Conheça o novo programa para fomentar a eficiência energética que abrange obras em casas anteriores a 2006.
A sua casa foi construída até 2006? Saiba que desde o dia 7 de Setembro de 2020 que as candidaturas para o ‘Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis’ divulgado pelo Governo, já estão abertas.
As intervenções em edifícios visando a sua sustentabilidade e a reabilitação energética, encontram-se entre as medidas com maior efeito multiplicador na economia, gerando emprego e riqueza a nível local e nacional. Está por isso identificada em diversos estudos como sendo uma das medidas mais relevantes para fomentar a recuperação da economia na fase pós COVID.
Esta e outras informações estão documentadas no Regulamento de atribuição de incentivos - Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis e também no site Fundo Ambiental.
Esta iniciativa de 4,5 milhões de euros, pretende melhorar a eficiência energética e hídrica das habitações e está enquadrada no programa de recuperação económico incluído no orçamento suplementar para este ano.
“É uma forma muito simples de as pessoas terem um duplo ganho: um apoio direto às obras que fazem e um apoio que acaba por se traduzir numa fatura elétrica ou de gás mais baixa. E também um ganho público porque temos mesmo de ser mais eficientes na energia que consumimos no país e esse é um objetivo do governo”, explica o ministro do Ambiente, José Pedro Matos Fernandes, citado pela Rádio Renascença.
Leia também: Sustentabilidade em casa: 6 dicas práticas para começar
O programa tem como objetivo apoiar candidaturas que podem incluir uma ou mais das seguintes tipologias de projetos:
O prazo para apresentação das candidaturas ao Incentivo decorre desde o dia 7 de setembro até às 23.59 h do dia 31 de dezembro de 2021 ou até esgotar a dotação prevista.
As candidaturas são apresentadas ao Fundo Ambiental através do preenchimento do formulário disponível no site dedicado à presente Iniciativa. Aceda aqui!
O candidato é notificado, por via da plataforma do Fundo Ambiental, da confirmação de submissão do pedido de atribuição de incentivo, contendo a respetiva data e hora.
Leia também: Vai comprar eletrodomésticos novos? Tenha atenção à nova etiqueta energética
A submissão do formulário preenchido deve ser acompanhada de todos os documentos solicitados.
Documentos relativos ao candidato:
Documentos relativos à candidatura:
Documentos obrigatórios por tipologia de projeto: Consulte o Regulamento.
A Entidade Gestora do Fundo Ambiental produzirá um relatório final com os resultados, que deverá incluir os montantes financiados, bem como o número de incentivos atribuídos por tipologia de acordo com o Regulamento.
Adriana Gonçalves
Content Manager & Social Media Zome