Pedir um crédito habitação sozinho é possível! Conheça as condições para ter acesso a este tipo de crédito.
Está à procura de uma oportunidade de negócio para conquistar a sua independência, mas acredita que sozinho não irá conseguir comprar uma casa? Temos excelentes notícias para si: é possível pedir um crédito habitação com apenas um único titular.
Para começar deve garantir que tem as poupanças necessárias para situações inesperadas, estabilidade no seu emprego e capacidade financeira para dar este passo de pedir um crédito.
O processo para fazer o pedido é muito semelhante ao que é feito para um empréstimo normal, as diferenças estão nas condições que podem ser um pouco mais exigentes por parte das entidades bancárias.
- Estar a trabalhar num regime efetivo e há mais de dois anos no trabalho atual;
- Não ter dívidas no Banco de Portugal;
- Ter uma fonte de rendimentos que comprove ao banco a capacidade para suportar a prestação do crédito;
- Se neste momento estiver a pagar uma renda e o seu valor for similar ou superior à prestação mensal do crédito, para as entidades bancárias é um excelente indício de como irá conseguir cumprir o pagamento.
Em situações que a entidade financeira considera que existe um risco maior de não cumprimento de pagamento, mais garantias serão pedidas. É uma medida de proteção dos próprios bancos à qual não tem como escapar.
Ao pedir um crédito habitação sozinho, a questão da idade é muito importante pois se tiver menos de 25 anos terá de garantir um fiador. Acima desta idade nem sempre é obrigatório ter um fiador, dependendo muito da sua situação.
As entidades bancárias podem exigir diferentes garantias, pelo que o melhor é informar-se junto de um Intermediário de Crédito que fará o contacto com os diferentes bancos para lhe apresentar as soluções disponíveis no mercado e o vai ajudar a escolher a mais adequada para si.
O valor de entrada para o crédito habitação com um único titular, é o mesmo de um crédito normal, ou seja, de 10 a 20% do valor de aquisição do imóvel. No entanto, tendo em conta que a prestação de crédito será assegurada por apenas uma pessoa, representa um maior risco para o banco, pelo que quanto maior for o montante de entrada, melhor! Para além disso, nesta situação, a taxa de esforço também poderá ser mais baixa.
Se está a pensar comprar casa, deverá informar-se junto de profissionais certificados pelo Banco de Portugal (Intermediários de Crédito - saiba quais são, aqui) que lhe vão responder a todas as suas questões e procurar as melhores soluções para si.
Na Zome temos uma equipa de Intermediários de Crédito que trabalham diariamente para obter as melhores condições de crédito para os nossos clientes, permitindo-lhes poupar tempo com deslocações ou burocracias desnecessárias, acelerando o processo junto das entidades bancárias e mantendo-os informados do ponto da situação sempre que assim for solicitado.
O pedido de um crédito habitação não tem de ser uma dor de cabeça se souber exatamente por onde deve começar, e comprar uma casa sozinho é possível sim, com a ajuda certa!
Revisão de conteúdo: Hélder Ferreira - Training and Banking Relations Director
Catarina Pinheiro
Content & Social Media Manager Zome