Temas Fechar

Home Staging: porque é tão importante na hora de vender a sua casa?

23 de Outubro de 2020
Créditos de imagem: Adobe Stock

Está a pensar vender a sua casa? Conheça a técnica do mercado imobiliário que o vai ajudar a atrair mais potenciais compradores.

Lembra-se da Dª Clotilde? Há uns anos vendeu a sua casa com a ajuda de um profissional e hoje, ao ouvir a sua amiga Miquinhas falar das dificuldades que o sobrinho estava a ter para vender o apartamento, não hesitou em recomendar-lhe o Consultor Imobiliário que a ajudou.

 

Parece que foi ainda ontem que recebeu a chamada do Consultor que queria "dar um jeitinho à casa" para fazer uma visita. Na altura ainda pensou “Ora esta agora, eu tenho sempre a minha casa impecável…", mas foi quando o Consultor lhe explicou que existiam alguns truques para deixar a casa ainda mais bonita e aconchegante que a tornariam mais apelativa para os compradores que a fossem visitar.

 

Foram precisos apenas uns pequenos retoques na decoração, guardar alguns retratos de família, reparar a torneira da cozinha que estava a pingar e mudar algumas coisas de lugar.

 

Está a pensar vender a sua casa? Saiba como pode valorizar o seu imóvel a partir da técnica de Home Stanging.

O que é o Home Staging?

Já reparou naquelas fotos tão clean e arrumadinhas dos catálogos das revistas de decoração? As casas parecem imaculadas e arriscamos dizer que todas parecem “a casa dos sonhos” de tão aprimoradas que estão.

 

Pois é, no mercado imobiliário não é diferente e as fotografias devem revelar sempre o melhor de um imóvel. Como é que conseguimos isto? Através do Home Staging - uma técnica que tem como objetivo transformar os espaços de um imóvel, tornando-o mais atrativo.

 

“Mas isso é disfarçar o imóvel” - não, nada disso. O Home Stanging vai apenas evidenciar os aspetos que valorizam o imóvel potenciando o processo de arrendamento ou venda.

 

Este trabalho é feito muitas vezes pelos Consultores Imobiliários que vão fazer a reportagem fotográfica do imóvel para depois começarem a trabalhar na sua promoção - uma das grandes vantagens de contratar um profissional.

Os 6 truques essenciais do Home Staging para colocar já em prática!

  • 1 - Arrumar

 

Sim, nós sabemos que já todos disseram pelo menos uma vez na vida, a famosa frase “não ligues à desarrumação”. Pois é, nas nossas casas isto até pode acontecer, mas se estamos a tratar de um imóvel para venda a desarrumação é um verdadeiro tiro no pé.

 

Tudo tem de estar no seu devido lugar e, se for necessário, alguns objetos devem ser trocados de sítio ou até guardados. O mais importante é preparar o imóvel para que as suas fotografias tenham um resultado final mais apelativo.

 

  • 2 - Limpar

 

Haverá melhor sensação do que uma casa limpa, arrumada e cheirosa? Limpar todos os ambientes do imóvel - dando especial atenção a cómodos como a cozinha e as casas de banho - é essencial para criar um ambiente agradável para as visitas.

 

Uma casa suja é um autêntico travão às vendas e por isso há que olhar para os detalhes que saltam à vista dos visitantes e fazer uma limpeza mais a fundo para que nada fique com sujidade esquecida.

 

  • 3 - Reparar

 

Sabe aquelas pequenas reparações que está sempre a adiar? Aquela porta que range ou que fecha mal, o interruptor descolado, a torneira que pinga ou o teto manchado de uma antiga infiltração? Estes pequenos pormenores passam despercebidos no nosso dia a dia, mas já pensou no aspeto que isso tem para os potenciais compradores da sua casa?

Créditos de imagem: Adobe Stock

 

  • 4 - Refrescar

 

Certamente já ouviu falar da importância de refrescar e arejar a casa - não só por questões de saúde, mas também por uma questão de bem-estar. Se está a vender a sua casa deve ter um cuidado extra com esta questão pois os odores que para si já são habituais (animais e tabaco, por exemplo), podem ser desagradáveis para quem vai visitar o imóvel.

 

  • 5 - Iluminar

 

Para criar um ambiente mais acolhedor, garanta uma boa iluminação dos espaços e, sempre que possível, dê preferência à luz natural - abra cortinas e estores para deixar a luz entrar. É a iluminação que vai valorizar recantos, objetos e o ambiente em geral.

 

  • 6 - Decorar

 

Faz também parte do Home Staging a decoração dos ambientes. Neste caso, a regra do “menos é mais” deverá ser seguida à risca: não hesite em esvaziar determinados espaços e, acima de tudo, de retirar todos os objetos decorativos que possam ser demasiado pessoais.

 

Este tipo de decorações, para além de serem facilmente associadas aos antigos proprietários, podem ser um fator de distração para os futuros visitantes e retirar-lhes completamente aquela sensação de que estão na sua futura casa.

Créditos de imagem: Adobe Stock

Mas afinal, quais são as vantagens do Home Staging?

1 - Reduz o tempo de venda

 

Se ainda não está convencido do poder que o Home Staging tem na valorização do seu imóvel, registe bem estes números: são nos primeiros 90 segundos de uma visita que é feita a decisão de comprar uma casa. Um imóvel onde sejam aplicadas as técnicas do Home Staging vende-se duas vezes mais rápido.

 

 

2 - Valoriza o imóvel

 

Há quem pense que é necessário fazer grandes investimentos para aplicar o Home Staging, mas na realidade não é bem assim: as técnicas são muito simples e não requerem muito dinheiro, muitas vezes são apenas necessários algumas reparações e trabalhos de manutenção. Estas pequenas mudanças, na maioria dos casos, acabam por maximizar o retorno dos seus investimentos.

 

 

3 - Facilita a promoção do imóvel

 

O Home Staging faz parte do processo de preparação da promoção do imóvel. Onde é que a maioria das pessoas começa a procurar casa atualmente? Na internet, é claro! Por isso é que as fotos publicadas nos anúncios devem ser cada vez mais profissionais e com mais qualidade, uma vez que são elas que ditam a primeiras impressões do imóvel. 

 

 

4 - Ajuda a construir a "visualização mental" de futuro lar

 

Uma casa totalmente vazia ou com demasiados itens pessoas dos proprietários faz com que o clientes compradores não consigam ver naquele imóvel "a sua futura casa". O Home Staging, através da despersonalização dos espaços, vem ajudar a facilitar esta visualização mental de "lar".

 

Já tinha ouvido falar sobre algumas das técnicas do Home Staging? A sua casa só tem uma hipótese de causar uma boa primeira impressão, por isso, na hora de colocar um imóvel à venda, não hesite em colocar mãos à obra e começar a melhorar alguns espaços esquecidos. Para simplificar, faça como a Dª Clotilde: confie a sua casa a um profissional e ganhe mais tempo para o que realmente o faz mais feliz.

Está a pensar vender a sua casa? Conheça a técnica do mercado imobiliário que o vai ajudar a atrair mais potenciais compradores.

23 de Outubro de 2020
Autor:

Catarina Pinheiro

Content Manager
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios