A sua casa está protegida contra imprevistos? Saiba como o pode fazer através do seguro multirriscos.
“Pagar para algo que nunca vou usar? Nem pensar!” Confesse lá que em algum momento teve este pensamento quando lhe falaram de um seguro multirriscos… Acredite quando lhe dizemos que existem poupanças que podem sair muito caras!
Fazer um seguro para a sua casa pode ajudá-lo a poupar centenas de euros caso aconteça algum imprevisto. E se pensarmos bem, a probabilidade de vir a ter uma inundação ou um problema elétrico, não é assim tão pequena, principalmente se a sua casa já tiver uns anos.
Neste artigo vamos ajudá-lo a entender como é que estes seguros funcionam e o que abrangem na generalidade, lembrando de que deverá consultar uma seguradora para perceber qual a melhor opção para o seu caso.
Em edifícios em regime de propriedade horizontal, quer para frações, quer para partes comuns, este seguro é obrigatório por lei (decreto-lei nº267/94 de 25 de outubro). No entanto, a única cobertura exigida é a de incêndio, pelo que cabe aos condóminos e condomínio a decisão de contratar outras coberturas para além desta.
Outra situação onde terá de ter este seguro é no caso de estar a recorrer a um crédito habitação. As entidades bancárias vão exigir um seguro de vida e um seguro multirriscos que pode fazer diretamente com o banco que escolheu para o crédito ou numa seguradora externa.
Se não está abrangido nas situações obrigatórias, cabe-lhe a si decidir se vai ou não fazer um seguro para a sua casa. Como lhe dissemos anteriormente, um seguro multirriscos vai salvaguardar grande parte dos custos no caso de ter um incidente que lhe custaria uma centena de euros. Por isso, o valor que terá de pagar pelo seguro compensa sempre!
É muito importante que esteja informado sobre a cobertura do seu seguro para evitar surpresas desagradáveis. Para além disso, na hora de escolher a melhor opção para si, deve procurar conhecer as suas obrigações, o valor da franquia e como funciona o pagamento em caso de indemnização.
Tendo em conta que as coberturas variam de seguradora para seguradora, na generalidade, um seguro multirriscos pode garantir, segundo a ASF (Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões):
As seguradoras já têm opções pré-definidas pelo que pode sempre adicionar outro tipo de coberturas. Reveja a sua apólice e, se for do seu interesse, subscreva a opção de seguro para o recheio ou contrate um para o efeito.
Muitas pessoas não têm um seguro de recheio pois pensam que o de multirriscos cobre tudo até serem surpreendidas por alguma situação onde o seguro não cobre os danos.
Para determinar um valor de indeminização no caso do seguro de recheio, será feita uma avaliação pela própria seguradora.
Cada caso é um caso, por isso deverá primeiro consultar as opções existentes no mercado e informar-se sobre as condições de cada uma para que possa escolher de forma consciente e adaptada para as suas necessidades.
Se já tem um seguro neste momento, aproveite para rever a sua apólice apenas para ter a certeza que o tipo de seguro que contratou corresponde às suas expectativas.
Revisão de conteúdo: Hélder Ferreira - Training and Banking Relations Director
Catarina Pinheiro
Content & Social Media Manager Zome