de as instalar e testar a que melhor se adequa às suas necessidades:

 

  • Trello: App de organização e produtividade. Prática de utilizar, excelente para trabalho individual e em equipa. Quarde as suas ideias, elabore listas de tarefas e mantenha as pessoas que trabalham consigo informadas. Saber mais.
  • GeniusScan: Está fora do escritório e precisa de enviar um documento a um cliente? Só tem de instalar esta app e utilizá-la para fotografar o documento que ficará pronto para ser enviado por email. Saber mais.

Trabalhar em casa não tem de ser uma tarefa difícil, siga as nossas 9 dicas para trabalhar em casa e aumente a sua produtividade! Gostou deste artigo? Clique aqui para ler mais. 

Vai trabalhar em casa? Conheça 9 dicas que o vão ajudar a criar um ambiente de trabalho agradável e produtivo.

16 de Março de 2020
Autor:

Catarina Pinheiro

Content Manager
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios