De que adianta ser um bom profissional, qualificado e preparado se não estás a comunicar isso às pessoas? Como está a tua presença online? Já estás a desenvolver a tua autoridade digital? É sobre isto que venho conversar contigo.
Vou partilhar algumas dicas simples, mas poderosas que te vão ajudar a criar um relacionamento com a tua audiência e ao mesmo tempo desenvolver a tua autoridade digital. Vamos lá?
Imagina o seguinte cenário:
Joana: Rita, conheces alguém em quem eu possa confiar para vender a minha casa? Alguém de referência?
Rita: Ahh, sim conheço um profissional que sigo nas minhas redes sociais e gosto muito. Parece ser de confiança, ele aborda os diferentes assuntos do mercado, mas também tem conteúdos de motivação, esclarece dúvidas dos seguidores, compartilha dicas e leituras interessantes. Olha é este o perfil dele. Segue-o!
Consegues adivinhar quem é o profissional em questão? Sim, ÉS TU! Mas, este cenário só se aplica a quem já está a desenvolver a sua marca pessoal no digital.
A questão é: Como está a tua presença online? Já estás a desenvolver a tua autoridade digital? É sobre isto que venho conversar contigo. Se tens interesse, continua a ler este artigo.
Uma pessoa à procura + uma pessoa que ajuda + um assunto específico + TU que és da área + posicionamento e presença no digital = OPORTUNIDADE e REFERÊNCIA!
Com o avanço da tecnologia, a chegada da pandemia e o digital em alta, esta é uma soma cada vez mais importante e que não te deves esquecer. Atualmente, quem não está no digital a desenvolver a sua marca pessoal, a sua imagem, está a perder oportunidades.
Diz-me: De que adianta ser um bom profissional, qualificado e preparado se não estás a comunicar isso às pessoas? As pessoas sabem quem és? O que fazes diariamente?
Comunica, conecta, fortalece a tua marca pessoal. E para isso, não basta querer vender. É preciso criar valor!
Eu e tu, procuramos por identificação e valores semelhantes aos nossos e por isso, a tua marca pessoal deve ser a base do teu negócio e da tua “pegada digital”. É ela que vai também despertar interesse, curiosidade e confiança.
No digital, só informação não vende, só produtos não desperta interesse. É preciso criar e partilhar conteúdo que cause impacto, que seja diferente e único, que seja teu.
Vou partilhar algumas dicas simples, mas poderosas que vão te ajudar a criar um relacionamento com a tua audiência e ao mesmo tempo desenvolver a tua autoridade digital. Vamos lá?
Ser uma marca pessoal memorável é ser reconhecida como uma marca que faz a diferença. E por isso, é importante ter uma visão clara e um porquê definido.
“As pessoas não compram bens e serviços.
Elas compram relacionamentos, histórias e magia.”
- Seth Godin
Responde:
Estas questões são a base para definires um posicionamento único, alinhado com a tua experiência e com quem és como pessoa e profissional.
Para desenvolver a tua autoridade digital, um dos passos mais importantes e que iremos abordar a seguir, é criar um conteúdo incrível e de valor para o teu público. Mas, antes disso, precisas de o entender e estudar.
Quando sabes estas e outras respostas, consegues gerar identificação e com isso, a tua audiência pode interagir com os teus conteúdos. Pode compartilhar com um amigo que esteja a passar pelo mesmo problema, comentar com alguma dúvida e criar interação.
Tudo isto porque tiveste a empatia de entender e estudar sobre quem te segue e de criar um conteúdo que soluciona essas dores/desejos.
No digital não adianta criar personagens e na minha opinião, dividires quem és entre Eu Profissional VS Eu Pessoal.
Lembra-te: Tu és uma pessoa só! Sim, pode e deve existir um equilíbrio entre os dois mundos. Mas, ser vulnerável também é ser corajoso e também é mostrares ao mundo mais de ti, do que apenas produtos e serviços.
E no digital, principalmente nas redes sociais, as pessoas não querem ver publicidade e autopromoção. Elas querem ver a realidade e sentir emoções. Querem conexão e identificação. Por isso, sê autêntico.
Na medida certa, com o tom certo e sempre com foco no teu porquê que já definiste no ponto 1.
Existem várias redes e canais de comunicação como Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, Twitter e até o próprio site da empresa. Portanto, o primeiro passo é investir na rede ou nas redes sociais ideais para te comunicares.
Não precisas de estar em todas, mas está naquelas que fazem sentido para ti e que achas importantes para o público que queres atrair.
Para isso pensa: Como é mais simples para ti produzir conteúdo? Preferes comunicar por vídeo? Por escrito? Através de imagens?
Após escolheres as redes e descobrires a dor é importante criar e entregar conteúdo de qualidade relacionado com a tua área.
Para alguém confiar em ti e no teu trabalho, é necessário também provar que o teu método de trabalho funciona, por isso, oferece resultados.
Uma prova social pode ser um depoimento de um cliente satisfeito, classificações e até mesmo críticas, dúvidas ou sugestões de clientes, bastidores do teu trabalho, logotipos de clientes credíveis, revistas que já falaram sobre a tua marca pessoal ou até artigos de opinião. Mostra como o teu trabalho, oferece resultados!
O melhor dos conselhos que te posso dar é: ACREDITA EM TI! Se tu não acreditares, quem vai?
Para seres uma referência, tens de comunicar como tal. Precisas de ter uma postura confiante e assertiva, dominar os assuntos que falas, estudar muito, dar feedback e criar conteúdos únicos para o teu público.
Quando tu acreditas em ti, nas tuas habilidades, no teu conhecimento e valor único, tu conquistas a confiança e a conexão das pessoas. Ou seja, nada disto que escrevi pode ajudar-te se tu próprio não acreditares.
Para te destacares no mercado, para seres uma referência na tua área e alguém memorável, tens de ACREDITAR. Acredita e simplesmente começa!
Adriana Gonçalves
Content Manager & Social Media Zome