Temas Fechar

Mais imobiliárias com o meu imóvel, mais partilhas? Ou estarei enganado?

17 de Maio de 2021
Créditos de imagem: Adobe Stock

Já ouviu falar do regime de exclusividade mas não sabe como funciona? Este artigo é para si que está a pensar vender um imóvel!

> "Tenho o meu imóvel em várias imobiliárias, logo vou ter mais pessoas interessadas na sua compra.”

 

> "Ao estar em muitas imobiliárias vou vender mais rápido.”

 

> "Tendo muitas imobiliárias a tratar da venda do meu imóvel, no caso de existir alguma questão legal, burocrática, fiscal ou financeira todas elas me vão ajudar.”

 

> "Mais imobiliárias com o meu imóvel, mais partilhas!”

 

Está a tentar colocar a sua casa à venda e estes pensamentos têm passado pela sua cabeça?

 

Lamentamos informar, mas estas ideias estão totalmente erradas. O que para muitos pode parecer um aspeto negativo na realidade só traz vantagens para o proprietário do imóvel! Mas como?

 

Descubra neste artigo como funciona o regime de exclusividade e quais as suas vantagens.

Em primeiro lugar… O que é a exclusividade?

No mercado imobiliário é muito frequente ouvir a expressão "trabalhar em regime de exclusividade" que se refere ao tipo de acordo contratual para a venda de um imóvel. Neste regime a sua casa passa a ser da responsabilidade de um só Consultor Imobiliário - que será o seu representante durante todo o processo.

A grande dúvida

“Mas se entregar a minha casa em exclusividade, não há partilha com outras imobiliárias?”

 

Nada disso, pelo contrário: num regime aberto o seu imóvel está entregue a vários Consultores diferentes fazendo com que a probabilidade de cada um tentar vender sozinho aumente, pois existe a possibilidade de perder o negócio para alguém que o vai vender primeiro.

 

Ao entregar o seu imóvel em exclusividade vai fazer com que o Consultor tenha a segurança de que precisa para partilhar o negócio com outros colegas e outras imobiliárias, pois não existe o receio de perder o negócio para outra imobiliária. Neste caso, partilhar só traz vantagens para o seu Consultor e para si, é claro!

8 razões para escolher a exclusividade

1 - Um único interlocutor

Ao colocar o seu imóvel à venda em várias imobiliárias terá de manter contacto com vários Consultores imobiliários. Não será mais simples garantir que tem apenas uma pessoa a tratar do assunto?

 

Ao trabalhar em regime de exclusividade, o seu Consultor Imobiliário irá conduzi-lo durante todo o processo de venda e será o único responsável por tratar de todas as burocracias do negócio, tornando-o mais simples e até mais credível para quem procura comprar.

 

Agendamento de visitas? O Consultor trata. Processos burocráticos? O Consultor trata. Negociações de preço? O Consultor trata.

 

» Leia também: 8 motivos para não vender a sua casa sem ajuda profissional

2 - Mais segurança

Imagine que a chave da sua casa está com vários consultores e depois de um dia de visitas apercebe-se de que tem um vaso de flores partido. Sim, é um simples vaso, mas podia ser algo mais valioso e, nesse caso, de quem seria a responsabilidade?

 

Um Consultor, uma só chave a circular. O regime de exclusividade torna todo o processo de venda do imóvel mais seguro e mais organizado fazendo com que exista apenas uma pessoa responsável por preparar a casa para as visitas e por garantir que tudo fica nos conformes após a visita.

Créditos de imagem: Adobe stock

3 - Mais acompanhamento

Para além de simplificar o processo de venda do imóvel, o Consultor imobiliário em exclusividade vai ter mais tempo para lhe dar um melhor acompanhamento. Vai conseguir comunicar com mais frequência e atualizá-lo sobre o ponto de situação do negócio.

 

O consultor que trabalha em regime de exclusividade está mais focado em desenvolver um trabalho profissional, deixando de “lutar” contra o tempo, passando a focar-se na valorização do imóvel.

 

» Leia também: 3 razões para escolher os profissionais da Zome

4 - Valorização do imóvel

Um imóvel para venda, que seja novo no mercado, gera grande interesse e curiosidade, logo é valorizado. Em contrapartida, um imóvel promovido por várias mediadoras provoca o efeito contrário: o mesmo imóvel em imobiliárias diferentes pode ter versões diferentes! Sim, até o preço pode ser diferente quando o imóvel é angariado por várias agências.

 

Cada uma irá utilizar descritivos e reportagens fotográficas diferentes, bem como a aplicação de várias placas no imóvel, criando a imagem de que se trata de uma casa que ninguém quer e que provavelmente apresenta algum tipo de problema.

 

Isto, ao contrário do que pode achar, só gera confusão nos compradores e não transmite credibilidade. Ao ter o imóvel à venda em várias imobiliárias poderá provocar uma competição desenfreada entre imobiliárias acabando por desvalorizar o imóvel.

5 - Maior dedicação

Quando se fala em exclusividade, estamos a falar também de um maior empenho e dedicação na venda de um imóvel para que o processo seja rápido e com o melhor resultado possível em relação ao preço.

 

O Consultor responsável pelo imóvel não vai perder tempo nem energia na competição com os restantes vendedores porque eles simplesmente não existem! A sua prioridade vai ser sempre procurar o melhor cliente para o seu imóvel e o seu foco será sempre fechar o melhor negócio possível.

Créditos de imagem: Adobe Stock

6 - Maior promoção e investimento

Investir na divulgação do seu imóvel nas redes sociais, sites nacionais e internacionais, e em equipas de profissionais (fotógrafos, marketeers e designers) representa custos elevados. Quando se opta pela exclusividade este trabalho é garantido! O Consultor irá fazer uma maior promoção do imóvel, tornando-o mais visível para chegar mais rapidamente ao melhor cliente.

7 - Defesa de interesses

O Consultor com exclusividade tem como principal missão, representar e defender os interesses do proprietário assegurando a melhor prestação de serviço possível. Ambos têm muito a ganhar com a valorização do imóvel e por isso, o Consultor, irá centrar toda a sua energia e trabalho na venda do imóvel.

8 - Confidencialidade

Promover o seu imóvel recorrendo a placas ou às redes sociais não é uma opção para si? O agente imobiliário com contrato de exclusividade terá tempo para explorar a sua rede de contactos para vender o imóvel sem ter de recorrer a este tipo de divulgação e terá tempo de desenvolver a melhor estratégia de comunicação adequada à situação de cada cliente.

Ainda tem dúvidas sobre o regime de exclusividade? Nada melhor do que falar diretamente com um dos nossos profissionais que irá responder a todas as suas questões, clique aqui e escolha o Consultor mais próximo de si.

Já ouviu falar do regime de exclusividade mas não sabe como funciona? Este artigo é para si que está a pensar vender um imóvel!

17 de Maio de 2021
Autor:

Catarina Pinheiro

Content Manager
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios