Temas Fechar

Regresso às aulas: Como preparar o seu filho para a rotina escolar

09 de Setembro de 2019

Quem tem filhos pequenos sabe bem como é difícil reorganizar a rotina das crianças depois das férias. Confira as dicas que preparamos para si.

A Isabel estava preparada para apagar a luz quando de repente, o seu filho João entra no quarto a chorar.

 

- “O que foi filhote?” – disse-lhe Isabel preocupada com ele.

- “Nada, nada.” – respondeu-lhe soluçando.

- “Oh filho... claro que se passa alguma coisa. Estás a chorar porquê?”

Depois da insistência de Isabel, o João disse-lhe baixinho: “Não quero voltar para a escola, tenho medo.”

Abraçando-o fortemente Isabel respondeu-lhe: “Filho, não tens que ter medo. Vai tudo correr bem!”

 

Deixaram-se ficar os dois naquele momento por mais um bocadinho. Isabel percebia-o bem, afinal as experiências dela na escola não foram também muito agradáveis.

 

Para muitas crianças o regresso às aulas pode ser doloroso e uma verdadeira dor de cabeça para os pais. As crianças habituam-se a diferentes rotinas e atividades e apesar de não ser uma tarefa fácil para os pais, é possível ajudar os pequenotes a voltarem à rotina escolar.

 

Continue a ler este artigo e confira algumas das dicas que o vão ajudar a preparar o seu filho para a nova rotina escolar.

Organizar horários

Semanas antes de voltar às aulas é importante reprogramar com tempo e de forma gradual, os horários de deitar e levantar para que não seja tão difícil na altura do regresso à rotina.

Avise positivamente com antecedência que as aulas irão retornar em breve

Comece a relembrar ao seu filho que está quase a chegar o início das aulas. Fale com um tom positivo e entusiasmado sobre os novos amigos que vai conhecer, das brincadeiras que vai ter e outros pontos positivos que encontrar para incentivar o retorno ao ambiente escolar. Mostre que existem outras perspetivas do que encarar a escola como “obrigação”.

Envolva o seu filho na compra do material escolar

Organize-se e leve o seu filho às compras, para juntos escolherem o novo material escolar. Façam em conjunto uma lista e aproveitem para falar sobre a importância desses materiais e também para o informar como os deve utilizar diariamente.

 

A ida às compras pode revelar-se uma oportunidade ideal para ilustrar o conceito de dinheiro, explicando o que é mais caro e mais barato. Se a criança fizer “birra” e insistir que quer algum produto que não faz parte da lista, poderá utilizar a ida às compras para educar, sendo firme e sem ceder.

Crie um método eficaz

Procure conversar com o seu filho sobre os horários de estudo, que métodos de estudo deve utilizar e procure orientá-lo nesses métodos: como pode fazer resumos diariamente e em quanto tempo, como praticar fazendo exercícios, realizar esquemas, etc. Defina também neste momento quais são as recompensas pelas horas de estudo diárias. Isto vai gerar uma motivação mais forte para o novo “arranque”.

Motivação

Neste regresso às aulas, principalmente nas primeiras semanas, fale mais com o seu filho sobre aquelas que considera serem as melhores competências e habilidades enquanto aluno. Valorize-o, transmita-lhe confiança e segurança para enfrentar o novo ano letivo.

É importante que, após um dia de aulas e de estudo, haja espaço diário para a descontração e para que os mais novos possam realizar outras atividades que gostem como: natação, futebol, dança, etc.

 

Lembre-se que o regresso às aulas não deve representar o fim dos tempos livres e das atividades de lazer dos miúdos. Estas atividades também são imprescindíveis para manter uma atitude motivante e empenhada face às exigências do ano letivo.

 

 

 

 

Quem tem filhos pequenos sabe bem como é difícil reorganizar a rotina das crianças depois das férias. Confira as dicas que preparamos para si.

09 de Setembro de 2019
Autor:

Adriana Gonçalves

Redação Zome
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios