Temas Fechar

Saiba como pode obter o Certificado Energético da sua casa!

19 de Setembro de 2019

Precisa de obter o Certificado Energético da sua casa e não sabe como? Nós damos-lhe uma ajuda!

 

Sabia que pedir o Certificado Energético da sua casa pode trazer muitas vantagens para a sua carteira?

 

Qualquer pessoa pode obter o Certificado Energético da sua casa a qualquer momento. E porque deve fazê-lo? Porque este documento vai ajudá-lo a conseguir economizar e a ter uma casa com uma maior eficiência energética.

 

Conheça todos os passos que tem de seguir para o obter, todos os documentos que tem de reunir para pedir o Certificado da sua casa e comece já hoje a poupar!

 

Como posso obter o meu Certificado Energético?

Comece por procurar os vários peritos certificados no site da ADENE na sua área de residência. Escolha um perito qualificado para o efeito e formalize o pedido de certificação apenas quando tiver reunida toda a documentação necessária.

 

Depois da visita ao seu imóvel, o perito irá introduzir os seus cálculos no Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios. Pode sempre pedir para consultar uma versão prévia antes da emissão do certificado.

 

No caso de ter um contrato com uma agência imobiliária, o seu Consultor Imobiliário também pode ajudar a obter o seu Certificado Energético pois já tem contactos de peritos conhecidos com os quais já trabalhou.

Que documentação necessito para obter o Certificado?

  • Caderneta predial urbana;
  • Certidão de registo na conservatória;
  • Dados do proprietário e NIF;
  • Projeto de arquitetura ou plantas/cortes do imóvel;
  • Projetos de especialidades (se aplicável);
  • Ficha técnica da habitação e fichas ou especificações técnicas dos materiais e/ou sistemas construtivos utilizados.

Quanto custa?

Os custos do processo de certificação variam de acordo com a localidade, a tipologia, a finalidade do imóvel e a complexidade do trabalho a efetuar. Desta forma, o preço final varia de acordo com dois fatores:

 

  • Honorários do perito: o trabalho destes profissionais não possui valores tabelados pelo que é aconselhado pela própria ADENE “a consulta de vários peritos antes de formalizar a contratação tendo em conta o preço e garantia dos prazos”;

 

  • Taxa de registo da emissão dos certificados por portaria do Governo: estes valores são variáveis de acordo com a tipologia do imóvel ou em função da área interior útil de pavimento para edifícios de habitação e edifícios de comércio serviços, respetivamente. Para além disto, a estes valores acresce o IVA à taxa em vigor.

A estes valores, acresce IVA à taxa em vigor.

Quer saber mais sobre o Certificado Energético? Que informação lhe dá sobre o seu imóvel e quais as obrigações legais deste documento? Fique a par de tudo aqui na Notes!

Precisa de obter o Certificado Energético da sua casa e não sabe como? Nós damos-lhe uma ajuda!

19 de Setembro de 2019
Autor:

Catarina Pinheiro

Redação Zome
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios