Temas Fechar

Casa inteligente: o que é a Domótica e como pode ajudar a poupar

02 de Outubro de 2020
Créditos de imagem: Adobe Stock

A Domótica vem tornar a sua casa mais confortável, mais segura e até mais divertida!  Saiba mais sobre esta tecnologia e como pode poupar algum dinheiro com a sua implementação.

Home Sweet Home. E se além de Sweet (doce) fosse também Smart (inteligente)?

 

Já ouviu falar de Domótica? Bem-vindo ao presente, onde viver numa casa inteligente é cada vez mais uma realidade!

 

A funcionalidade de alta voz já não serve só para ouvir música. Agora, esta funcionalidade ouve o que dizemos, compreende a nossa mensagem e responde-nos.

 

O ritmo de vida atual e os avanços tecnológicos que experimentamos nos últimos anos levaram a novas formas de viver. Edifícios e habitações tornaram-se mais multifuncionais, flexíveis e inteligentes. 

 

Atualmente e graças à evolução tecnológica, existe um leque diversificado de dispositivos no mercado que permitem controlar quase tudo a partir do smartphone, tablet ou computador, em cada instante e a partir de qualquer lugar.

 

E o mercado das casas inteligentes deverá continuar a crescer 14% até 2022, aponta um novo estudo da Oliver Wyman. Com vários mercados avaliados, os dados recolhidos apontam também que há cada vez mais consumidores atentos a este tipo de soluções preparadas para o mercado doméstico.

(fonte: insider.dn.pt)

 

Imagine que sai de casa e esquece-se de desligar as luzes da entrada. Sabe quanto poderia economizar se tivesse um sistema automático de luzes? É assim que a Domótica anda de mãos dadas com a sustentabilidade.

 

As casas inteligentes são um conceito simples com grandes vantagens para quem nelas habita. Continue a ler este artigo para saber mais sobre esta tecnologia e como pode poupar algum dinheiro com a sua implementação.

 

Ler também: 3 Dicas para tornar a sua casa mais prática e inteligente

O que é a Domótica?

A Domótica vem tornar a vida mais confortável, mais segura e até mais divertida! 

 

Da junção Domus "casa" com Imotique "automático", a Domótica é uma tecnologia recente, que une as vantagens dos meios eletrónicos aos meios informáticos, de forma a obter uma utilização e uma gestão integrada dos diferentes equipamentos tecnológicos numa habitação.

 

O objetivo da domótica passa por centralizar o controlo das funções de vários sistemas como a iluminação, a climatização, o aquecimento, o controlo de eletrodomésticos num único local como um smartphone ou tablet. Este controlo pode ser local, ou remoto.

Quais são as vantagens destas casas inteligentes?

Créditos de imagem: Adobe Stock
  • Mais poupança e eficiência energética

 

Chegou a hora de fazer contas ao consumo de energia e de poupar algum dinheiro!

 

A implementação de sensores e tomadas inteligentes é cada vez mais barata e o potencial de poupança aumenta exponencialmente. Eletrodomésticos e equipamentos conectados ao seu smartphone? Então, já pode controlar e programar à sua maneira.

 

As assistentes virtuais inteligentes como Alexa, Google Assistant ou Siri, podem ajudar a poupar, por exemplo, ao desligar luzes que possam ter ficado ligadas, ou o ar condicionado assim que sai de casa.

  • Mais segurança

 

Abandonar a sua casa nas férias já não precisa de ser uma preocupação! Em períodos de férias, por exemplo, pode ficar mais descansado vai poder continuar de olho na sua casa.

 

Vigiar a sua casa a qualquer hora e em qualquer lugar é agora possível e outra das grandes vantagens da domótica. Basta para isso ter ao seu dispor um smartphone, sensores de movimento wireless e um sistema de câmaras de vigilância.

 

Os sensores alertam em caso de tentativa de roubo, incêndio, fuga de água, ou outra situação anómala. 

  • Mais conforto e conveniência

 

Gestos simples como ser capaz de ligar e desligar luzes, controlar estores ou persianas elétricas, programar playlists no sistema de som são agora mais ágeis de fazer.

 

A conveniência de ter vários sistemas do lar agregados e controlados pelo telemóvel é óbvia. Através de uma aplicação para smartphone, outro dispositivo em rede, ou assistente virtual, tem acesso a tudo, mesmo no conforto do seu sofá.

O futuro na sua casa - alguns exemplos onde a domótica pode ser aplicada na prática:

Créditos de imagem: Adobe Stock

 

 

 

Todas as sugestões que disponibilizamos conectam com as aplicações Tuya Smart (disponível para Android e iOS) e Smart Life (disponível para Android e iOS) e também com a assistente virtual inteligente Alexa (disponível na Amazon - clique aqui

 

Domótica no quotidiano: veja exemplos para facilitar a sua vida!

1. Acionar cenários programados em função da hora do dia

 

Se gosta de acordar cedo poderá programar a sua cafeteira para começar a fazer o café meia hora antes. Outra possibilidade, é programar o ar condicionado para ligar todos os dias 1h antes da sua chegada a casa. Assim quando chegar a casa, já estará uma temperatura muito mais agradável. 

 

2. Controlar estores sem ter de sair da cama 

 

Com domótica é possível abrir os estores quando o dia começa e fechar os estores quando anoitece. 

 

3. Apagar as luzes com um toque 

 

Apague todas as luzes apenas com um toque na aplicação ou comando para a Alexa. 

 

4. Luzes fantasma 

 

Vai de férias? Use o programa de luzes fantasma para simular a sua presença em casa. 

 

5. Receber notificações quando alguém chega e/ou sai de casa

 

Costuma deixar o seu filho em casa enquanto vai trabalhar? A domótica é fundamental para a sua tranquilidade, pois, desta forma, consegue ter acesso a informações importantes. 

 

6. Usar os diferentes recursos das assistentes virtuais inteligentes

 

Há vários comandos de voz que podem ser aplicados para realizar diferentes tarefas do quotidiano. Por exemplo, ligar para alguém, saber a previsão do tempo, se vai estar sol ou a chover, conferir a agenda da semana, etc. 

Para refletir

O custo para a implementação de domótica já foi mais caro. Atualmente, é possível encontrar orçamentos mais acessíveis e que são mais económicos para a sua carteira.  

 

Além disso, ao implementar um sistema destes na sua casa está também a pensar no desenvolvimento sustentável do nosso planeta porque consegue efetivamente poupar mais energia e consequentemente, mais recursos e dinheiro.

 

A domótica influencia também no valor da sua casa, melhorando o quotidiano e preparando-a para o futuro. 

A Domótica vem tornar a sua casa mais confortável, mais segura e até mais divertida!  Saiba mais sobre esta tecnologia e como pode poupar algum dinheiro com a sua implementação.

02 de Outubro de 2020
Autor:

Adriana Gonçalves e Nuno Pinto

Content & IT Manager Zome
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios