Temas Fechar

Síndrome de Burnout: quando o excesso de trabalho afeta a sua saúde

02 de Janeiro de 2020

A síndrome de Burnout caracteriza-se por um estado de stress e ansiedade constantes causados pelo excesso de trabalho. Descubra o que pode fazer para prevenir esta síndrome!

Maria estava exausta. Estar exausta era o seu estado de espírito do momento. Todos os dias acordava com o sentimento de que tinha longas horas de trabalho pela frente e de que não ia ser capaz de fazer tudo o que tinha planeado a tempo e horas. No início era tudo muito mais fácil: dedicava-se apenas ao trabalho das 8 às 8 sem mais qualquer tipo de preocupações, trabalhava de forma exemplar, apesar de sentir que o que fazia nunca era o suficiente.

 

Rapidamente engoliu uma chávena de café para acordar e saiu de casa. Era apenas essa a sua rotina da manhã. Não tinha mais tempo a perder em casa, além disso o Pedro saía mais tarde e tinha mais do que tempo para preparar os miúdos para a escola. Ela não.

 

Chegou ao escritório quando o relógio ainda marcava 8h00, o que significava uma hora mais cedo do que todos os outros colegas. Era o habitual. Sentou-se, ligou o computador e começou a trabalhar. Uma tarefa atrás da outra, tanta coisa para fazer: documentos "para ontem", tarefas em atraso, encomendas que não eram entregues a tempo e horas aos clientes.

 

Trabalhava sempre à máxima velocidade. Começaram a chegar os seus colegas de trabalho e começaram a surgir mais coisas para fazer. Maria bloqueou.

 

Não se lembra bem de como foi o resto daquele dia. Não sabe quanto tempo durou o seu bloqueio mental. Lembra-se apenas dos colegas ligarem para o Pedro, do Pedro chegar e de a levar para casa com uma dor de cabeça terrível. Tem fragmentos daquele dia. O dia em que entrou em estado de Burnout.

 

O que é a "Síndrome de Burnout"?

“Queimar até ao fim”. É este o significado da palavra inglesa “Burnout”, uma perturbação do foro psicológico que é provocada pelo stress excessivo, causado especificamente pela sobrecarga de trabalho e que conduz a um desgaste físico e emocional extremos. Atualmente, um em cada três trabalhadores corre o risco de ter um esgotamento profissional.

 

O stress, o mau relacionamento com os colegas ou chefias, a competitividade no local de trabalho e a sobrecarga de tarefas são algumas dos fatores responsáveis pela Síndrome de Burnout.

Tratamento

O tratamento do Burnout é complexo e exige a combinação de diferentes fatores no entanto, é seguro dizer que esta síndrome tem cura. O mais importante passa por transformar as condições que deram origem à síndrome. Desta forma é fundamental melhorar as condições e as relações de trabalho, diminuir o isolamento e proporcionar uma melhor integração profissional.

 

Na maioria dos casos deverá existir um afastamento temporário do seu local de trabalho até que o trabalhador se sinta restabelecido e equilibrado emocionalmente. É de extrema importância que a pessoa possa contar com o apoio de amigos e familiares para conseguir adquirir interesse noutras atividades  e para se afastar do isolamento.

 

A Psicoterapia é a melhor forma de tratamento desta síndrome. Com a ajuda de um profissional, será mais fácil aprender a gerir o stress e a contornar os problemas de outra formas, sem prejudicar as suas funções e, acima de tudo, sem prejudicar a sua felicidade.

Como prevenir a síndrome de Burnout?

Vive em constante stress no seu trabalho? Saiba que existem pequenas ações que estão ao seu alcance e que o vão ajudar a manter-se longe do risco de desenvolver esta síndrome.

 

Comece por encontrar atividades que o ajudem a fugir da rotina, faça atividades físicas com regularidade ou aproveite para descobrir o seu lado criativo, experimente algo novo e escolha atividades que não estejam relacionadas com o seu trabalho. Aproveite sempre que possível para socializar e estar mais próximo dos seus amigos e da sua família.

 

Defina pequenos objetivos a nível pessoal e profissional, organize as suas ideias e aprenda a manter o equilíbrio. Nunca abdique de uma boa noite de sono, momentos de descanso são fundamentais para um corpo são e mente sã.

 

Sente-se sozinho, triste e pessimista? Procure um ombro amigo com quem falar sobre as suas dificuldades, medos e inseguranças.

Encontre aquilo que realmente o faz feliz e não deixe que o excesso de trabalho prejudique a sua saúde. Na Zome queremos dar-lhe a máxima tranquilidade e segurança no seu trabalho. Conheça o nosso projeto, clique aqui!

 

A síndrome de Burnout caracteriza-se por um estado de stress e ansiedade constantes causados pelo excesso de trabalho. Descubra o que pode fazer para prevenir esta síndrome!

02 de Janeiro de 2020
Autor:

Catarina Pinheiro

Redação Zome
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios