Temas Fechar

Inspire-se e crie a sua mini horta em casa!

14 de Outubro de 2022

Uma especiaria diferente ou uns legumes frescos podem fazer toda a diferença no sabor dos seus cozinhados!

Seja num apartamento ou numa casa, ter acesso a algumas verduras, ervas aromáticas ou até algumas frutas não é assim tão difícil como pensa. Basta arranjar um cantinho solarengo, criar alguns hábitos para cuidar das plantas e seguir algumas dicas simples que estão ao alcance de qualquer aprendiz de agricultura!

 

Tem dúvidas? Conheça as dicas que preparamos para si para que possa começar a criar a sua mini horta em casa!

Rentabilize o espaço e escolha a forma como vai plantar

De acordo com o espaço que tem disponível, escolha a melhor forma de plantar as suas verduras, começando por se certificar que o espaço é arejado e recebe luz natural, no mínimo durante 5 horas por dia.

 

Se tiver uma varanda, aconselhamos que opte por vasos instalados em prateleiras ou floreiras para criar uma horta vertical, preservando o chão livre.

 

Uma solução mais em conta é escolher plantar em embalagens recicladas como garrafas, caixas de leite e frascos de vidro, por exemplo, ou caixotes de madeira e paletes que ajudam também na organização do espaço.

Conheça os cuidados básicos do que vai plantar

Regar, adubar e arrancar ervas daninhas. Estes são os cuidados básicos que terá de ter com a sua horta.

 

A frequência de aplicação de cada um destes cuidados irá variar de acordo com aquilo que for plantar ou semear, por isso informe-se bem sobre as especificações de cada planta, fruto ou legume.

 

Aqui partilhamos consigo algumas dicas gerais para o orientar:

 

- Regar: manter a sua horta irrigada é fundamental para o desenvolvimento de tudo o que vai plantar. Mas atenção, o seu excesso também pode prejudicar, por isso recomendamos que escolha vasos com furos no fundo, por exemplo.

 

A quantidade e frequência de rega vão depender do tipo de plantas e do local onde instalou a sua horta. Opte por regar uma vez por dia, a cada dois dias ao início da manhã ou ao fim da tarde.

 

- Adubar: o processo de enriquecimento da terra pode ser feito através de compostos orgânicos, húmus, sulfato de amónio ou adubos. Dê preferência à compostagem doméstica e crie um espaço próprio para armazenar as cascas de legumes e frutas para depois poder usar como fertilizante natural nas suas plantações.

 

- Arrancar ervas daninhas: para este passo, não há segredos! Mantenha a terra livre destas ervas que roubam espaço, nutrientes e água às suas plantas.

Monte um kit de iniciante

Mas afinal o que precisa de ter em casa para pôr mãos à obra? Antes de mais saiba que não são necessários grandes investimentos para as primeiras plantações. Escolha bem como vai organizar a sua horta e adquira itens básicos como:

 

- Regador: se for criar a sua horta numa varanda, em pequenos vasos, será essencial ter um regador e, se preferir, enquanto as plantas ainda estão em germinação pode optar por um borrifador;

 

- Tesoura de poda: para além de ir regando com frequência, é fundamental que tenha outros cuidados à medida que as plantas vão crescendo. A tesoura de poda será útil para ir cortando os ramos secos e as folhas;

 

- Pá e mini ancinho: no momento de semear ou plantar, vão ajudar a mexer a terra e a prepará-la;

O que plantar?

O que vai plantar pode variar bastante consoante a época do ano e as suas preferências, é claro. Pode escolher criar uma horta a pensar mais em saladas e por isso pode ter alface, tomate cherry, pimentos e pepinos. Manjericão, óregãos, salsa, alecrim e hortelã são ótimas opções para temperos e molhos e são plantas simples de cuidar.

Por onde começar?

Não tem experiência com plantas e está a aventurar-se nisto pela primeira vez? Então comece por cultivar algumas ervas aromáticas. As opções são variadas e não exigem muitos cuidados, por isso a probabilidade de falhar é pequena ajudando a ganhar experiência e habilidade e dando incentivo para outras plantações.

Gostaria de ler mais artigos relacionados com casa e vida familiar? Na Notes encontra dicas simples e práticas a pensar em cada cantinho da sua casa e em toda a família, clique aqui.

Uma especiaria diferente ou uns legumes frescos podem fazer toda a diferença no sabor dos seus cozinhados!

14 de Outubro de 2022
Autor:

Catarina Pinheiro

Content & Social Media Manager
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios