Temas Fechar

Prepare-se para o novo ano: saiba como definir metas desafiadoras

30 de Dezembro de 2020

Já definiu as suas metas para o novo ano que se avizinha? Descubra neste artigo algumas dicas de como pode estabelecer metas desafiadoras!

Quantas vezes parou para refletir sobre a sua vida, sobre o que pretende para o ano que vai começar? Na maioria das vezes, com a correria das festas de final de ano, não se reserva tempo para pensarmos em nós… Sabe o que acaba por acontecer? Colocamos na nossa cabeça metas e objetivos pouco claros e sem qualquer tipo de plano de ação e damos por nós a lançar uma enxurrada de desejos na hora de comer as uvas passas! Resultado: no final do ano não vemos as nossas metas cumpridas e somos incomodados por um sentimento de “falha”.

 

Não existem fórmulas mágicas para garantir que vai concretizar todos os seus objetivos e tudo aquilo que pretende irá exigir esforço e resiliência da sua parte, no entanto, é uma questão de organização e de tempo! Descubra neste artigo 5 dicas que o vão ajudar a definir as suas próprias metas.

Mas então o que é fundamental para definirmos metas desafiadoras?

Um dos principais erros na hora de definir metas é a imprecisão. Metas muito vagas ou com um significado muito amplo são mais difíceis de concretizar pois temos dificuldade em saber por onde começar e que critérios estabelecer para a conseguir cumprir.

 

Para que uma sejam realmente inspiradoras, para que nos motivem e nos levem a agir para fazer acontecer, as metas devem ter uma forte conexão emocional, devem ser tangíveis, necessárias e difíceis.

 

Pense mais em si, pense naquilo que quer concretizar não porque que a sociedade lhe diz que este é o momento de fazer determinada coisa, mas sim porque sente que quer fazer algo e que isso faz sentido para si. Sem esta conexão emocional facilmente terá vontade de desistir quando estiver a passar por momentos mais difíceis.

5 passos para definir as suas metas para o próximo ano:

  • 1. Faça uma reflexão sobre o ano que passou

 

Antes de partir para a definição de metas, olhe para o ano que passou e faça uma reflexão sobre os desafios que superou, as aprendizagens que adquiriu, as pessoas que conheceu, as que deixou ir embora.

Os objetivos que tinha idealizado no início desse ano foram atingidos? Entenda onde falhou e onde pode melhorar.

 

  • 2. Tenha os pés assentes na terra

 

Aqui está o verdadeiro desafio! Não estamos a falar de limitar sonhos ou “cortar as pernas às suas ideias, pelo contrário: para que possa concretizar os seus sonhos tem de começar por definir objetivos específicos, alcançáveis e relevantes para si.

 

  • 3. Defina prazos

 

Olhe para as metas que quer atingir e pense num prazo para cada uma, só assim irá criar um sentido de responsabilidade em si próprio. Categorize-as em metas de curto, médio ou longo prazo.

 

  • 4. Faça um planeamento

 

Para cada uma das metas que escolher para o seu ano, trace um plano de ação. O que precisa para concretizar esse objetivo? Precisa de algum investimento financeiro? Se sim, como o vai obter?

Tente desconstruir cada uma das etapas que terá de passar até conseguir concretizar o que pretende.

 

  • 5. Crie um “vision board

 

Sim, o nosso cérebro adora trabalhar com imagens! Crie um quadro com algumas imagens e frases inspiradoras que o motivem e que não o deixem esquecer das razões pelas quais está a fazer determinados esforços ou a enfrentar desafios. Este quadro será especialmente útil nos dias mais difíceis em que sentirá que está longe de ver as suas metas concluídas.

 

O início de um novo ano é muitas vezes encarado como um “recomeço”, uma página em branco, o início de um novo ciclo. O tema pode parecer um pouco cliché, mas a verdade é que todos temos algo que gostaríamos de alcançar, temos metas que queremos cumprir e temos objetivos para atingir. Uns maiores do que outros, uns mais ambiciosos, uns mais caros, outros que exigem mais de nós… mas todos eles têm a mesma finalidade: fazer-nos sentir mais realizados e mais felizes!

 

Afaste-se um pouco da confusão do dia-a-dia para refletir sobre o seu futuro e comece o próximo ano com energia e motivação para fazer mais por si!

Já definiu as suas metas para o novo ano que se avizinha? Descubra neste artigo algumas dicas de como pode estabelecer metas desafiadoras!

30 de Dezembro de 2020
Autor:

Catarina Pinheiro

Content Manager
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios