Temas Fechar

Falta de motivação para a vida? Esta mensagem é para ti! - por Victoria Panea

21 de Abril de 2021
Créditos de imagem: Adobe Stock

Se te encontras numa fase em que nada parece fazer sentido e estás desmotivado para a vida, este artigo é para ti.

“Estou completamente desmotivado!”

 

“Preciso de motivação para fazer o que tenho a fazer!”

 

“Sinto-me sem motivação para sair da cama!”

 

Se dizes estas frases recorrentemente e te sentes com falta de motivação para a vida, esta mensagem é para ti!

 

A falta de motivação pode surgir em diversas fases da nossa vida. Pode impactar o nosso quotidiano e absorver as nossas energias, colocando-nos, inevitavelmente, num estado de inércia e sempre que nos encontramos neste estado, involuntariamente, vamos afetar todas as áreas da nossa vida. Desde os nossos relacionamentos, até à nossa vida profissional. O que torna a situação ainda mais desafiante.

 

É fácil cair num estado de desmotivação se estamos inundados com pensamentos negativos, se temos baixas expetativas em relação ao nosso futuro e se não temos a capacidade de valorizar todas as conquistas alcançadas.

 

Quando nos encontramos desmotivados, a simples chuva que cai lá fora pode ser razão suficiente para não termos a energia necessária para sair da cama. Mas, fica a saber que dias maus e momentos sombrios fazem parte da vida de todas as pessoas! A verdade, é que nem sempre vamos conseguir andar motivados, isso não existe.

 

Aceita que momentos desafiantes têm um papel muito importante no nosso desenvolvimento, crescimento e na nossa superação enquanto seres humanos. É, por isso, muito importante que conheças e saibas aplicar técnicas para te automotivares, quando tudo ao teu redor parecer estar a correr mal e não teres motivação para fazer as tarefas diárias. É importante que saibas agir no imediato para que não te mantenhas muito tempo nesse estado de inércia.

Mas o que é a motivação, afinal?

A palavra motivação advém dos termos “motivo” e “ação”. O “motivo” tem um peso importante na motivação porque é estabelecido como a razão, intenção ou propensão interna que uma pessoa possui para realizar determinadas ações.

 

Já alguma vez pensaste no motivo pelo qual fazes o que fazes? Faz esta pequena reflexão.

 

A motivação é um impulso que nos faz agir de forma a atingir os nossos objetivos, sendo considerada uma fonte de energia que nos faz ter disposição para entrar em ação e realizar as tarefas do dia-a-dia, superando os desafios que vão surgindo. A motivação é então, um comportamento persistente, orientado para a realização de metas.

 

Quando estamos motivados agimos de acordo com o que queremos alcançar e sentimo-nos confiantes, com garra, energia e força. Temos vontade de fazer acontecer e sentimo-nos imbatíveis. Quando nos encontramos desmotivados sentimos que não temos motivos para entrar em ação, e isso faz-nos sentir perdidos, sem energia e sem vontade para viver a vida.

 

Se te encontras numa fase em que nada parece fazer sentido e estás desmotivado para a vida, deixo-te 5 dicas para recuperares a tua motivação. Continua a ler.

1. Define metas e objetivos claros a curto e a longo prazo

Créditos de imagem: Unsplash

Se não temos metas e objetivos claros para o que queremos alcançar na vida e se não definimos quais os passos que temos de dar para alcançar esses objetivos o mais provável é cairmos num estado de desmotivação mais vezes.

 

É importante saber qual o motivo pelo qual queremos alcançar determinada meta e qual o caminho a seguir, diariamente. O primeiro passo é meter no papel quais são os objetivos que nos propomos e quais as tarefas que têm de ser executadas para alcançarmos esse objetivo.

 

Objetivos claramente definidos e escritos, tornam os mesmos alcançáveis, dizem os especialistas. A nossa mente necessita de instruções e direções específicas o tempo todo. Se não tens essas direções bem definidas vais-te sentir perdido e, por conseguinte, desmotivado.

 

» Leia também: Como manter a motivação para concluir metas e sonhos - por Hélder Ferreira

2. Agradece pelo que já alcançaste e celebra as pequenas vitórias do dia-a-dia

Quantas vezes damos por nós a reclamar pelo que ainda não temos e ainda não alcançamos? Se olhares para a tua semana passada, quantas vezes agradeceste o que tens? Já paraste para avaliar o que tens ao teu redor?

 

Tens um lar, apoio, comida na mesa e saúde, certo? Então és um felizardo. Está é uma excelente técnica de automotivação.

 

Olha ao teu redor e permite-te apreciar o que já alcançaste e o que já conseguiste construir. Aprende a celebrar os pequenos passos que dás diariamente e aprecia a vida que tens no momento. Se não tiveres a capacidade de apreciar o que conquistaste até agora vai ser desafiante sentires o verdadeiro sabor da vitória, quando efetivamente alcançares pelos quais estas a lutar hoje.

3. Pensa nos benefícios e não nas dificuldades

Primeiramente, é importante para a tua motivação aceitares que vais enfrentar dificuldades, rejeições, problemas, frustrações e muitos “NÃOS”! Aceita que as dificuldades fazem parte da trajetória da vida. Pensa que ao passares por essas dificuldades e problemas vais torna-te uma pessoa mais forte, mais preparada, mais resiliente.

 

Pensar positivo e pensar nos benefícios que cada situação nos pode trazer, faz-nos sentir otimistas, confiantes e motivados para continuar. Se pensares nas dificuldades o medo vai paralisar-te e não vais conseguir meter em prática os teus sonhos.

 

O pensamento negativo coloca-nos numa condição de falha. O pensamento positivo coloca-nos num estado mental de aceitação, sucesso e motivação.

4. Constrói a tua base de apoio e motivação

Créditos de imagem: Unsplash

É muito importante nos rodearmos de pessoas que nos fazem bem, acreditam em nós, nos inspiram e nos dão motivos e forças para continuar.

 

Nos momentos em que nos sentimos desmotivados e sem energia para fazer seja o que for devemos recorrer às pessoas que nos ajudam a ganhar a nossa força interior, como por exemplo, os nossos filhos, marido, mulher, amigos, colegas de trabalho, etc.

 

Tens claro na tua cabeça quem é a tua rede de apoio? Se não, começa já hoje a contruir a tua base de apoio e motivação. Estas pessoas exercem uma forte influência sobre a nossa motivação. Ao te rodeares de pessoas que têm um impacto positivo na tua caminhada vais te sentir com mais energia e mais motivado.

 

» Leia também: Como é que "mudamos vidas juntos"? 

5. Foca-te no que depende de ti

Já ouviste a expressão: “O que não tem remédio, remediado está.”?

 

Uma boa forma de te sentires motivado é te focares apenas nas situações que dependem inteiramente de ti. Analisa quais as situações da tua vida em que tens influência direta ou as situações em que dependem de ti a sua alteração ou modificação. Foca-te nisso!

 

Quantas vezes perdemos tempo com situações que por mais que tentemos e nos esforcemos não vão mudar? Muitas. E o que ganhamos com isso? Frustração e desmotivação.

 

Muitas vezes ficamos desmotivados porque não temos a capacidade de ver que nós não podemos mudar o que não depende de nós. Por muito que eu queira, que deseje e que coloque toda a energia para alterar uma determinada situação que me afeta, ela simplesmente não se vai alterar. Porque? É uma situação é transversal à minha vontade e como tal eu não posso mudar o que não depende de mim.

 

Desliga-te do que não controlas e foca-te no que realmente podes mudar e depende de ti para ser solucionado. Esta atitude vai-te ajudar a definir o foco no que realmente tens influência e vai-te ajudar a manter motivado.

Créditos de imagem: Unsplash

Nos momentos em que me sinto sem motivação, ajuda-me fazer o exercício de olhar à minha volta e refletir sobre a minha vida: O que aprendi, o que alcancei, os quedas que dei, a maravilhosa família que tenho, os pequenos passos que dou diariamente e o que ainda quero conquistar.

 

Depois de fazer esta reflexão sou inundada por uma calma e bem-estar porque já alcancei feitos maravilhosos, mas ainda me falta muito para alcançar, e é aí que vou buscar todas as forças para continuar.

 

E tu, já alguma vez paraste para pensar nos teus objetivos de vida? O que te apaixona? Quem te motiva? O que já conquistaste? O que já conquistaste e ainda não te permitiste celebrar? Quem são as pessoas que te rodeiam? Quem queres ser? Onde queres chegar? O que queres construir?

 

No dia em que tiveres as respostas a estas perguntas, de uma forma clara, terás o MOTIVO que te vai meter em ação, impulsionando a tua força, ânimo e motivação para continuar este caminho, que é a vida!

 

“As pessoas dizem que a motivação não dura muito e eu digo-lhes que um banho também não. É por isso que recomendo fazer as duas coisas todos os dias.”

 

Zig Ziglar

Se te encontras numa fase em que nada parece fazer sentido e estás desmotivado para a vida, este artigo é para ti.

21 de Abril de 2021
Autor:

Victoria Panea

Business Coach Zome
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios