Temas Fechar

Quer comprar uma casa? Saiba por onde deve começar!

13 de Novembro de 2020
Créditos de imagem: Adobe Stock

Precisa de comprar uma casa mas não sabe por onde começar? Descubra neste artigo os primeiros passos que deve dar!

Está a pensar comprar casa? Por onde deve começar? Vamos por partes: em primeiro lugar esqueça essa ideia de que o processo de compra de um imóvel é um processo demorado e complicado. Sim, comprar uma casa engloba várias etapas mas, com o acompanhamento e aconselhamento certos, a sua experiência imobiliária poderá tornar-se bem mais simples do que imagina!

 

Em segundo lugar, se pensa que está longe de concretizar este sonho de conseguir avançar para um dos maiores investimentos da sua vida por questões financeiras, lembre-se de que existem sempre oportunidades para todos os bolsos.

 

Comece por desconstruir estas duas ideias e descubra neste artigo os primeiros passos que deve dar para comprar a sua própria casa!

1 - Organizar e controlar

Comece por perceber como é que vai fazer este processo de compra de casa? Sozinho ou acompanhado. Consulte um Consultor Zome e conheça as vantagens de poder contar com o apoio e acompanhamento de um profissional do Mercado Imobiliário.

 

» Leia também: 8 motivos para não vender a sua casa sem ajuda profissional

2 - Descubra o imóvel que cabe no seu bolso

Como anda a sua vida financeira? Quando tomar a decisão de avançar com a compra de um imóvel, é fundamental que conheça bem a sua situação financeira e que comece por equacionar se vai comprar a pronto ou recorrer a crédito.

 

Se tiver disponibilidade para comprar a pronto, certifique-se de que tem um fundo de emergência para situações inesperadas. Se optar por recorrer a crédito, faça uma pesquisa das melhores condições para a sua situação. Para jogar pelo seguro, avance para a compra ou procura do imóvel certo apenas quando tiver a aprovação do crédito - evite criar expectativas em visitas a imóveis que não são para o seu bolso.

 

» Leia também: Crédito habitação: o que é a pré-aprovação e quais as suas vantagens?

3 - Conheça os demais gastos

Ao comprar uma casa não olhe apenas para o valor do imóvel em si. Terá despesas com impostos, papéis e possíveis comissões e no momento de fazer contas e definir o seu orçamento, todas estes gastos devem estar incluídos. Prepare-se para custos como:

 

  • Imposto Municipal sobre transações onerosas de imóveis (IMT)
  • Imposto de Selo (IS)
  • Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI)
  • Custos da Escritura (podem variar de acordo com os cartórios)
  • Certidão de Registo Predial
  • Seguros
  • Registo de aquisição
  • Condomínios (se aplicável)
  • Outras taxas e impostos
  • Despesas de manutenção que possam surgir

 

» Leia também: 7 dicas práticas de poupança para quem vai comprar a sua primeira casa

4 - Saiba tudo sobre a sua nova casa!

A compra de uma casa será talvez o maior investimento da sua vida. Por isso, quando achar que encontrou o imóvel certo, antes de avançar para a escritura, certifique-se que sabe tudo sobre a sua futura casa. Como é que pode fazer isto? Existem alguns documentos facilmente acessíveis e que lhe dão informações valiosas:

 

 

- Ficha técnica de habitação

 

Neste documento pode encontrar a descrição das características técnicas e funcionais de um prédio urbano para habitação. No caso de existirem obras de reconstrução, ampliação ou alteração, este documento é também atualizado. Atualmente esta ficha está incorporada no “Livro de Obras”

 

 

- Caderneta predial

 

Para conhecer a situação discal do imóvel, os dados da sua avaliação e se o IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) está regularizado, solicite a Caderneta Predial do imóvel que pode ser obtida num balcão das Finanças ou no respetivo portal.

 

» Leia também: Caderneta predial: o que é e para que serve?

 

 

- Certidão de teor

 

Confirme, através da “Certidão de Teor” que pode ser obtida na Conservatória do Registo Predial, se o imóvel que está a pensar comprar não tem penhoras associadas. Pode ainda verificar neste documento os registos efetuados em relação ao imóvel, a sua composição, proprietários, ónus ou transmissões.

 

 

- Certificado Energético

 

Para um imóvel ser promovido, é obrigatório ter o certificado energético. Por isso, não hesite em pedir para ter acesso ao certificado e ficar a saber qual o desempenho energético da casa que quer adquirir.

 

» Leia também: Certificado Energético: saiba o que é e para o que serve

 

 

- Historial do condomínio

 

Se estiver a pensar comprar um imóvel que se insira num condomínio pode pedir as cópias do regulamento e das atas da assembleia de condomínio. Assim ficará a conhecer as despesas aprovadas para obras a realizar, o valor das quotas e o fundo comum de reserva para saber com o que poderá contar futuramente.

Depois de tudo tratado, escritura assinada, é hora de começar a fazer as mudanças! Precisa de ajuda para saber também por onde começar? Leia este artigo e descomplique: Dicas para mudar de casa com tranquilidade.

Precisa de comprar uma casa mas não sabe por onde começar? Descubra neste artigo os primeiros passos que deve dar!

13 de Novembro de 2020
Autor:

Catarina Pinheiro

Content Manager
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios