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Tenha uma alimentação mais saudável e mais organizada!

18 de Outubro de 2019
Unsplash

Saiba como pode preparar as suas refeições para ter uma semana mais tranquila e uma dieta mais equilibrada.

Lá em casa somos cinco. A Leonor, que tem 8 anos, a Maria, com 5, o Martim, que fez 2 no domingo, a Carolina, que é a mãe e eu, o José. Muito prazer! Sou “o pai” desta família.

 

“O que vou cozinhar hoje ao jantar? O que vou preparar para os miúdos levarem amanhã para o lanche?” Falta uma hora para sair do trabalho e eu já estou a pensar no que vou fazer para o jantar de logo à noite.

 

Lá em casa somos cinco. Somos cinco bocas para alimentar e acreditem que cozinhar para nossa família não é uma tarefa nada fácil!

 

Todos os dias, eu e a Carolina, temos de planear o que havemos de levar para o almoço no trabalho, para os lanches e lanchinhos da família toda, snacks e outras coisinhas para petiscar entre refeições quando a fome começa a apertar.

 

“Quem não é bom para comer, não é bom para trabalhar”. De tantas vezes que ouvi isto na minha infância, sempre que tenho preguiça de cozinhar, lá me lembro das palavras da minha avó.

 

Se ela me visse agora a olhar para o meu frigorífico vazio e a fechar a porta com desânimo porque ainda é terça feira e eu já não tenho ideias para o jantar de hoje, diria que eu sempre fui um desorganizado. E sabem que mais? Aqui entre nós, tenho de admitir que isto é verdade!

 

Aí desse lado identifica-se com a história do José? Não deixe de ler as dicas que preparamos para si e comece já a planear as suas refeições para uma alimentação mais saudável e mais descomplicada!

Passo 1: As "listas" são as nossas melhores amigas!

Comece por fazer uma lista de todas as refeições que terá durante a semana. Desta forma será mais fácil não repetir refeições e ter uma alimentação mais equilibrada.

 

O velho truque da checklist será também muito útil para não que não se esqueça de nada na hora de ir às compras, garantindo que terá sempre em casa os ingredientes necessários para preparar as refeições que planeou para a sua semana.

Passo 2: Rentabilize o seu tempo

Créditos de imagem: Unsplash

Se leva almoço para o trabalho ou para a universidade, prepare-o na noite anterior. Pode optar por fazer o jantar a contar com esta refeição extra ou, enquanto cozinha o jantar, aproveita para ir fazendo mais alguma coisa para o dia seguinte.

 

Se é fã de leguminosas, aproveite para cozer uma grande quantidade pois este tipo de alimentos são excelentes para fazer uma refeição mais rápida e com poucos ingredientes.

Passo 3: Tenha sempre à mão algo para petiscar

Faça o planeamento dos lanches que costuma fazer durante o dia e faça também uma lista de snacks para ter por casa e na carteira: sempre que sentir fome fora das refeições, petisca um snack e já lhe sacia o apetite, assim irá evitar comer porcarias ou comer em excesso às refeições.

 

Atualmente existem várias opções diferentes de snacks saudáveis disponíveis no mercado. Para além de serem muito práticas e já estarem preparadas para levar para qualquer lado, estão doseadas de acordo com a dose diária recomendada pelos nutricionistas, no entanto acabam por ser opções mais caras. Opte por comprar alguns destes snacks (por exemplo, frutos secos) em grande quantidades e vá distribuindo-os em pequenos recipientes durante a semana.

Passo 4: Não deixe para amanhã o que pode planear hoje

Créditos de imagem: Unsplash

É preguiçoso de manhã? Tenha em mente o que vai comer no dia seguinte ao pequeno almoço. Para além de poupar tempo com “o que vou eu comer agora” já tem um menu planeado e isto irá ajudá-lo a variar os pequenos almoços, o que nem sempre é fácil pois sabemos que de manhã o tempo está contado até ao último minuto!

Passo 5: Prepare antes para usufruir depois!

Quer mesmo, mesmo poupar tempo? Organize marmitas para a semana toda! Esta é uma dica infalível! Sim, terá de dispensar um bocadinho do seu fim de semana mas, repare bem: o stress de cozinhar depois de um dia de trabalho vai deixar de existir! Ou pode optar por cozinhar à sexta feira à noite e assim já assegura refeições até para o fim de semana. Está a ver aquela velha expressão “todo o esforço recompensa”? Este é um desses casos e a sua saúde também vai agradecer, com certeza!

Já pensou como pode simplificar o seu dia-a-dia com todas estas dicas que lhe demos? Agora só falta mesmo colocá-las em prática! Envie-nos uma mensagem para o nosso facebook e partilhe connosco a sua experiência!

Saiba como pode preparar as suas refeições para ter uma semana mais tranquila e uma dieta mais equilibrada.

18 de Outubro de 2019
Autor:

Catarina Pinheiro

Redação Zome
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