Temas Fechar

Sabe o que realmente significa "exclusividade"? - por Sandra Mendes

07 de Julho de 2021

"Ainda há muitas dúvidas e questões que os proprietários de imóveis têm na hora de decidir pela exclusividade na venda do seu imóvel. Mas afinal, é uma boa ou uma má opção?" - Descubra tudo neste artigo!

Independentemente da formação profissional de cada um, a verdade é que o mercado imobiliário oferece oportunidades de carreira a qualquer pessoa.

 

Trabalhei na Banca durante 20 anos, com horários de trabalho intensos e exigentes em termos de serviço, pelo que ao ponderar uma saída e uma nova oportunidade de carreira considerei o setor de preferência e a escolha de uma empresa com uma preocupação na inovação e na qualidade do serviço ao cliente.

 

Os motivos da mudança foram essencialmente pela flexibilidade de horário de trabalho, a possibilidade de oportunidade de nova carreira com ganhos financeiros superiores, manter um serviço de excelência e, no essencial, a melhoria de qualidade de vida.

 

O Grupo Business foi a resposta, uma empresa sempre a inovar, à procura de proporcionar a melhor formação aos seus consultores e acompanhamento para um serviço de qualidade.

 

» Leia também: Como é que "mudamos vidas, juntos"?

Um negócio de pessoas para pessoas!

Encontrar na mediação imobiliária valores como o trabalho em equipa, ética e excelência de serviço não é comum, pelo que na escolha da ZOME identifico o que os clientes ainda não sabendo procuram – recuperar a confiança, entender a mais valia quando entregam os seus imóveis para serem vendidos e realizar o melhor negócio.

 

A verdade é que ainda há muito trabalho a ser feito e colmatar grandes lacunas num segmento sempre em ebulição.

 

Algo com que me deparei na grande maioria dos proprietários é que:

 

> Não conhecem todas as tarefas que estão associadas a um serviço de qualidade para a venda do seu imóvel.

> Não se preocupam como o seu imóvel está a ser apresentado no mercado.

 

Tratando-se de um bem tão essencial na vida de qualquer pessoa, de uma família, tão valioso, pois não tem um custo de uma camisola, é incrível como na hora de decidir vender, a tomada de decisão seja de forma tão banal e sem qualquer critério de seleção.

 

» Leia também: Quer comprar uma casa? Saiba por onde deve começar!

Desmistificar a exclusividade

Ouço com frequência: - Exclusivo… nem pensar!

 

- Para si o que é o Exclusivo? - pergunto muitas vezes…

 

Ainda há muitas dúvidas e questões que os proprietários de imóveis têm na hora de decidir pela exclusividade na venda do seu imóvel. Mas afinal, é uma boa ou uma má opção?

 

A “exclusividade” ainda é uma palavra temida por muitos proprietários. Normalmente, acreditam que ao conceder o exclusivo a um consultor imobiliário, estão a “limitar” as suas possibilidades de venda. Mas, na verdade o processo é justamente o oposto, isto quando se escolhe um bom profissional, é claro.

 

» Leia também: Mais imobiliárias com o meu imóvel, mais partilhas? Ou estarei enganado?

Créditos de imagem: Adobe Stock

1 - Como funciona o processo de dar a exclusividade de venda do meu imóvel a um consultor imobiliário?

 

A exclusividade na venda é apenas a concessão da gestão e divulgação da venda a um único profissional, como se fosse um gestor de conta. Somente esse profissional irá responder e responsabilizar-se pela venda da sua casa. Ele definirá uma estratégia de preço, de promoção e divulgação, deverá acompanhar todas as visitas, participar nas negociações das propostas, tratar da documentação e do fecho do negócio.

2 - Se eu der a exclusividade terei apenas uma pessoa para trabalhar a venda do meu imóvel?

 

Isso não é verdade! Os bons angariadores estão sempre abertos a partilhar com todas as agências que apresentem um comprador qualificado. Esta possibilidade aumenta de forma exponencial a divulgação do seu imóvel, e de uma forma organizada. Portanto, a probabilidade de venda é multiplicada por todos aqueles que também trabalham em sistema de partilha (e isso acontece na maioria das grandes redes).

3 - Se eu entregar o meu imóvel a várias agências será melhor, pois terei mais hipóteses de vender?

 

Este é um engano muito comum. O empenho das agências em trabalhar imóveis não exclusivos definitivamente não é o mesmo.

 

É difícil para o consultor apresentar um imóvel a possíveis interessados quando não é especialista no mesmo, quando não sabe se já está a haver uma negociação em paralelo ao trabalho que está a desenvolver. Não há garantias, pelo que a motivação não é a mesma. Assim como, a qualquer momento, um comprador pode junto de outra agência fechar o negócio e o consultor que acompanhava esse cliente perder todo o trabalho já realizado. Como se sentiria se estivesse no seu lugar?

 

Por outro lado, para o imóvel, o excesso de divulgação (por várias agências em simultâneo) não dá uma boa imagem. Além disso, é comum vermos informações divergentes em cada um dos anúncios, o que causa confusão aos potenciais interessados. É comum encontrarmos informações contraditórias de áreas, localização, e inesperadamente, até mesmo de preço.

 

Outra questão que não podemos esquecer é em relação à confiança. Quantas pessoas vão ter a chave ou acesso à sua casa? Ou quantas vezes irá ter de explicar e dar todas as informações do seu imóvel? Isso é um facto, porque se o angariador não tiver o exclusivo, para além de não se lembrar em pormenor da sua casa, o mais certo é não ter também os documentos, e pormenores do imóvel para esclarecer devidamente o potencial comprador. A forma de estar e o empenho que vai depositar na venda será completamente diferente.

 

Por isso, escolher um bom profissional faz toda a diferença para o sucesso e tranquilidade do processo de venda do seu imóvel. Um consultor qualificado saberá exatamente como utilizar as melhores estratégias para divulgar e destacar o seu imóvel no mercado. Oferecendo sempre mais tranquilidade para si e para a sua família!

"Ainda há muitas dúvidas e questões que os proprietários de imóveis têm na hora de decidir pela exclusividade na venda do seu imóvel. Mas afinal, é uma boa ou uma má opção?" - Descubra tudo neste artigo!

07 de Julho de 2021
Autor:

Sandra Mendes

Consultora Imobiliária Porto CEC
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios