Temas Fechar

Conheça todos os prazos para o IRS 2020

28 de Janeiro de 2020

O prazo para começar a pensar na papelada do IRS está aí à porta. Conheça todos os prazos do IRS 2020!

Lembra-se daquele ano em que se esqueceu completamente de validar as suas faturas e tentou a todo o custo fazê-lo no último dia?

 

A tormenta do IRS está aí à porta e nós queremos mantê-lo afastado dos pesadelos burocráticos! Chegou o momento de começar a tratar da papelada para entregar a declaração de IRS 2020 e é já a partir do mês de fevereiro que tem mesmo de estar atento a todos os prazos para que nada falhe.

 

Se todos os anos sente a pressão de não saber o que deve fazer em primeiro lugar ou por onde deve começar, este artigo é para si! Fique atento à Notes que vamos pô-lo a par de tudo!

 

Fevereiro de 2020

  • Até ao dia 15

Se no ano de 2019 teve na sua família situações como nascimento de filhos, casamento, divórcio, morte do cônjuge, mudança de residência permanente, filhos em guarda- conjunta, ou filhos que deixaram de ser considerados dependentes,  dia 15 de fevereiro é a data limite para efetuar a atualização do seu agregado familiar no Portal das Finanças.

 

Tome nota: caso não faça esta atualização, os dados apresentados na última declaração de IRS entregue, serão os considerados! 

 

Se não tem qualquer alteração na sua situação familiar a comunicar, basta verificar se os dados no Portal das Finanças estão corretos.

 

 

  • Até ao dia 25

Marque já na agenda: até dia 25 de fevereiro tem de validar todas as faturas pendentes no portal e-fatura no Portal das Finanças. Se tiver filhotes, não se esqueça de verificar também as suas despesas.

 

No caso de ter rendimentos de trabalho independente e estar abrangido pelo regime simplificado deve também indicar se as despesas são pessoais, profissionais ou mistas.

Março de 2020

  • Até ao dia 15

Este é um novo prazo para registar na sua agenda: até dia 15 de março, a Autoridade Tributária deverá disponibilizar na página pessoal de cada contribuinte, os montantes das deduções à coleta proporcionados pelas despesas comprovadas por fatura e outros documentos.

 

Para além destas despesas comprovadas por faturas, terá também a oportunidade de consultar outros gastos dedutíveis no IRS efetuados em entidades dispensadas de passar fatura como é o caso dos créditos à habitação, das rendas da casa das taxas moderadoras e das propinas de estabelecimentos de ensino públicos.

 

 

  • De 15 a 31 de março

No caso de detetar algum tipo de erro ou não concordar com os valores calculados pela Autoridade Tributária relativamente às despesas gerais e familiares, no período de 15 a 31 de março tem a oportunidade de reclamar estas despesas.

 

Tome nota: se desejar consignar o IRS ou o IVA a uma entidade, é também neste período que o poderá fazer!

Abril a Junho

  • De 1 de abril a 30 de junho

Este é aquele prazo que não pode mesmo falhar: a data de entrega do IRS referente aos rendimentos de 2019 é realizada de 1 de abril a 30 de junho!  

 

Tome nota: no caso de estar abrangido pelo regime de IRS automático terá apenas de validar os dados já pré-preenchido. Se não submeter a declaração, esta já será entregue de forma automática.

Julho

  • Até ao dia 31 de julho

Esta é a data limite para receber o reembolso. Até esta data a AT terá também de enviar a nota de liquidação do IRS. No entanto, para que isto acontece é muito importante garantir que entrega o IRS dentro do prazo legal.

Agosto

  • Até ao dia 31 de Agosto

No caso de ter de pagar imposto adicional ao Estado, tem até 31 de Agosto para o fazer. Tenha atenção a esta data pois o incumprimento deste pagamento está sujeito a multas.

 

Tome nota: o pagamento do IRS pode ser feito em qualquer tesouraria das Finanças, nas instituições bancárias autorizadas, num posto dos correios ou em qualquer outro local determinado por lei.

Gostou deste artigo? Partilhe com a sua família e os seus amigos e fique atento aos artigos da Notes desenvolvidos a pensar em si!

O prazo para começar a pensar na papelada do IRS está aí à porta. Conheça todos os prazos do IRS 2020!

28 de Janeiro de 2020
Autor:

Catarina Pinheiro

Redação Zome
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios