Temas Fechar

Linkedin: porque devo usá-lo?

02 de Janeiro de 2020

Aprenda a dar os primeiros passos no Linkedin, a maior rede profissional do mundo, e saiba como o pode usar para impulsionar a sua carreira.

"Eu não sabia o que era o Linkedin até começar a sentir necessidade de encontrar novos desafios profissionais. Quer dizer, eu até tinha um perfil no Linkedin mas nunca utilizava a rede.

 

Trabalhei durante oito anos como vendedor num stand de uma conceituada marca de automóveis mas ao fim de tantos anos, como devem imaginar, estava cansado da rotina. Todos os dias falava com dezenas de pessoas e chegava ao final de um dia de trabalho esgotado e cansado. Eu gostava da energia que se sentia na empresa e da adrenalina que me dava batalhar para fechar negócios. Sim, eu gostava do que fazia mas cheguei a um ponto em que precisava de mais, o meu trabalho já não me preenchia a nível profissional e pessoal.

 

Quando comecei à procura de um novo sítio para trabalhar senti-me completamente perdido! Já não sabia como era procurar emprego, foram oito anos sem ter de o fazer e definitivamente estava desatualizado.

 

Comecei a pesquisar por “Técnicas imbatíveis para conseguir um emprego em 2 dias” e  no meio das minhas pesquisas de loucos começou a aparecer o tal do “Linkedin”. Informei-me mais sobre a rede, atualizei o meu perfil e basicamente defini uma estratégia para me promover a mim próprio. Comecei a escrever histórias de momentos engraçados com clientes que rapidamente fizeram sucesso e chamaram a atenção de várias entidades e pessoas que entraram em contacto comigo para marcar entrevistas ou simplesmente para conhecerem melhor o meu trabalho. Ao fim de 3 semanas tinha um novo sítio para trabalhar!"

 

Não há milagres nem fórmulas mágicas para encontrar um emprego, mas existem plataformas como o Linkedin que merecem a sua atenção pois vão ajudá-lo a cumprir esta desafiante missão com mais sucesso. Conheça as principais razões para usar o Linkedin e comece a desenvolver o seu perfil já hoje!

 

O que é o Linkedin?

O Linkedin é uma rede social focada na carreira dos seus utilizadores. Num mundo em que tecnologia e conteúdo andam de mãos dadas, esta é a rede que lhe permite criar uma espécie de currículo online mais dinâmico, interativo e em constante atualização.

Porque devo ter um perfil no Linkedin?

Procura-se cada vez mais por currículos criativos e com personalidade pois são estes que captam a atenção dos recrutadores. O Linkedin é a cereja no topo do bolo!

 

As empresas estão cada vez mais atentas à pegada digital dos seus potencias candidatos e por esta razão, ter um perfil de Linkedin completo e atualizado vai ajudá-lo a transmitir de forma mais prática aquilo que sabe fazer, a sua experiência, os seus interesses e as suas ambições profissionais, aspetos que o vão aproximar mais dos recrutadores e que nem sempre são fáceis de transmitir numa entrevista de emprego.

Como usar o Linkedin?

A plataforma é fácil de usar, no entanto, engane-se quem pensa que basta criar o perfil na rede e atualizá-lo como o Facebook ou outra rede social. O Linkedin exige um pouco mais de si: é necessário que crie uma estratégia pessoal que o promova a si próprio.

5 dicas para pôr em prática no seu perfil a partir de hoje!

DICA 1: Crie um perfil campeão

 

O Linkedin tem diferentes formas de classificar o perfil dos seus utilizadores de acordo com o número de informação que estes disponibilizam. A própria ferramenta é bastante intuitiva e indica-lhe o que falta preencher para ter um perfil mais completo. Com um perfil campeão será mais fácil de ser encontrado por empresas e recrutadores que trabalhem na sua área. Organize a sua informação, simplifique-a e não deixe espaços em branco no seu perfil.

 

Se está realmente empenhado(a) em dar a conhecer a sua experiência profissional, personalize o seu URL  torne-o mais pessoal e mais fácil de partilhar.

DICA 2: Conecte-se e recomende

 

Procure conectar-se a perfis de antigos e atuais colegas de trabalho e de profissionais e influenciadores das suas áreas de interesse. Recomende competências das suas conexões e aumente a probabilidade de que recomendem também as suas. Siga também empresas que atuem na sua área de trabalho. Nunca se esqueça: o “segredo” do Linkedin está num bom networking!  

DICA 3: Produza conteúdo personalizado e relevante

 

Alimente o seu perfil com diferentes tipo de publicações. Todos temos histórias para contar, escreva sobre a suas! Aproxime-se das pessoas que o seguem, desperte o interesse nos seus conteúdos, crie engagement e fique conhecido na rede.

DICA 4: Faça parte de grupos

 

Faça parte de grupos de áreas do seu interesse. Os grupos vão permitir uma maior interação com utilizadores, partilhe alguns conteúdos e participe em discussões que estejam a decorrer. Irá conhecer mais profissionais e a interação regular com as suas conexões irá tornar o seu perfil mais interessante para o algoritmo.

DICA 5: Aproveite os cursos online do LinkedIn Learning

 

O Linkedin disponibiliza uma área de cursos online onde pode aprender coisas novas relacionadas com a sua área de trabalho ou simplesmente pode aproveitar para aprofundar os seus conhecimentos. Este recurso está disponível gratuitamente durante 1 mês.

Comece já hoje a preparar o seu futuro! Invista algum tempo do seu dia no melhoramento do seu linkedin. Faça o download da nossa checklist e siga todos os passos essenciais para conseguir um perfil de campeão!

Aprenda a dar os primeiros passos no Linkedin, a maior rede profissional do mundo, e saiba como o pode usar para impulsionar a sua carreira.

02 de Janeiro de 2020
Autor:

Catarina Pinheiro

Redação Zome
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios