Temas Fechar

Como organizar a casa diariamente: dicas práticas para ser mais feliz

29 de Agosto de 2019

Organizar a casa é simplificar a vida, é trazer alegria para o lar e é ganhar mais tempo para estar com quem mais ama. Está nos seus desejos desfrutar de uma vida mais feliz perto de quem ama?

- Alice Nogueira! – O berro da minha mãe ouviu-se por toda a casa e fez-me saltar imediatamente do sofá. Eu sabia que o facto de ela gritar pelo meu apelido, era sinal de “problemas”.Fui a correr até ao meu quarto, passei pelas paredes brancas do corredor e quase tropecei no Randy, o nosso beagle, o cão mais acarinhado da vizinhança.

 

Cheguei assustada ao quarto, um pouco despenteada até e perguntei-lhe: O que se passa mãe?

- O que se passa Alice? Olha bem à tua volta. Hm... Olhei à minha volta e fiquei envergonhada. Ela tinha razão!

 

No meu quarto estavam meias espalhadas pelo chão, folhas de estudo da Universidade dispersas pela secretária, uma xícara esquecida na mesa de cabeceira, roupas abandonadas na cadeira... um espaço totalmente desorganizado. Fiquei triste comigo, baixei a cabeça e pedi-lhe desculpa.

 

- Desculpa mãe. – Disse eu, enquanto apanhava uma das meias do chão. Nunca mais me esqueço do olhar que me lançou: Desilusão. Desilusão. Desilusão.  

 

A minha mãe sempre foi a minha inspiração, ela trabalhava num café e por isso, nunca tinha horários certos. Contudo, ela sempre fez da organização uma prioridade no seu dia. Ela dizia-me: - “Alice, a nossa casa é o nosso refúgio. Não importa o que faças durante todo o teu dia, ao chegar a casa tens de te sentir bem. A tua casa tem de te transmitir energia positiva, conforto e felicidade.”

 

Confesso-vos, eu nunca percebi muito bem o que ela queria dizer até ter sido mãe de dois meninos lindos e que agora são a minha vida. Quando somos mães, queremos o melhor para os nossos filhos e para a nossa família, queremos que eles se sintam bem e mais do que nunca que sejam muito felizes. Agora entendo a minha mãe. O que eu neste momento mais quero é que a minha casa seja o refúgio da minha família.

 

Então sim, apesar de ter dias em que o cansaço fala mais alto, em que as pernas balançam, a dor de cabeça aumenta e em que só me apetece desistir de tudo e de todos, eu organizo a minha casa.

 

Aprendi com este processo, que organizar a minha casa é simplificar a minha vida. É trazer alegria para o meu lar. É ganhar mais tempo para estar com quem mais amo.

Está nos seus desejos desfrutar de uma vida mais feliz perto de quem ama?

 

A verdade é que são as pequenas mudanças e a criação de novos hábitos que fazem toda a diferença na nossa vida. No início até pode ser penoso porque não estamos habituados, mas com o passar do tempo todo o esforço vale a pena.

 

Se tem filhos e eles são a sua motivação, pense no tempo que a organização lhe vai dar para estar com eles. Se por outro lado não tem filhos, mas tem uma vida ocupada, preenchida com demasiadas tarefas e um trabalho exigente, a organização também o vai manter mais calmo e relaxado. Se tem dificuldade em manter a casa organizada, o ideal é que continue a ler este artigo para aceder às dicas práticas que preparamos para si.

1. Menos é mais: comece a destralhar

Antes de organizar seja o que for, descarte aquilo que não usa mais ou que não faz mais sentido na sua vida. Se tem dificuldade em fazer isto, aconselhamos a começar pelas coisas que têm menos utilidade para si.

 

O mais importante é libertar espaço físico para o que realmente faz sentido ter na sua casa. Lembre-se que ao estar neste processo, vai estar também a simplificar a sua casa e consequentemente, a esvaziar a mente e a sua vida.

2. Traz felicidade? Pratique o desapego

Pergunte a cada objeto se ele lhe traz felicidade. A chave é trabalhar para identificar aquilo que verdadeiramente produz alguma utilidade para si, para a sua família ou para o seu lar.

 

Questione-se: Ainda precisa daquele casaco velho? Ainda vale a pena guardar aquele móvel antigo abandonado na garagem?

3. Dura menos de cinco minutos? – Então, faça agora!

Esta é uma regra de ouro para quem quer manter a casa organizada, principalmente no quotidiano. Esta ação evita que se esqueça ou que acumule pequenas tarefas. Se pode cumprir uma tarefa em menos de cinco minutos, cumpra imediatamente!

 

Por exemplo, se vai tomar chá para a sala de estar e fica lá algum tempo a ver televisão, não se esqueça de ao sair daquele espaço, levar novamente a xícara para a cozinha. É simples, mas faz toda a diferença!

4. Organize por categorias e não por divisões da casa

Apesar deste aspecto ser um pouco controverso, porque depende de pessoa para pessoa e de casa para casa, o recomendado para uma organização mais eficiente é organizar por categoria. Reunir objetos de uma mesma categoria, em áreas específicas, ajuda também a memorizar o lugar a que pertence cada objeto.

 

A japonesa Marie Kondo, que aborda a organização como uma forma de terapia, recomenda o seguinte método: Comece primeiro por organizar a roupa (que por sua vez tem subcategorias como roupa de desporto, sapatos, etc.) livros, objetos, papéis e termina com os de valor sentimental.

 

Ela afirma: “Se reduzir as suas posses nesta ordem, o seu trabalho vai fluir com uma facilidade surpreendente. Ao começar com as coisas mais fáceis e ao deixar as mais difíceis para o fim, poderá melhorar pouco a pouco as suas habilidade para tomar decisões e assim terminará por achar a tarefa mais simples de ser feita.”

5. Guarde os objetos de forma visível e coloque etiquetas

 

Tudo deve estar visível! E se por algum motivo não estiver, coloque uma etiqueta a identificar. Isto funciona muito bem em espaços como: cozinha, escritório, casa de banho e gavetas.

6. Faça a cama todos os dias

Fazer a cama todos os dias é uma técnica simples, que normalmente dura menos de cinco minutos (lembra-se da regra dos cinco minutos?), mas que é esquecida por quase toda a gente. Pode parecer chato e até desnecessário, mas fazer a cama todos os dias além de tornar o espaço mais organizado, pode até aumentar a sua produtividade.

 

Uma vez que consegue instalar o hábito, também consegue fazer outras coisas à partida até mais difíceis. Ou seja, a capacidade de gerir certas situações e de encarar outro tipo de desafios aumenta. Depois de dar mais este passo, certamente vai começar a notar diferenças no ambiente do seu lar e consequentemente, na sua vida.

 

Esperamos que estas dicas sirvam de inspiração!

Organizar a casa é simplificar a vida, é trazer alegria para o lar e é ganhar mais tempo para estar com quem mais ama. Está nos seus desejos desfrutar de uma vida mais feliz perto de quem ama?

29 de Agosto de 2019
Autor:

Adriana Gonçalves

Redação Zome
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios