Temas Fechar

Descubra os cuidados a ter com o sol!

24 de Julho de 2020
Créditos de imagem: Adobe Stock

Conhece todos os cuidados que deve ter com o sol para proteger a sua saúde? Descubra tudo neste artigo e aproveite os dias de verão em segurança!

Já tomou a sua dose de vitamina D hoje? Bastam apenas 15 minutos para que os benefícios do sol se façam sentir no corpo e na mente!

 

Para além de ser fundamental para ativar a vitamina D que ajuda a fixar o cálcio nos ossos, o sol permite aumentar a produção de certas hormonas que regulam a sincronização dos ritmos biológicos e os seus raios UV têm uma ação antibacteriana e anti-inflamatória. Já para não falar, é claro, naquele tom bronzeado que todos procuram ter nos meses mais quentes do ano.

 

No entanto, para conseguir usufruir de todos os benefícios de uns bons raios de sol, é indispensável que conheça os cuidados que deve ter durante a exposição solar.

 

Descubra neste artigo tudo o que deve fazer para se manter protegido!

Os malefícios do sol - evite já!

O sol é fundamental para o nosso bem estar físico e psicológico, mas sem os cuidados certos pode tornar-se um verdadeiro vilão dando origem a alguns problemas para a nossa saúde, como:

 

- Eritema ou escaldão - a pele fica irritada, avermelhada e com algum desconforto devido ao prurido e, em casos mais graves, à dor. Estas queimaduras podem ser leves com alguma vermelhidão, moderadas com algumas bolhas e graves com o aparecimento de febre, calafrios e um tom de pele de cor púrpura.

 

- Lucite estival - a conhecida “alergia ao sol”. Caracteriza-se por algumas erupções cutâneas (pequenas borbulhas vermelhas) acompanhadas de prurido.

 

- Envelhecimento precoce da pele com o aparecimento de rugas e manchas.

 

- Carcinomas e melanomas - com o sol não se brinca, a exposição solar excessiva e sem proteção pode levar ao aparecimento de doenças mais graves.

Proteja a sua pele

Créditos de imagem: Adobe Stock

 

Todos os anos são lançadas novas campanhas de informação e prevenção sobre os perigos do sol e os cuidados a ter, mas na realidade parece não ser o suficiente: o cancro da pele continua a aumentar entre os portugueses.

 

- Use protetor solar todos os dias

 

Não é só nas idas à praia que o sol ameaça a pele. Estamos constantemente expostos aos raios UVA e UVB e uma simples caminhada ou uma deslocação para o trabalho podem ser o suficiente para prejudicar a sua pele.

 

- Escolha o protetor solar mais adequado para si

 

Procure produtos com proteção para raios UVA e UVB e que tenham um fator de proteção (FPS) de 30 ou mais. Tenha sempre o cuidado de verificar o prazo de validade do produto pois pode perder a sua eficácia.

 

- Aplique o protetor antes de ir para o sol

 

Sabia que deve aplicar o protetor cerca de 30 minutos antes da exposição solar? Os produtos contêm substâncias que precisam de algum tempo para se adaptarem à sua pele e para começarem a entrar em ação. Por isso, antes de sair de casa, aplique protetor em todas as áreas expostas ao sol não esquecendo as orelhas, as pálpebras, o pescoço e os pés.

 

- Reaplique o protetor

 

Adicione um lembrete no telemóvel para que não se esqueça de reforçar o produto de duas em duas horas e sempre que entrar na água ou verificar que transpira bastante.

Créditos de imagem: Adobe Stock

 

- Evite as horas mais perigosas

 

Entre as 12h e 16h deve procurar manter-se protegido do sol. Mas atenção: se ficar à sombra de um guarda sol ou de um toldo deve ter o cuidado de aplicar o protetor solar pois estes materiais não filtram a radiação solar.

 

- Tenha atenção à sua medicação

 

Existem alguns medicamentos que fazem a pele ficar mais sensível ao sol, o mesmo acontece com cirurgias ou tratamentos estéticos. Informe-se junto de um profissional da área sobre os cuidados que deve tomar.

 

- Aposte na alimentação

 

A hidratação vem de dentro para fora! Se beber água já é fundamental no nosso dia a dia, nestes momentos de exposição solar não pode mesmo falhar. Aproveite para consumir algumas frutas ricas em água como a melancia, por exemplo.

 

- Reforce a hidratação depois do sol

 

É fundamental ter sempre à mão um produto hidratante para aplicar depois do seu banho. Opte por produtos “after sun” com propriedades calmantes como o aloé vera - para além de o ajudarem na hidratação, potenciam a duração do bronzeado.

Cabelo? Saiba quais os cuidados a ter

Como é que protege o seu cabelo no verão? As máscaras e condicionadores não vão fazer milagres se não tiver os devidos cuidados quando vai para a praia ou para a piscina. Os raios UVB danificam a queratina dos fios deixando-os mais frágeis, enquanto os raios UVA desbotam a cor (mesmo em cabelos sem químicos).

 

  • Procure produtos para o cabelo com filtro solar
  • Use sempre um boné, chapéu ou lenço
  • Remova o excesso de sal e cloro passando o cabelo por água doce fresca

 

Após a exposição, procure fazer uma hidratação poderosa recorrendo a produtos que tenham na sua composição ingredientes como ceramidas, arginina e queratina.

 

Aconselhe-se junto de um profissional da sua confiança para que lhe indique os produtos mais adequados para o seu tipo de cabelo.

Queimaduras solares

Créditos de imagem: Adobe Stock

 

Se não colocou em prática todas estas dicas que partilhamos consigo é provável que neste momento precise de ajuda para combater uma queimadura solar. Saiba o que deve fazer:

 

  • Aplique compressas de água fria nas área queimadas para aliviar o desconforto e baixar a temperatura corporal;
  • Tenha atenção às roupas que devem ser leves e com tecidos suaves;
  • Na hora do banho não use esponjas ou exfoliantes e tenha cuidado ao enxaguar-se com a toalha;
  • Se tiver bolhas, proteja-as para evitar infeções e nunca as fure! No caso de rebentarem sozinhas, o mais importante é proteger a região exposta e aplicar um produto que ajude na cicatrização da pele;
  • Se a pele começar a descamar, não a deve puxar pois essa área está mais sensível e suscetível a infeções;
  • Mantenha-se sempre muito hidratado de dentro para fora: beba bastante água e aplique um hidratante adequado para as queimaduras solares;
  • Em casos de queimaduras mais graves acompanhadas de febre, náuseas ou desmaios, não hesite em consultar um médico.

Mitos sobre o sol

Créditos de imagem: Adobe Stock

 

- “Queimaduras solares na infância não têm consequências na idade adulta.”

 

Esta ideia de que as queimaduras solares da infância quando são bem tratas não trazem problemas no futuro é totalmente errada. Pelo contrário: estas queimaduras aumentam o risco de cancro na idade adulta.

 

- “Só preciso de colocar protetor solar uma vez e já fico protegido para o dia todo.”

 

Não, nada disso! Os produtos de proteção solar apenas protegem temporariamente! É necessário renovar a aplicação de duas em duas horas e reforçar no caso de transpirar e de ir a banhos.

 

- “Não preciso de protetor solar em dias nublados.”

 

O sol pode não estar a brilhar a olhos vistos no céu, mas grande parte dos raios solares continua a passar através das nuvens. O que acontece é que a percentagem de raios UV filtrada pelo sol varia dependendo da espessura e altitude das nuvens: na realidade continua a existir perigo de queimadura solar se não forem tomados os devidos cuidados.

 

- “Com protetor solar com FPS mais elevado não consigo bronzear.”

 

Um fator de proteção mais alto vai fazer com que fique mais protegido dos raios UV. Desta forma a sua pele vai precisar de mais tempo para se bronzear, mas não vai interferir na intensidade do seu bronzeado.

Lembre-se sempre de que o mais importante é a prevenção! Coloque em práticas as dicas que partilhamos consigo e aproveite os dias de sol que se avizinham em segurança.

 

Conheça aqui outras dicas de saúde e bem estar que lhe podem ser úteis.

Conhece todos os cuidados que deve ter com o sol para proteger a sua saúde? Descubra tudo neste artigo e aproveite os dias de verão em segurança!

24 de Julho de 2020
Autor:

Catarina Pinheiro

Content Manager
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios