Temas Fechar

Porquê Portugal? Conheça as vantagens de viver em terras lusitanas

30 de Agosto de 2019
Unsplash

Conheça as vantagens de viver em Portugal.

Atenção, senhores passageiros, sejam bem-vindos a bordo. Por favor, apertem os cintos, estamos prestes a começar a nossa viagem rumo a terras lusitanas. Fiquem atentos!

O segredo para uma boa viagem é termos a ousadia de descobrirmos lugares que não conhecemos, sabores que nunca experimentámos, música que nunca ouvimos e de sermos felizes onde nunca fomos.


Daremos a seguir algumas informações importantes sobre o nosso destino: Portugal.

 

Banhado pelo oceano atlântico, Portugal é um país com herança cultural “além-mar”, um país onde é possível encontrar uma grande diversidade de culturas, paisagens e ambientes a curtas distâncias.

Mas há mais, muito mais.

 

Calma, um momento senhores passageiros. Recebo agora a informação que na vossa frente, têm uma revista. Encontraram? Por favor, abram na página 17. Nessa página têm uma lista detalhada com as vantagens de viver em Portugal que são:

1. Segurança: um lugar seguro para viver

Um país tranquilo e pacífico que goza de um ambiente politicamente estável e socialmente seguro. É raro passear pelas cidades portuguesas e assistir a um ato de violência ou confusão nas ruas. Na lista elaborada em 2018 pelo Instituto de Economia e Paz, Portugal surge como o quarto país mais seguro de todo o mundo no Índice Global da Paz.

 

Certamente, para quem procura um local com um ritmo de vida mais tranquilo, a segurança pode ser uma vantagem importante. A taxa de homicídios e assaltos em Portugal é baixíssima. Mesmo nas grandes cidades como Lisboa e Porto, é possível desfrutar de um ambiente menos caótico que outras cidades da Europa como: Madrid, Paris, entre outras.

2. Qualidade de vida: um lugar de afetos

Créditos de imagem: Unsplash

O conceito de qualidade de vida é muito abrangente e compreende não só a saúde física como o estado psicológico, o nível de independência, as relações sociais nos diferentes ambientes como: escola, trabalho, casa, etc. A qualidade de vida em Portugal é boa, especialmente se comparado ao Brasil e a países como África e Ásia. O ritmo de vida é mais lento e o trânsito é infinitamente menor. Tem incontáveis cinemas, shoppings, museus, teatros e uma ótima vida cultural e noturna.

 

O melhor dos dois mundos. Desde o acesso a uma boa educação, a condições de saúde adequadas, segurança, infraestruturas, etc. As sondagens feitas pelas equipas da associação britânica, “Economist Intelligence United” (EIU) afirmam que Portugal atinge um valor no “ranking” de qualidade de vida de 7.31, numa escala de 0 a 10.

 

Este resultado coloca Portugal no grupo dos 20 primeiros, com melhor índice de qualidade de vida, de uma lista de 111 países.

3. Os portugueses: um povo acolhedor

A maior exportação de Portugal é a hospitalidade dos portugueses. Faz parte do carimbo genético, a simpatia e a boa vontade do povo português. Os portugueses gostam de Portugal, mas também gostam do mundo. Ouvem música brasileira, valorizam o cinema francês, interessam-se pela medicina chinesa e apreciam a cultura alemã. É uma casa portuguesa, com certeza.

 

Este povo cumprimenta de forma calorosa e sorridente e dão “dois dedos de conversa”, quase de imediato, para quebrar o gelo. No verão quem lhes tira o sol, tira-lhes tudo! Se os turistas não fossem recebidos tão calorosamente, certamente este pequeno tesouro ibérico que é Portugal, não teria arrecadado os prémios e elogios internacionais que recebeu nos últimos anos.

 

A verdade é que foram batidos todos os recordes de hóspedes e passageiros, de dormidas e receitas. Nunca existiram tantos turistas a visitar Portugal. Prestativos, os portugueses apoiam as pessoas. Indicam caminho a turistas perdidos, apanham casacos caídos no chão, guiam idosos a atravessar a rua.

4. Gastronomia: sabores com tradição

Créditos de imagem: Unsplash

“Em Portugal come-se bem e barato!” dizem turistas entusiasmados pelos sabores que provaram nas suas visitas a Portugal. Podemos dizer que o povo português dá muito valor à sua gastronomia – e com toda a razão – desde o famoso bacalhau, à doçaria portuguesa como o pastel de nata.

 

O cheirinho da sardinha assada pelas estreitas ruas dos bairros de Lisboa, que atrai turistas e visitantes para os arraiais populares.

Hmmmmm! Os sabores de Portugal encantam o paladar de quem os prova. A gastronomia portuguesa descreve-se como uma cozinha mediterrânea inigualável com vinhos soberbos e azeites premiados. Além dos pratos mais tradicionais também é possível encontrar muitas outras opções internacionais, como comida japonesa, mexicana, italiana e outras.

5. Paisagem: país geograficamente diversificado

Créditos de imagem: Unsplash

“Ocidental praia lusitana” apelidado desta forma por Luís Vaz de Camões na grande epopeia portuguesa “Os Lusíadas”. Portugal goza de uma feliz relação com o mar. Banhado pelo oceano Atlântico, o país desfruta de paisagens bonitas em cada uma das suas regiões.

 

Lagos cristalinos, praias cheias, montanhas cobertas de verde ou até de branco, dependendo da altura do ano. Um clima volátil que vai do céu azul ao nevoeiro cerrado, do sol quente à chuva intensa. Pedras com formas insólitas, desfiladeiros sem fins, rios que nascem na montanha. Casas no campo, campos de milho.

 

Uma história por contar, escondida em cada um destes encantos naturais. Uma paz que se respira em diferentes espaços. Espaços de Portugal. Nas palavras do poeta português Miguel Torga: “é um excesso de natureza. [...] Um poema geológico. A beleza absoluta.” Portugal, outrora ponto de partida para a descoberta de mares nunca dantes navegados.

 

Senhores passageiros, informo que pela segurança que se sente, pelas suas gentes e pelo ambiente português, o nosso destino é procurado hoje em dia por habitantes de todo o globo. Se gostam de tranquilidade, se querem aprender a emergir num mundo de cultura universal, ver os vossos filhos brincarem na rua e terem uma vida sem tensão, em Portugal podem encontrar tudo isto e muito mais.

 

Pergunto-vos como se sentem? Estão preparados como os navegadores portugueses, para se aventurarem nesta agradável viagem que é viver em Portugal?

Conheça as vantagens de viver em Portugal.

30 de Agosto de 2019
Autor:

Adriana Gonçalves

Redação Zome
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios