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“Superalimentos”: Sabe o que são?

14 de Outubro de 2020
Créditos de imagem: Adobe Stock

O termo superalimento já se tornou familiar para muitas pessoas que procuram uma alimentação mais saudável. Se ainda não sabe o que é, continue a ler o artigo.

Provavelmente já ouviu, no seu dia-a-dia, o termo "superalimentos". É, no fundo, o termo usado para descrever alimentos ricos em fitonutrientes (nutrientes de origem vegetal) com a capacidade de afetar positivamente a sua saúde.

 

Embora sejam alimentos com propriedades nutricionais interessantes, desconfie se alguma vez vir “superalimentos” a serem publicitados como alimentos que o possam curar de uma doença/condição de saúde ou até impedi-lo de a vir a desenvolver. Infelizmente, não existe até ao momento nenhum alimento que lhe consiga garantir isso.


Embora muitos destes “superalimentos” sejam difíceis de encontrar nas superfíciescomerciais, alguns deles acabam por ser os mesmos que conhecemos e ingerimos praticamente
todos os dias, apenas não sabemos os seus benefícios.

 

Neste artigo, irão ser abordados alguns que poderão não ser tão utilizados pela maioria das pessoas, e explicadas quais as suas principais características:

Quinoa

Este cereal tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos. É o único alimento vegetal que possui todos os aminoácidos essenciais na sua composição, sendo interessante a sua utilização particularmente em regimes alimentares vegetarianos ou vegan.

 

Além disso, é isento de glúten, possui altas quantidades de alguns micronutrientes, como ferro, magnésio, cálcio e vitamina A e vitamina B9, em comparação com outros cereais, mesmo aqueles também considerados super
alimentos, como bulgur e cuscuz. Além de todas essas vantagens, é um produto realmente fácil de cozinhar e combina bem com tudo.

Alho envelhecido (preto)

O alho envelhecido é obtido a partir do alho fresco. Este "superalimento" é o resultado da fermentação do alho comum (branco) sob uma temperatura e humidade controladas. O processo de maturação é crucial para trazer o melhor dos sabores.

 

De facto, o sabor do alho envelhecido tem um toque de doçura. Foi demonstrado que o alho envelhecido poderá ter várias funções como função antioxidante, efeitos antialérgicos e anti-inflamatórios. Tente adicionar um
pouco na sua cozinha e veja por si mesmo!

 

Leia também: Sabe ler e interpretar o rótulo dos alimentos?

Spirulina

A spirulina é uma alga verde-azulada, muito popular entre vegans e vegetarianos. É uma fonte de proteína vegetal e contribui para a saciedade. A principal característica a salientar é a sua riqueza em micronutrientes, como ferro e vitaminas do complexo B, sendo uma boa opção para adicionar às suas refeições /smoothies.

Linhaça

Esta semente é muito usada na culinária e na panificação e pode ser consumida também na forma de óleo (óleo de linhaça), rico em ácidos gordos ómega 3. O seu elevado teor em fibra pode ajudar no processo de digestão com um efeito laxante. Além disso, também possui grandes quantidades de vitaminas e minerais, como algumas vitaminas B, ferro e zinco.

Sementes de Chia

As sementes de chia têm grandes quantidades de fibra, proteínas e gorduras (o bom tipo de gordura). Elas têm uma consistência gelatinosa quando adicionadas à água, iogurtes ou qualquer fluido ao qual são adicionadas, contribuindo para o controle da saciedade e do apetite.

 

Como pode ver, são alimentos interessantes para ter na sua cozinha e fazer parte da sua alimentação. Mas, se não gostar destes produtos, não se preocupe, existem muitos "super alimentos" e alimentos mais “tradicionais” saudáveis a serem explorados que também conseguem ter um impacto muito positivo na sua saúde!

O termo superalimento já se tornou familiar para muitas pessoas que procuram uma alimentação mais saudável. Se ainda não sabe o que é, continue a ler o artigo.

14 de Outubro de 2020
Autor:

Mafalda Ferreira Cunha

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