Temas Fechar

RH MAGAZINE - Patrícia Santos, CEO da Zome: "Defendemos que formar pessoas é preparar o sucesso de uma empresa"

06 de Abril de 2021

A Zome, empresa do setor imobiliário, criou e lançou uma metodologia que pretende assegurar um acompanhamento próximo dos colaboradores – a Academia Startup. Estivemos à conversa com Patrícia Santos, CEO da empresa.

Para se ser um consultor imobiliário de sucesso, a consistência nas rotinas diárias é determinante. Por isso, a Zome desenvolveu uma metodologia de atividades diárias que pretendem assegurar resultados rápidos. E em que consiste esta metodologia? Que atividades propõe e de que forma poderá agregar valor à Zome e à formação dos colaboradores? Patrícia Santos, CEO da empresa, explica-nos a dinâmica deste novo projeto.

A Zome criou a Academia Startup, com atividades diárias que pretendem assegurar resultados rápidos. Em que consiste esta academia exatamente? Que atividades propõe?

 

A Academia Startup é uma metodologia criada e registada pela Zome, que se enquadra no conjunto de iniciativas inovadoras que vamos lançar este ano, e acompanha o nosso modelo de criação e desenvolvimento de equipas imobiliárias no seio das nossas unidades. A Academia Startup é uma academia digital (neste momento, já é presencial, mas está totalmente preparada para ser digital) com quatro meses de duração.

Atualmente, participam mais de 220 consultores a nível nacional nesta academia, que tem como objetivo criar rotinas de disciplina e hábitos que um empresário de sucesso precisa de desenvolver neste setor de atividade.

São abordados diferentes temas de relevo para os consultores imobiliários, numa base diária. Isto porque defendemos que a mediação imobiliária é uma profissão transversal e que implica conhecimento em várias áreas, como a financeira, fiscal e legal. Queremos que os nossos consultores possam dominar todas estas áreas e, assim, serem bem-sucedidos na gestão do seu negócio. Entre os temas abordados destacamos a apresentação de serviços, estudo de mercado, negociação e fecho, tecnologia, fiscalidade, marketing e comunicação, entre outros.

 

Esta academia é mais uma iniciativa desenvolvida pela Zome para permitir a evolução da carreira dos consultores, que é um dos pilares da empresa. Está direcionada para os profissionais que integram a Zome e para os que já fazem parte da empresa há algum tempo, e que ambicionam melhorar as suas competências e disciplina, pois acreditamos que, para se ser um consultor imobiliário de sucesso, a consistência nas rotinas diárias é determinante.

Por que razão sentiram a necessidade de criar esta academia? 

 

Esta academia enquadra-se, como referi, na estratégia da Zome, de criar e desenvolver equipas imobiliárias e de permitir que os nossos consultores consigam evoluir e prosperar na gestão dos seus negócios. Trata-se de uma metodologia de atividades diárias que asseguram, quando cumpridas e realizadas, resultados muito mais rápidos que a média de mercado.

 

Acreditamos que, através desta academia, os nossos colaboradores terão as melhores ferramentas para enfrentar os vários desafios profissionais que têm pela frente e assim responderem melhor, também, aos desafios da empresa.

De que forma esta academia poderá agregar valor à Zome e à formação dos colaboradores?

 

A formação é um dos pilares da Zome, é mais um dos investimentos que fazemos nas nossas pessoas, que são o nosso principal ativo.

Defendemos que formar pessoas é preparar o sucesso de uma empresa, uma vez que, quanto mais qualificados forem os nossos consultores, mais produtivos se podem tornar e, consequentemente, tornam o seu negócio mais rentável, aumentando também a rentabilidade dos Hubs da Zome.

Nesse sentido, a formação tem sempre um peso importante na nossa organização. Esta metodologia criada e registada pela Zome permite que, durante quatro meses, os nossos consultores tenham contacto com atividades diárias que asseguram resultados rápidos. Acreditamos que esta formação trará valor para cada um dos formandos e para a empresa como um todo.

O objetivo é dar aos novos colaboradores todas as ferramentas de que necessitam numa primeira fase e orientar, assim, a integração do talento na empresa?

 

Exatamente. Na sequência da formação inicial na Zome, o Azimute Zero, todos os consultores que concluem com sucesso a avaliação são recordados dos passos seguintes que irão dar para desenvolverem com sucesso a sua atividade.

 

Na apresentação da Academia Startup, o Business Coach responsável pela integração de novos consultores deverá entregar a cada consultor o plano de atividades e objetivos definidos para os meses seguintes, o Startup Plan, assim como a agenda ideal de um consultor imobiliário – «A Minha Agenda Ideal». Nesta apresentação, é explicada aos formandos a dinâmica que os espera para os próximos quatro meses.

Será com base nestes objetivos que o consultor será monitorizado e avaliado. E isso irá favorecer a sua orientação e integração na empresa, bem como a retenção de talento por parte da Zome.

Quais são as perspetivas para esta academia? Já estão a colocar esta metodologia em prática? Em que aspetos se mostrará valiosa a longo prazo?

 

Sim, a Academia Startup já arrancou, no início de março. Temos perspetivas muito positivas para esta academia, até pela forma como ela está organizada, em quatro fases distintas.

 

Numa primeira fase, pretendemos criar hábitos através do estabelecimento de rotinas diárias de treino e prospeção, e permitindo o acompanhamento de colegas experientes, com foco nas atividades e não no resultado. Depois, numa segunda fase, pretendemos que os formandos ganhem consistência das rotinas diárias de treino e prospeção, mantendo o foco no aumento das taxas de conversão e, portanto, um maior foco no resultado. Numa terceira fase, queremos personalizar a apresentação de serviços aos compradores. E, na quarta fase, será dada a continuação da fase anterior, caso os resultados não estejam alinhados com os mínimos esperados, ou ainda não estejam consolidadas as rotinas. A passagem à fase seguinte dependerá da análise de desempenho, por parte do Business Coach, com base em vários critérios que iremos detalhar em cada uma das fases da Academia Startup.

 

O nosso objetivo é, até dezembro de 2021, conseguirmos fazer com que 30% dos nossos consultores integrem esta academia. Para os consultores que já estão no patamar de alta performance está a ser desenvolvida a Academia Lift, que tem como objetivo continuar a elevar ainda mais a sua realização pessoal, que inclui a profissional, dado que não podemos dissociar o «eu, pessoa» do «eu, profissional».

 

Fonte notícia: RH Magazine

A Zome, empresa do setor imobiliário, criou e lançou uma metodologia que pretende assegurar um acompanhamento próximo dos colaboradores – a Academia Startup. Estivemos à conversa com Patrícia Santos, CEO da empresa.

06 de Abril de 2021
Autor:

Beatriz Cassona

RH Magazine
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios