Temas Fechar

O que fazer quando se termina de pagar o crédito habitação?

25 de Outubro de 2021

Sabia que o crédito habitação não é cancelado automaticamente com o pagamento da sua última prestação? Descubra neste artigo o que deve fazer a seguir.

“Maravilha! Paguei hoje a última prestação do meu crédito habitação.” - sentiu o alívio?

 

Depois de anos a amortizar o empréstimo da sua casa, finalmente chega o momento em que vê o seu crédito pago na totalidade e o sentimento de satisfação não podia ser maior (nós sabemos!). Mas também sabemos que provavelmente desconhece as burocracias que vêm a seguir. Isso mesmo: o crédito está pago, mas para dar o processo como encerrado ainda tem alguns passos a seguir.

 

Neste artigo reunimos algumas recomendações dos nossos especialistas em intermediação de crédito para que possa estar preparado para concluir este processo e usufruir da sensação prazerosa de ter a sua casa paga!

Sabia que deve cancelar a hipoteca?

O pagamento da última prestação dita o fim da responsabilidade de pagar a prestação mensal ao banco. No entanto, a hipoteca não desaparece automaticamente: esta informação continua associada ao seu imóvel e registada na Conservatória do Registo Predial.

 

Se não proceder ao cancelamento da hipoteca, o seu imóvel não estará “livre de ónus” e continuará a aparecer como hipotecado, mesmo tendo o seu empréstimo liquidado por completo.

 

O cancelamento da hipoteca não é obrigatório, mas aconselhamos que o faça assim que terminar de pagar as suas prestações pois mais tarde pode atrapalhá-lo noutras fases da sua vida, caso queira vender o seu imóvel.

Quero cancelar! Como devo proceder?

Para cancelar a hipoteca do imóvel tem de solicitar ao seu banco a emissão do “Título de cancelamento da hipoteca” - o documento que confirma que a dívida foi liquidada e que as obrigações contratuais foram cumpridas.

 

Depois de emitido poderá fazer o registo do cancelamento da hipoteca na Conservatória do Registo Predial (num prazo de 30 dias). Este cancelamento é feito através do preenchimento de um formulário para o efeito e tem um custo de 50 euros.

E o Seguro de Vida associado ao crédito Habitação, também termina?

O seguro de vida é exigido pelas instituições bancárias como uma garantia de que, em caso de morte ou invalidez, os capitais em dívida estão assegurados. Por isso, assim que a sua dívida se encontrar liquidada, este seguro deixa de ser necessário!

 

À semelhança do Crédito Habitação, terá de tratar do seu cancelamento pois não acontece de forma automática. Para isso tem de solicitar ao seu banco uma “Declaração de Desinteresse” e enviar este documento para a sua seguradora.

 

O seu empréstimo está pago e por isso já não há nada que necessite da proteção de um seguro como este.

Depois de seguir estes passos pode considerar que o seu crédito habitação é um assunto encerrado. Resta-lhe agora usufruir desta conquista! A casa é sua, aproveite ao máximo!

Revisão de conteúdo: Hélder Ferreira - Training and Banking Relations Director

Sabia que o crédito habitação não é cancelado automaticamente com o pagamento da sua última prestação? Descubra neste artigo o que deve fazer a seguir.

25 de Outubro de 2021
Autor:

Catarina Pinheiro

Content & Social Media Manager Zome
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios