Temas Fechar

Crédito habitação: o que é a pré-aprovação e quais as suas vantagens?

13 de Outubro de 2020
Créditos de imagen: Adobe Stock

A compra de uma casa não tem de ser uma dor de cabeça se souber exatamente por onde deve começar. Dê o primeiro passo com o pedido de pré-aprovação do crédito habitação.

Está a pensar comprar casa e precisa de recorrer a financiamento? Peça uma pré-aprovação do crédito. Sim, isso mesmo! A compra de uma casa é talvez um dos maiores investimentos que a maioria das pessoas faz nas suas vidas e, embora pareça um processo burocrático sem fim, tudo pode tornar-se mais simples se souber por onde começar!

 

Antes de partir em busca da casa ideal, tenha o cuidado de saber se reúne todas as condições necessárias para avançar com um negócio que possa surgir do “dia para a noite” (literalmente!). Os bons negócios desaparecem à velocidade da luz, por isso, estar preparado para assinar um contrato e ter a pré-aprovação do crédito consigo é meio caminho andado para não deixar escapar a casa de que tanto precisa.

 

Mas afinal no que consiste esta “pré-aprovação” ou aprovação do crédito habitação?

 

Para saber se é elegível ou não para a concessão de um empréstimo, as entidades bancárias têm de analisar alguns dos seus dados económicos básicos a partir de alguns documentos como:

 

  • Documento de identificação legível e atualizado;
  • Comprovativo de morada;
  • Última declaração de IRS e nota de liquidação;
  • Declaração de vínculo contratual (emitida pela entidade patronal);
  • Recibos verdes (últimos 6 meses) - se for trabalhador por conta própria;
  • Recibos de vencimento (últimos 3 meses) se for trabalhador por conta de outrem;
  • Extratos bancários (últimos 3 meses);
  • Declaração de início de atividade (se aplicável);
  • Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal;

 

É através destas informações que o banco irá analisar a sua estabilidade financeira, a sua situação profissional, a sua taxa de esforço, a percentagem de LTV e o seu histórico bancário. Só depois de passar por esta fase de análise e pré-aprovação é que o banco irá determinar se avança ou não neste processo de pedido de crédito.

Como é que posso pedir uma pré-aprovação?

Para solicitar uma pré-aprovação, pode optar por fazê-lo sozinho ou através de um profissional especializado - um Intermediário de Crédito.

 

Se fizer esta pesquisa sozinho, tem de juntar toda a documentação necessária, reunir-se com as instituições bancárias que pretender e tratar de todo o processo burocrático implicado.

 

No caso de procurar a ajuda de um Intermediário, o processo ficará mais simples pois poderá contar com o apoio de uma pessoa certificada pelo Banco de Portugal para esclarecer todas as suas dúvidas, fazer a ponte de ligação entre si e os bancos e encontrar as melhores condições do mercado para a sua situação.

Vantagens de pedir uma pré-aprovação antes de escolher a casa ideal

> Evite perder a sua casa de sonho

 

Imagine que já visitou alguns imóveis e encontrou a casa ideal para a sua família. Começa a tratar do pedido de aprovação de crédito e, no tempo em que tem de esperar pela decisão dos bancos, o imóvel é comprado por outra pessoa! Sim, isto pode acontecer e é perfeitamente normal.

 

Se surgir um cliente comprador interessado no imóvel e que reúna todas as condições necessárias para a sua compra, principalmente a aprovação do crédito caso necessite, corre o risco de nunca mais ver aquela que seria a casa dos seus sonhos.

 

Vamos evitar estas frustrações? Peça uma pré-aprovação de crédito antes de começar a procurar casa para ter esta segurança de poder avançar tranquilamente assim que surgir um bom negócio.

 

 

> Tenha um orçamento ajustado à sua realidade financeira

 

Ao pedir uma pré-aprovação de crédito com antecedência terá uma noção mais real do teto máximo a que pode chegar o valor do seu imóvel. Desta forma está também a evitar perder tempo com opções acima das suas capacidades financeiras.

 

Para além disso, sabendo os valores de financiamento que pode obter, será mais fácil de ajustar determinados critérios como, por exemplo, a localização e a tipologia, criando um filtro mais específico na procura do imóvel ideal para si.  

O processo de compra de uma casa não tem de ser um bicho de sete cabeças. Aconselhe-se junto de um Consultor Zome e faça o pedido de pré-aprovação de crédito através dos nossos Intermediários de Crédito Certificados pelo Banco de Portugal.

 

Revisão feita por: Carina Costa - Financial Administrative Manager Zome

A compra de uma casa não tem de ser uma dor de cabeça se souber exatamente por onde deve começar. Dê o primeiro passo com o pedido de pré-aprovação do crédito habitação.

13 de Outubro de 2020
Autor:

Catarina Pinheiro

Content Manager
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios