Temas Fechar

Sabe ler e interpretar o rótulo dos alimentos?

28 de Agosto de 2020
Créditos de imagem: Adobe Stock

É fundamental conhecer o que introduzimos na nossa alimentação! Descubra neste artigo como deve ler e interpretar os rótulos dos alimentos para que possa fazer escolhas mais saudáveis.

Certamente, já se deparou com o desafio que pode ser ler um rótulo alimentar quando está a meio das suas compras. O rótulo de um alimento é o seu bilhete de identidade, isto é, nele pode encontrar todas as informações acerca do produto alimentar que está a pensar comprar. 

 

Apesar de haver muitas informações disponíveis no rótulo vamos abordar e explicar as que são mais determinantes na escolha do produto a comprar. Para além da declaração nutricional, temos informações como a lista de ingredientes, identificação de alergénios ou outros produtos que possam provocar reações indesejadas e o prazo de validade. Vamos ver como aparecem no rótulo: 

1 - A lista de ingredientes

lista de ingredientes aparece organizada por ordem decrescente, isto é, o ingrediente que aparece em primeiro lugar é aquele que está presente em maior quantidade no alimento, e o último ingrediente é aquele que está presente em menor quantidade.

 

A lista de ingredientes ajuda-o a escolher os alimentos mais saudáveis. Assim, deve evitar alimentos que iniciem a lista de ingredientes com açúcar e/ou gordura. 

 

DICA: É preciso estar atento, pois o açúcar e a gordura podem aparecer com outras designações, por exemplo:  

 

        - O açúcar pode aparecer como: “frutose”, “glicose”, “sacarose”, “xarope de glicose”, “xarope de milho”.

        - A gordura pode aparecer como: “óleos vegetais”, “óleo de palma”, “óleo de girassol”, “manteiga” entre outros termos. 

2 - Identificação de alergénios

identificação de alergénios, por norma, é feita sublinhando os ingredientes suscetíveis de causar alergias/intolerâncias na lista de ingredientes.

 

Outra forma de serem apresentados é listá-los de forma isolada logo abaixo da lista de ingredientes. (Exemplo: “Contém leite, avelã e trigo”). Esteja atento a esta lista se, porventura, tiver alguma alergia/intolerância alimentar!

3 - Prazo de validade

prazo de validade diz-nos até quando podemos consumir o alimento, mas existem duas designações diferentes para o prazo de validade dos produtos. Em alguns produtos encontramos a designação "Consumir até:" e noutros lê-se " Consumir de preferência antes de:”. No primeiro caso, efetivamente o alimento deve ser consumido até à data encontrada na embalagem. 

 

Quando a designação é “Consumir de preferência antes de:” pode consumir o alimento após a data quando cumpridas as condições de conservação do produto, indicadas no rótulo alimentar. Temos como exemplo, os alimentos microbiológicamente não perecíveis, como o azeite, os cereais e as conservas. 

4 - Declaração nutricional

Créditos de imagem: Adobe Stock

Por último, falamos do que é mais analisado quando se consulta o rótulo de um alimento: a tabela da declaração nutricional. Nela encontram-se as informações sobre a quantidade de calorias que o alimento fornece, bem como a quantidade de gordura (com dados sobre a gordura saturada), a quantidade de hidratos de carbono (com informação sobre dos quais açúcares), a quantidade de proteína, fibra, sódio/sal e, por vezes, também aparecem descriminados os micronutrientes (vitaminas e minerais). 

 

Esta tabela, geralmente, apresenta-nos a composição nutricional do alimento em duas colunas: por 100g (sólidos) e 100mL (líquidos) e por porção/dose (a dose recomendada para um consumo individual). Assim, quando quiser comparar produtos alimentares diferentes e fazer uma escolha mais informada e consciente, utilize a coluna por 100g/100mL para que esteja a comparar a mesma quantidade. 

Agora já sabe, sempre que for às compras esteja atento a estas informações e certamente as suas escolhas alimentares serão mais responsáveis e adequadas tendo em conta aquilo que procura num produto alimentar.

É fundamental conhecer o que introduzimos na nossa alimentação! Descubra neste artigo como deve ler e interpretar os rótulos dos alimentos para que possa fazer escolhas mais saudáveis.

28 de Agosto de 2020
Autor:

Mafalda Ferreira Da Cunha

Powered by Prozis
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios