Temas Fechar

Método Montessori: Educar crianças felizes

15 de Novembro de 2019

Descubra o que é o método Montessori, um tipo de aprendizagem adotado por Gabriel García Marques, Sergey Brin e Jeff Bezos.

Aprendemos desde cedo que é ali, naquele colinho de mimo que encontramos abrigo. O toque dos nossos pais é o mais especial de todos e é aquele que mais contribui para o ótimo desenvolvimento emocional e físico das crianças. 

 

É cada vez mais comum os pais preocuparem-se com estes estímulos e com o desenvolvimento dos seus filhos desde que são pequenos. Desejam o melhor e por isso, procuram métodos e programas educativos para o efeito.

 

Idealizada pela médica italiana Maria Montessori, a filosofia Montessori tem-se destacado nesta vertente, sendo a favorita de muitos pais. E porquê? É isso que vamos descobrir neste artigo.

O que é o Método Montessori

Esta filosofia consiste num conjunto de teorias e pesquisas científicas levadas a cabo pela médica Maria Montessori. De acordo com a mesma, liberdade e disciplina equilibram-se, não sendo possível conquistar uma sem a outra.

 

Para Montessori, o mais importante sobre esta filosofia não é o material nem a prática, mas sim a possibilidade das crianças serem livres para abraçarem a sua verdadeira natureza, de forma a educarem-se com base na evolução e não o contrário.

 

Este método parte da ideia de que todas as crianças têm potencial para aprender, cada uma ao seu ritmo e com mais ou menos ênfase em determinadas áreas do conhecimento, com base na experimentação.

A filosofia Montessori guia-se por seis pilares educacionais:

 

  • Autoeducação: Desenvolve o sentido de independência e responsabilidade da criança;
  • Educação como ciência: Método científico de observações, hipóteses e teorias para entender a melhor forma de ensinar cada criança;
  • Educação cósmica: Estimular a imaginação e evidenciar que tudo no universo tem o seu propósito e que o ser humano deve ser consciente do seu papel na manutenção e melhoria do mundo;
  • Ambiente preparado: Local onde a criança desenvolve a sua autonomia e compreende a sua liberdade;
  • Adulto preparado: O adulto é simultaneamente observador e guia: ele ajuda e estimula a criança com empenho;
  • Criança equilibrada: Por meio da utilização correta do ambiente e da ajuda do adulto preparado, as crianças expressam características que lhes são inatas. Entre outras, encontram-se o amor pelo silêncio, pelo trabalho e pela ordem. Todas as crianças nascem com estas características e desenvolvem-nas melhor até aos seis anos.

 

Em que fase do desenvolvimento da criança deverá ser implementado o método Montessori?

 

O método abrange várias fases, desde o nascimento da criança até aos 18 anos. No entanto, é mais frequente a sua implementação em níveis básicos de ensino e até no ensino pré-escolar.

Conheça algumas das vantagens do Método Montessori

  • Aprendizagem mais eficaz;
  • Educação desenvolve-se segundo a evolução natural da criança;
  • Estimula o desenvolvimento quase ilimitado das habilidades cognitivas da criança;
  • Enfatiza a liberdade de aprendizagem e estimula a responsabilização;
  • Desenvolve habilidades de iniciativa, persistência;
  • Aprimora habilidades de percepção e observação;
  • Desenvolve a base do sucesso para a leitura, escrita e matemática;
  • Desenvolve melhor a aptidão para escutar.

 

A criança formada no Montessori estará apta a aprender o que for necessário para se adaptar a um mundo em constante movimento.

Sergey Brin (co-fundador da Google), Jeffrey Bezos (fundador da Amazon), Gabriel Garcia Márquez (prémio nobel da literatura), Beyoncé Knowles (cantora e atriz) são algumas das personalidades conhecidas que foram educadas de acordo com o Montessori.

 

"Não creio que exista um método melhor que o Montessoriano para sensibilizar as crianças sobre a beleza do mundo e para despertar a curiosidade para os segredos da vida." 

– Gabriel Garcia Márquez (Prémio Nobel da Literatura)

 

Muitos destes aspetos também podem ser aplicados em casa. 

O Método Montessori vai além da aprendizagem escolar pois, viver é aprender, certo?

 

Saiba como preparar o seu filho para a rotina escolar.

Descubra o que é o método Montessori, um tipo de aprendizagem adotado por Gabriel García Marques, Sergey Brin e Jeff Bezos.

15 de Novembro de 2019
Autor:

Adriana Gonçalves

Redação Zome
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios