Temas Fechar

Hidratação: sabe qual a importância de se manter hidratado?

08 de Junho de 2020
Créditos de imagem: Adobe Stock

Sendo o principal constituinte do corpo humano, a água é essencial à vida e está envolvida em praticamente todas as funções do organismo. Saiba qual a sua importância para a sua saúde.

Apesar de toda a gente saber que se deve consumir água regularmente, a verdade é que a quantidade de água (ou chás e infusões sem açúcar) ingerida diariamente, pela maioria dos portugueses, fica abaixo dos valores recomendados.

 

Para além disso, muitas vezes o consumo de água e/ou bebidas sem açúcar é substituído por bebidas ricas em açúcares, que não conferem benefícios nenhuns aos seus consumidores, podendo chegar a ser promotoras de excesso de peso ou até obesidade, quando consumidas frequentemente. 

Sabe a importância que a água tem para o organismo?

A água é o principal constituinte do corpo humano. Na vida adulta, a água corresponde aproximadamente a 60% do peso corporal de um indivíduo, mas à nascença, esta chega a representar 75% do peso corporal de um recém-nascido.

 

Sendo o principal constituinte do corpo humano, a água é essencial à vida e está envolvida em praticamente todas as funções do organismo como, por exemplo, na regulação da temperatura corporal, na eliminação de resíduos (através da urina e da prevenção da obstipação) e também no processo digestivo. Além disso, ainda é promotora de um bom desempenho físico e intelectual.

 

O consumo de água deve ser frequente pois o organismo também vai perdendo água ao longo do dia. A água é perdida através da transpiração, respiração, função renal  (urina) e gastrointestinal (fezes), pelo que é necessário assegurar a reposição dessa água perdida, através da sua ingestão.

 

Os valores de referência para a ingestão diária de água proveniente de bebidas, para adolescentes e adultos saudáveis, é de 1,5L /dia para o sexo feminino e 1,9L /dia para o sexo masculino.

Créditos de imagem: Adobe Stock

 

Para além dos chás e infusões sem açúcar que já foram mencionados, a água também é obtida através dos alimentos que ingerimos como os hortofrutícolas, em que alguns casos a água ultrapassa 90% da sua composição (como é o caso da melancia e do pepino), a sopa e também os sumos naturais, o leite, as bebidas vegetais e os iogurtes. Na verdade, praticamente todos os alimentos contêm água na sua composição e é por essa razão que ela se encontra no centro da Roda dos Alimentos. 

Sintomas e consequências da desidratação 

A hipohidratação ou a desidratação ocorrem quando o consumo de água de um indivíduo está abaixo das suas necessidades hídricas. Estas necessidades variam de pessoa para pessoa tendo em conta o género, idade, estado de saúde, nível de atividade física, e claro a temperatura do ambiente em que se encontra. Quer isto dizer que as recomendações gerais dos valores de ingestão de água diários podem ser ainda assim desadequados para uma parte da população e, por isso, deve estar atento aos sinais que o seu corpo lhe dá. 

 

O sintoma mais óbvio que pode ter é a sensação de sede. Quando está com sede significa que já está a entrar num estado de hipohidratação, que poderá levar à desidratação. Ao longo do dia, deve ingerir líquidos mesmo não tendo sede, pois essa sensação deve ser evitada.

 

Uma hidratação insuficiente pode ainda ter consequências como: 

 

  • Alterações a nível cognitivo (menor capacidade de concentração e de retenção da informação); 
  • Alterações do humor (irritabilidade e mau-estar); 
  • Mucosas secas (lábios e boca seca, com saliva viscosa); 
  • Diminuição da disponibilidade para a prática de atividade física (cansaço e fraqueza generalizados, por vezes, com tonturas); 

Como atingir as doses diárias de hidratação? 

Créditos de imagem: Adobe Stock

 

Por vezes, atingir os valores recomendados de ingestão de água pode não ser assim tão fácil, se não estiver habituado a ingerir frequentemente líquidos ou se não apreciar água simples, por isso, veja as seguintes dicas que o vão ajudar a manter-se hidratado: 

 

  • Tenha sempre consigo uma garrafa de água que possa ir enchendo ao longo do dia; 
  • Vá bebendo frequentemente pequenas quantidades de água ao longo do dia, se for necessário coloque alarmes no seu telemóvel de 45 em 45 minutos, para não se esquecer; 
  • Se não aprecia água simples, experimente chás e infusões sem açúcar; 
  • Procure consumir sopa ao almoço e ao jantar e ingira 3 peças de fruta ao longo do dia; 

Gostou deste artigo? Acompanhe a Notes e fique a conhecer mais dicas sobre saúde e bem-estar!

Sendo o principal constituinte do corpo humano, a água é essencial à vida e está envolvida em praticamente todas as funções do organismo. Saiba qual a sua importância para a sua saúde.

08 de Junho de 2020
Autor:

Mafalda Ferreira Da Cunha

Powered by Prozis
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios