Temas Fechar

Festas em casa: Como poupar no aniversário dos seus filhos

27 de Fevereiro de 2020

E se pudesse poupar dinheiro na organização e no planeamento da festa de aniversário dos seus filhos? Conheça as nossas dicas.

“Pika-pika, pi-pika, chuuuuuu! Mãe, este ano quero uma festa de aniversário Pokémon, com os meus amigos aqui em casa!” – Sofia recorda-se bem do dia em que o seu filho Hugo entusiasmado, disse estas palavras.

 

Era um domingo à tarde e o sol entrava pelas frinchas da janela. Comovida com a alegria e com a ansiedade do seu filho Hugo, Sofia sorriu com as suas palavras e abraçou-o.

 

Faltava apenas um mês para o décimo aniversário de Hugo e Sofia queria atender o desejo do seu filho. Com este sentimento no peito, resolve fazer contas à sua vida. O Hugo merece tudo o que ela pode oferecer.

 

O desespero instala-se no rosto de Sofia. Cabisbaixa, repara que o orçamento que tem disponível é muito reduzido. Ela não quer acreditar, fica incrédula e pela terceira vez volta a fazer contas. Rasga uma folha e rabisca mais uns números. Números que não somam e que são pequenos. Zeros que não crescem.

 

Começa a ficar nervosa com a quantidade de dívidas que ainda faltam pagar e pergunta-se a si mesma: “E agora? O que vou fazer? Preciso de uma solução.”

 

Como é que Sofia pode organizar uma festa de aniversário memorável para o seu filho Hugo, com o pouco dinheiro que tem? É nestas situações que os pais ficam angustiados e a frustração tem de dar espaço à criatividade. A situação da Sofia pode ser semelhante à sua.

 

E se pudesse poupar dinheiro na organização e no planeamento da festa de aniversário do seu filho?

 

Nós sabemos como este momento pode ser importante para si e por isso, vamos ajudá-lo! Preparamos este artigo com algumas ideias simples que o vão ajudar a realizar um dia memorável para o seu filho.

1. Plano da Festa

Créditos de Imagem: Unsplash

A primeira coisa que deve fazer é começar a planear a festa. O planeamento deve ser feito com pelo menos, um mês de antecedência. Converse com o seu filho e descubra de que forma é que ele gostaria de festejar o dia de aniversário.

 

Faça uma lista de convidados, incluindo os adultos e tenha sempre em conta que as festas ao fim de semana, geralmente, têm mais pessoas. Pense também na ementa:

 

  • O que vai servir?
  • O que precisa de comprar e preparar?
  • Quanto tempo vai precisar? 
  • Quanto é que pode gastar?

 

Todos esses detalhes são importantes para saber exatamente de quanto tempo e dinheiro precisa para a preparação da festa de aniversário.

2. Não deixe as compras para a última da hora

Faça uma lista do que já tem e verifique promoções de produtos que possam interessar. Compre a quantidade necessária, nem muito mais, nem muito menos. 

 

3. Torne a decoração divertida e personalizada

Uma forma de aproveitar mais tempo com o seu filho é pensar na decoração para a festa juntamente com ele. Assim, além de ter dicas do que o seu filho quer e gosta, passa mais tempo pertinho dele.

 

Poupe dinheiro na decoração e utilize quadros ou molduras com mensagens positivas e bem dispostas. Faça algo engraçado na entrada para que todos se sintam em festa logo na chegada. Se a festa for temática faça pinturas faciais aos miúdos, procure frases e imagens que estejam relacionadas ao tema e dê asas à sua criatividade.

4. Coloque música ambiente

A Zome criou a playlist "Kids Party" que vai inspirá-lo. Crie também previamente uma playlist que se adapte ao ambiente e ao tema da festa de aniversário. Vai ver que o ambiente fica mais festivo e acolhedor.

5. Cuidado com o número de convidados e convites

Se quer realmente poupar algum dinheiro, tem de ter cuidado com o número de convidados. Quantas mais pessoas convidar, mais gastos vai ter.

 

Em relação aos convites, pesquise na internet ou crie sozinho algum modelo. Existem sites como o Canva que o podem ajudar nesta tarefa. Envie o convite por e-mail aos convidados e se não tiver o contacto de todos, imprima os convites e entregue-os pessoalmente.

6. Use bem o espaço da sua casa

Não limite a festa de aniversário apenas a um espaço da casa. Se tiver um bom jardim, pode fazer algumas atividades ao ar livre e se tiver uma boa sala, pode preparar uma sessão de cinema caseira com direito a pipocas.

 

Pode ainda organizar um karaoke, sugerir jogos de tabuleiro ou outra atividade. Tudo depende do tema e do que o seu filho gosta. E claro, do orçamento que tem disponível.

7. Lembranças de aniversário

As lembranças são pequenas recordações que podem ser feitas para oferecer aos convidados. Pode ser um desenho, um mix de doces, um postal ou uma carta personalizada. Além destas dicas, é importante mencionar que há quem opte por fazer festas de aniversário em conjunto.

 

Por isso, se tem mais filhos ou familiares que façam anos na mesma altura, esta também pode ser uma excelente opção para poupar mais dinheiro.

 

Sabemos que tal como a Sofia, o mais importante para si é a felicidade do seu filho. Queremos com estas dicas dar-lhe inspiração e motivação!

 

Ser pai ou mãe não é uma tarefa fácil, mas também sabemos que todo o esforço e toda a dedicação, no fim, vale a pena.

 

Lembre-se: O seu lar é mais do que um espaço onde dorme, cozinha e descansa. É um quadro da sua vida. Um quadro onde pinta os melhores cenários que cria nele. Por isso, cuide do seu quadro, da sua família, dos seus filhos e de todas as pessoas que ama. Pinte-o com o melhor sentimento de todos: a felicidade.

E se pudesse poupar dinheiro na organização e no planeamento da festa de aniversário dos seus filhos? Conheça as nossas dicas.

27 de Fevereiro de 2020
Autor:

Adriana Gonçalves

Redação Zome
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios