Temas Fechar

Decoração escandinava: conheça o estilo e transforme a sua casa

05 de Maio de 2021
Créditos de imagem: unsplash

Conheça o estilo minimalista e funcional característico da decoração escandinava e deixe-se inspirar com as nossas sugestões.

“Menos é mais” e o estilo escandinavo é a prova deste velho ditado. É muito provável que já se tenha cruzado com alguma revista de decoração que o deixou com vontade de renovar um cantinho aí em casa ou até mesmo, para os mais corajosos, começar a decorar tudo do zero!

 

Se já viu imagens de decorações a utilizar o estilo escandinavo sabe do que estamos a falar: a sensação de paz transmitida pela organização e pela decoração minimalista.

 

Mas afinal, o que tem este estilo de decoração de tão interessante? Qual é a verdeira diferença em relação a outros estilos? Descubra tudo neste artigo!

Uma casa comum que iniciou uma tendência

E se lhe dissesse que tudo começou numa casa comum? É verdade, o estilo de decoração que virou tendência mundial começou na casa de Carl Larsson - um dos maiores pintores do realismo na Suécia - e da sua esposa Karin. Através das diversas obras produzidas sobre a sua própria casa, foram os principais impulsionadores deste estilo.

 

Atualmente pode visitar a casa que se transformou num museu e que mostra as primeiras combinações das madeiras, dos tons pastel e das decorações com um toque pessoal e personalizado.

Do norte da europa para o mundo

Créditos de imagem: vivadecora.com.br

O próprio nome não deixa enganar, o estilo escandinavo começou nos países da região norte da Europa - Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia - que formam a chamada Escandinávia.

 

Mais do que um tipo de decoração, o estilo escandinavo reflete também um modo de vida. Nestes países tipicamente frios a tendência é transformar as casas em verdadeiros lares confortáveis e aconchegantes, sempre prontos para reunir os amigos e a família trocando o frio da rua pelo calor da casa.

 

As decorações deste estilo reproduzem este efeito na perfeição através do uso de madeiras, mantas, velas, cores neutras e iluminação de tons quentes.

Qual é a verdadeira essência da decoração escandinava?

Simples, com linhas retas, cores neutras, espaços amplos e uma combinação de funcionalidade com sofisticação na dose certa o estilo nórdico tornou-se uma tendência.

 

A grande diferença do estilo nórdico quando comparado com outras decorações, é o conforto e a tranquilidade dos espaços que transmitem um bem-estar e um aconchego geral que todos procuram naquilo que é visto como um “lar doce lar”.

Comece já a adotar este estilo na sua casa!

Créditos de imagem: unsplash

Cores

Valorize os ambientes mais claros, mas sem abdicar de cores. Tons neutros, cores como branco, bege, nude, off-white e cinza - são sobretudo cores sóbrias que dão um toque mais sofisticado aos espaços, mais simples, minimalista e iluminado.

 

Se gosta de cor, aproveite algumas decorações mais coloridas para fazer alguns apontamentos em quadros, almofadas ou outros objetos decorativos, mas sempre com um complemento e não como protagonistas.

Móveis

Aposte nas madeiras nos móveis e nos materiais de couro em cadeirões, por exemplo. Estes materiais mais naturais cumprem com a sua missão de sensação de aconchego, o design é simples atendendo à questão da funcionalidade.

Créditos de imagem: unsplash

Plantas

Dê mais vida aos ambientes utilizando plantas para decorar. Suculentas, catos e plantas de folhas compridas não podem faltar neste tipo de decoração.

 

» Leia também: 8 plantas que trazem boas energias para a sua casa

Iluminação e janelas

Invista na iluminação, de preferência através de grandes janelas que ajudam a gerar uma sensação de maior amplitude dos espaços.  

 

Na falta de luz natural, tenha sempre um bom candeeiro de pé ou candeeiros de mesa para dar aquele apontamento de luz reconfortante ao final do dia.

Créditos de imagens: hôma.pt

Elementos decorativos

Aproveite as decorações para adicionar toques de cor aos ambientes. Mantas, tapetes, puffs e quadros são alguns dos elementos que deve procurar incluir. Sempre que possível escolha materiais mais naturais, como as madeiras, por exemplo.

 

Os objetos metalizados também são excelentes complementos e os candeeiros são elementos chave em espaços como a sala de estar e a cozinha - sempre muito minimalistas e com formatos geométricos. Pormenores como as próprias lâmpadas fazem toda a diferença.

Ficou com vontade de dar uma nova vida à sua casa? Deixe-se inspirar pelas nossas sugestões e partilhe connosco o resultado final, envie-nos mensagem!

Conheça o estilo minimalista e funcional característico da decoração escandinava e deixe-se inspirar com as nossas sugestões.

05 de Maio de 2021
Autor:

Catarina Pinheiro

Content Manager
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios