Temas Fechar

Saiba o que é o Ikigai e como pode aplicá-lo na sua vida

15 de Janeiro de 2020
Créditos de imagem: Adobe Stock

Não sabe que rumo tomar na sua vida? Descubra o seu IKIGAI: o conceito japonês que significa "uma razão para viver"

O João é um ótimo exemplo de alguém que está em estado de Ikigai.

 

Formado em Engenharia, trabalhou durante alguns anos numa fábrica de peças automóveis. Contudo, este emprego não o motivava. Sentia mal-estar e todas as noites voltava para casa triste, desanimado e insatisfeito. Foi então que decidiu mudar e demitiu-se.

 

Depois de ver um anúncio online para consultor imobiliário, foi conhecer uma imobiliária:  “deparei-me com um ambiente alegre, contagiante, e desde os primeiros minutos de conversa com o recrutador, já me conseguia imaginar sentado na mesa da entrada a atender clientes, a fazer pessoas felizes”.

 

A empresa proporcionou-lhe uma formação única, baseada na neurociência e permitiu-lhe rapidamente ter acesso a todas as informações que necessitava para arrancar o negócio, o Seu negócio.

 

As suas preocupações de não ter um salário, rapidamente se desvaneceram quando percebeu que o seu Ikigai não se baseava apenas no dinheiro, mas sim na sua felicidade de poder projetar quanto queria ganhar, e que horários queria fazer: “posso levar os meus filhos à escola, passar mais tempo de qualidade com a minha família e amigos, ser mais feliz, eu defino os meus objetivos de acordo com quanto quero ganhar”.

 

Hoje, tem a sua própria equipa consegue apoiar outros a desenvolver o seu potencial e garantir que cada um se sente feliz.

 

Para o João, atingir um estado de Ikigai consistiu em sair do seu emprego para se tornar um consultor imobiliário. O epicentro da mandala de Ikigai dele está conectado com as funções que ele desempenha através da sua profissão e que permitem que ele una em apenas uma atividade todas as quatro interseções diferentes.

 

Mudar de profissão ou trabalho é um dos principais desafios para quem pretende dar uma volta na carreira, por diferentes razões: doença, vida pessoal ou, em casos mais graves, após vivenciar um burnout – exaustão generalizada que paralisa o indivíduo e, em boa parte dos casos, provoca uma séria depressão.

Mas, o que é o Ikigai?

Em diversos Países, um novo método, criado por um psiquiatra japonês, Mieko Kamiya, tem ajudado profissionais que procuram dar um novo sentido à carreira. Trata-se do Ikigai, fusão das palavras iki, que em japonês significa vida ou estar vivo, e gai, aquilo que vale a pena e deve ser valorizado.

 

O IKIGAI é uma filosofia de vida da ilha de OKINAWA, no sul do Japão, local no qual as pessoas são mais felizes, vivem em média mais de 100 anos e com alto nível de propósito.

 

Kamiya descreve-o como a energia vital que gera o entusiasmo necessário para se levantar de manhã e vivenciar o seu dia, apesar das dificuldades. O Ikigai ajuda a identificar as competências pessoais e talentos muitas vezes escondidos no nosso psíquico, obrigado a adaptar-se às obrigações do dia a dia.

 

Esta filosofia tem chamado a atenção pelo fato de representar um caminho para a felicidade e para o propósito, independente de qualquer religião ou crença.

 

No ocidente, foi usado como base de desenvolvimento humano, que já ajudou milhares de pessoas a redefinirem as suas vidas, conseguindo assim encontrar mais SENTIDO e PROPÓSITO para a sua área profissional.

Já descobriste o teu Ikigai?

 

E se tu pudesses fazer parte de uma equipa feliz, competente e bem disposta com o único propósito de te ajudar a atingir a melhor versão de ti próprio?! Sabe mais.

Não sabe que rumo tomar na sua vida? Descubra o seu IKIGAI: o conceito japonês que significa "uma razão para viver"

15 de Janeiro de 2020
Autor:

Jorge Peixoto

Business Coach - HUB Braga
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios