Temas Fechar

Chave móvel digital - saiba como ativar a sua online

31 de Julho de 2020
Créditos de imagem: Freepik.com

A Chave móvel Digital apareceu para simplificar o seu dia a dia! Saiba como pode obter a sua e esqueça as deslocações e as filas de espera desnecessárias para assinar ou renovar documentos.

 

A Dª Clotilde (Conheça a sua história, clicando aqui) tem a carta de condução para renovar. Não é pessoa de deixar escapar estas coisas, tem sempre os documentos em dia, mas desta vez está mesmo a ficar sem tempo.

 

Para além de ainda ter de pedir o atestado médico e ter de contar com umas horas para esperar na fila, a Dª Clotilde já está de malas feitas para as férias que se avizinham. Quando disse ao neto mais velho que não podia ir almoçar com ele porque tinha de “passar  o dia a tratar destas papeladas” ele deu-lhe uma solução: ativar a chave móvel digital e renovar a carta de condução online.

 

Se há coisa que agora a Dª Clotilde não perde de vista é a chave móvel! Aliás, como vendeu a sua casa até já aproveitou para fazer a alteração da morada no cartão de cidadão e para tratar de outros tantos assuntos que estavam pendentes por “falta de tempo”. Simples, não é?

 

Esqueça as deslocações e as filas de espera desnecessárias para assinar documentos ou renovar o seu Cartão de Cidadão! Com a chave digital pode agora assinar contratos, certificados, alterar a sua morada fiscal ou assinar contratos de promessa de compra e venda sem ter de sair de casa.

 

O que é a Chave Móvel Digital?

A chave móvel é um meio de autenticação e assinatura digital certificado pelo Estado português. Com um login único passa a ser possível aceder a portais públicos ou privados e assinar documentos digitais.

 

Para os cidadãos portugueses é feita a associação do número de telemóvel ao número de identificação civil e, para os cidadãos estrangeiros, é associado o número de passaporte ou título/cartão de residência.

O que pode fazer com esta funcionalidade?

Agora, com a CMD (Chave Móvel Digital) pode aceder não só a sites de entidades públicas, mas também a alguns sites de instituições privadas.

 

No portal dos serviços públicos, com a CMD pode aceder a uma variedade de serviços como: renovação do cartão de cidadão, alteração de morada no cartão de cidadão, registo de nascimento, pedido de registo predial, marcação de consultas no Serviço Nacional de Saúde, pedido de passaporte, pedido de informação sobre matrícula automóvel, criação de empresa online, realização da habilitação de herdeiros, entre outros. São muitas as opções que tem ao seu dispor sem ter de sair de casa.

 

Algumas instituições privadas também lhe permitem consultar/utilizar determinados serviços online:

 

  • ePortugal;
  • Instituto dos Registos e Notariado, I.P.;
  • Segurança Social;
  • Autoridade Tributária e Aduaneira;
  • Caixa Geral de Depósitos;
  • Portal SNS;
  • Millennium BCP;
  • Novo Banco;
  • IMT;
  • Registo Criminal Online;
  • Activobank;
  • ADSE;
  • EDP Comercial;

Quer obter a sua Chave Móvel Digital? É simples!

 

 

1. Aceda a autenticacao.gov.pt e escolha a opção > Ativar a chave móvel digital

 

2. Selecione a opção online mais prática para si:

   

    - Ativar com o Cartão de cidadão: vai precisar de ter à mão o seu Cartão de Cidadão, o Código PIN de autenticação e um leitor de cartões.

    - Insira os seus dados e siga os passos.

    - Confirme o seu pedido com o código de confirmação que será enviado por SMS.

 

> Clique aqui para ver o vídeo com o passo a passo 

   

    - Ativar com os dados de acesso ao Portal das Finanças: necessita de ter o seu NIF e senha de acesso.

    - Insira os seus dados e siga os passos.

    - Confirme o seu pedido com o código de confirmação que será enviado por SMS.

    - Irá receber na morada do Cartão de Cidadão uma carta com o PIN temporário (no prazo de 5 dias)

 

> Clique aqui para ver o vídeo com o passo a passo

Comece já a utilizar!

A utilização da Chave Móvel Digital é simples e segura. Sempre que quiser autenticar-se num dos portais que lhe indicamos tem apenas de passar por dois passos de segurança:

 

1. Inserir o PIN da Chave Móvel Digital (que já escolheu no momento de ativar a chave)

2. Inserir um código de segurança temporário que lhe será enviado por SMS, email, mensagem direta no Twitter ou através de uma notificação na aplicação móvel “Autenticação.gov”

 

Para fazer a sua autenticação terá de:

 

1º passo - Escolher o separador “Chave Móvel Digital”.

2º passo - Autorizar a utilização dos seus dados.

3º passo - Inserir o número de telemóvel e código PIN da Chave Móvel Digital. Clicar em “Autenticar”.

4º passo - Introduzir o código de segurança enviado por SMS para o telemóvel.

5º passo - Confirmar os seus dados pessoais.

Como pode assinar documentos com a CMD?

Créditos de imagem: Adobe Stock

 

Para assinar com Chave Móvel Digital necessita de:

 

  • ter a Chave Móvel Digital ativada
  • ter a assinatura digital da CMD ativada
  • código PIN de assinatura da CMD(que pode ser diferente do código PIN da CMD)

 

Já fez o pedido da chave móvel, mas não consegue ativar a assinatura dos documentos? A solução é simples: aceda ao site autenticacao.gov.pt e faça login com a sua chave móvel e o PIN correspondente. Selecione a opção “Chave Móvel Digital” que deverá aparecer do lado esquerdo do seu ecrã e consulte o estado da subscrição.

 

Caso verifique que o estado está assinalado como “inativo” deve dirigir-se a um Espaço  Cidadão, Espaço Empresa ou aos balcões de atendimento do IRN e da RIAC para fazer a sua ativação presencialmente.

Sabia que pode poupar dinheiro ao renovar documentos online?

O Cartão de cidadão e a carta de condução são dois documentos que podem ser renovados online com a Chave Móvel Digital. Para além de evitar perdas de tempo e filas sem fim, permite-lhe também poupar dinheiro. Sim, leu bem: ao escolher renovar estes documentos online vai ter um desconto de 10% no valor que iria pagar pela renovação presencial.

 

Pode fazer este pedido de renovação seis meses antes do prazo de caducidade e não tem de se preocupar com o levantamento imediato dos documentos: a carta de condução é enviada por correio registado e o cartão de cidadão tem um período de um ano para ser levantado.

A Chave móvel Digital apareceu para simplificar o seu dia a dia. Ative já a sua e comece ainda hoje a organizar burocracias pendentes por falta de tempo.

 

Leia outros artigos relacionados com a tecnologia, clicando aqui.

 

Fontes: autenticacao.gov.ptjustica.gov.pt

 

 

A Chave móvel Digital apareceu para simplificar o seu dia a dia! Saiba como pode obter a sua e esqueça as deslocações e as filas de espera desnecessárias para assinar ou renovar documentos.

31 de Julho de 2020
Autor:

Catarina Pinheiro

Content Manager
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios