Temas Fechar

Quer mudar de carreira? Conheça 8 passos para o fazer com sucesso!

01 de Junho de 2020
Créditos de imagem: Adobe Stock

Está a pensar mudar de carreira mas não tem a certeza por onde deve começar? Veja 8 dicas para o ajudar a dar o primeiro passo.

"O que é queres ser quando fores grande?" Lembra-se da resposta que costumava dar a esta pergunta quando era criança? E hoje, faz o que quer? Trabalha na área com que sempre sonhou ou acha que ainda tem muitas experiências profissionais para viver?

 

A necessidade de mudança, em vários aspetos da nossa vida, acaba sempre por aparecer. Ou porque crescemos e mudamos a nossa forma de pensar, ou porque simplesmente não gostamos de tudo o que se torna rotineiro e sentimos falta de fazer algo diferente e arriscar.

 

Se neste momento sente que o seu trabalho se tornou aborrecido ou pouco satisfatório em termos de progressão de carreira, confie nos seus instintos e comece a ponderar sobre a possibilidade de avançar para uma mudança na sua vida. 

1. Tenha a certeza de que quer mesmo tomar essa decisão

Se está a pensar mudar de carreira, o primeiro passo a dar para começar esta nova fase da sua vida é fazer uma reflexão sobre o verdadeiro motivo que está a criar este desejo de mudança: “O que é que o incomoda no seu trabalho atual?”

 

Seja ponderado, pratique o “autoconhecimento” e perceba se este sentimento não apareceu de algo passageiro que até pode ser resolvido fazendo escolhas diferentes dentro da mesma carreira ou emprego.

 

Lembre-se que esta decisão irá mudar o seu quotidiano e pode trazer-lhe alguma instabilidade. Equacione sobre tudo aquilo que é mais importante para si, sobre os prós e contras desta mudança e reserve algum tempo para pensar sobre o assunto.

2. Observe o mercado de trabalho

Créditos de imagem: Adobe Stock

A decisão está tomada e quer avançar? Chegou então o momento de estudar o mercado para entender quais são as possibilidades que existem dentro da sua área ou numa área diferente.

 

Comece por perceber o que realmente ou gosta ou não gosta, faça uma análise da sua profissão atual e perceba quais são os seus pontos fortes e pontos fracos para si. Se pretende mudar de carreira porque já não gosta do que faz, é necessário que estude as oportunidades de mercado existentes, que se informe sobre as formações exigidas para essas funções e que se coloque a par das condições de trabalho mais comuns.

 

“Não gosto do que faço, mas gosto do espírito da empresa onde estou atualmente.” Já pensou na possibilidade de fazer esta transformação dentro da própria empresa? Avalie se existe esta flexibilidade e informe-se junto das pessoas certas.

3. Fale com outras pessoas, peça referências

Procure conversar com outras pessoas sobre os seus planos de mudança de carreira. Esta é uma fase onde terá de sair da sua zona de conforto e arriscar e por isso é normal que surjam algumas inseguranças.

 

Partilhar as suas questões com pessoas que já tenham passado pelo mesmo será uma excelente ajuda. Para além disso, irá também alargar a sua rede de contactos o que lhe poderá trazer novas oportunidades.

 

Outra opção passa por fazer networking, conhecer profissionais das suas áreas de interesse e aproveitar para esclarecer as suas dúvidas e recolher alguns conselhos úteis. Não tenha receio de pedir ajuda.

4. Não espere a “hora certa”

Agora não é o melhor momento…” Certamente já lhe ocorreu este pensamento em várias fases importantes da sua vida. Mas, na realidade, a espera por esse “momento”, essa “hora certa” só o vai fazer adiar decisões.

 

É importante que este processo de transição de carreira seja feito com tranquilidade e sem pressas, mas que não existam hesitações para começar a atuar na área o quanto antes. Se está a frequentar uma formação tente pôr já mãos à obra e aplicar o que está a aprender. Não tenha medo de arriscar “por ainda ter pouco experiência” no assunto.

 

Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje, o momento é agora!

5. Aposte em formação

Créditos de imagem: Adobe Stock

Esta é a palavra chave para fazer uma transição de carreira com sucesso: formação.

 

Mergulhar numa nova área exige adquirir novos conhecimentos, o mercado exige constante atualização e adaptação. Esteja preparado para o que é novo, invista algum do seu tempo em leituras de livros técnicos, em pesquisas pela internet, em cursos online.

 

Informe-se também sobre as oportunidades formativas mais próximas de si oferecidas pelo IEFP, procure algo do seu interesse e que contribua como complemento para o seu currículo, como aprender uma nova língua ou explorar o seu inglês, por exemplo.

6. Atualize o seu currículo

Para dar o próximo passo e começar a procurar ativamente novas oportunidades de trabalho, é importante que tenha o seu currículo atualizado. Insira a sua experiência profissional até ao momento, adicione novas competências adquiridas, projetos desenvolvidos e tenha o cuidado de acrescentar apenas informações relevantes para o seu objetivo profissional.

 

Seja criativo e atual! Adapte o aspeto gráfico do seu currículo para o tornar visualmente mais apelativo, organizado e de fácil leitura. Plataformas gratuitas como o Canva, por exemplo, vão ajudá-lo nesta missão de conseguir um currículo mais personalizado e que se destaque dos demais!  

7. Invista na sua marca pessoal

A construção de uma marca pessoal forte no digital é cada vez mais importante para conseguir chamar a atenção de empresas e recrutadores e para se destacar dos outros profissionais da sua área.

 

Como é que andam as suas redes sociais? Invista tempo na atualização do seu Linkedin ou crie um Facebook profissional. Aposte na rede que faz mais sentido para a mensagem que pretende transmitir, partilhe o processo de mudança pelo qual está a passar, fale sobre as suas histórias e experiências, partilhe os seus conhecimentos com outros profissionais.

 

Ao comunicar sobre estes assuntos está a construir a sua autoridade na área e vai chamar a atenção de que precisa para conseguir o seu novo emprego!

8. Faça um Zwitch à sua vida!

Se gostaria de ter um plano B para a sua carreira e até está a pensar ir mais longe e quer construir o seu próprio negócio, está na hora de fazer um Zwitch à sua vida!

 

Na Zome poderá encontrar a oportunidade que procura para mudar de trabalho, mudar de vida e construir um legado para si e para a sua família.

 

“O mercado imobiliário é um terreno totalmente desconhecido para mim…” Se leu este artigo até aqui é porque sabe que para fazer esta transformação de carreira é preciso arriscar e experimentar coisas novas. Para além disso, na Zome terá o acompanhamento de um Business Coach dedicado e experiente que irá orientá-lo e ajudá-lo a dar os primeiros passos no mercado.

 

Se leu este artigo até aqui é porque está na hora de fazer um Zwitch! Hoje mais do que nunca, atreva-se a fazer diferente! Faça um Zwitch à sua vida com a Zome! Clique aqui.

Está a pensar mudar de carreira mas não tem a certeza por onde deve começar? Veja 8 dicas para o ajudar a dar o primeiro passo.

01 de Junho de 2020
Autor:

Catarina Pinheiro

Content Manager
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios