Temas Fechar

Apreciar a viagem e desfrutar do processo - por Sílvia Cardinha Martins

25 de Junho de 2021

"Grata pela oportunidade de trabalhar numa empresa com a qual me identifico, que partilha os mesmos valores e que nos inspira a ser a cada dia ”uma versão melhor de nós próprios”."

“Estou exausto”, “Não tenho paciência para nada”, “Ando desmotivado”, “ Não sei como lidar com tanto stress”, “As pessoas estão impossíveis”….ultimamente tenho ouvido estas frases demasiadas vezes.

 

Esta constatação fez-me refletir sobre o assunto. E é sobre isto que vos escrevo hoje:

 

Vivemos num mundo que parece girar cada vez mais depressa e onde as exigências são cada vez mais. Queremos tudo “para ontem”, queremos ser os melhores em tudo, somos cada vez mais competitivos, menos compreensivos e menos tolerantes.

 

Mas será que é realmente o mundo que assim o exige ou somos nós que assim queremos?

 

É urgente parar para escutar o nosso corpo, escutar as nossas necessidades e pensar naquilo que realmente estamos a fazer com as nossas vidas!

 

Vivemos a pensar naquilo que temos para fazer, naquilo que não fizemos e a correr “atrás do prejuízo” e não nos permitimos viver o presente, apreciar as pequenas coisas e celebrar as pequenas vitórias do quotidiano…

 

Ser consultor imobiliário pode ser uma profissão muito desgastante e stressante. Mas se queremos ser felizes e ser uma mais-valia para os nossos clientes, ser realmente a bússola que necessitam, temos que nos cuidar e proteger das coisas menos positivas que envolvem o sector do imobiliário e o mundo em geral.

 

Podemos, e devemos, escolher as “guerras” pelas quais vale a pena lutar.

 

Podemos, e devemos, afastar-nos de tudo aquilo que é tóxico e nos rouba a energia para fazer aquilo que amamos e tão bem sabemos fazer.

 

Podemos, e devemos, aprender a dizer NÃO.

 

» Leia também: Malditas crenças limitadoras! - por Joana Amorim 

Grata pela oportunidade de trabalhar numa empresa com a qual me identifico

Temos o privilégio de ser “donos do nosso tempo” e de sermos bem remunerados pelos nossos serviços. E por isso sou grata todos os dias. Grata pela oportunidade de trabalhar numa empresa com a qual me identifico, que partilha os mesmos valores e que nos inspira a ser a cada dia ”uma versão melhor de nós próprios”. Façamos então o melhor possível com os nossos dias.

 

Não existe uma receita infalível para que consigamos atingir o equilíbrio perfeito, não existe um bloqueador eficaz contra as más energias, nem uma poção mágica para sermos felizes.No entanto, acredito que com algum empenho, conseguimos criar “defesas” que nos mantenham saudáveis neste mundo acelerado e louco em que vivemos.

 

» Leia também: Rotina matinal - Hábitos para uma manhã positiva

 

Para quem não me conhece, a minha formação base é na área da saúde, formei-me em Fisioterapia, em Medicina Tradicional Chinesa e sou instrutora de Pilates Clínico. Por isso, estas preocupações sempre estiveram muito presentes na minha vida e sempre que posso, partilho a minha experiência, para que posso ajudar outras pessoas.

 

Algumas das dicas que vou partilhar já fazem parte da minha rotina diária, outras nem por isso… mas estou a trabalhar nesse sentido. Só assim conseguirei dar o melhor de mim, ter mais qualidade de vida, ser melhor mãe, melhor esposa, melhor filha, melhor amiga, melhor profissional e melhor pessoa!

 

Partilho então convosco algumas dicas que considero importantes:

 

  • Agradecer diariamente tudo aquilo que temos e já alcançamos, é para mim fundamental;

 

  • Rodearmo-nos de pessoas positivas, criativas, empreendedoras, inspiradoras e verdadeiras ajudará certamente;
Créditos de imagem: Adobe Stock
  • Ter bem clara a nossa missão e os nossos princípios orientadores vai ajudar-nos a escolher o caminho certo;

 

  • Ter disciplina para cumprir as atividades que precisam de ser feitas (definir prioridades e respeitar as mesmas) é fulcral para sermos bem-sucedidos;

 

  • Respeitar a nossa necessidade de descansar. Por vezes é preciso parar. Precisamos de nos obrigar a fazer pausas, mesmo que pequenas durante o nosso dia de trabalho. É tão importante respirar fundo, espreguiçar, dar umas boas gargalhadas, fazer uma caminhada ou simplesmente beber um café e dar 2 dedos de conversa. É mesmo essencial para a manutenção da nossa saúde mental;

 

  • Incluir na rotina diária momentos de lazer , seja ler um livro, ouvir música, dançar, dar um passeio, etc. Fazer algo que nos inspire e nos faça sorrir;

 

  • Procurar ter uma alimentação equilibrada, fazer exercício físico regularmente, ter uma boa rotina de sono, meditar, são aliados do nosso bem-estar;

 

  • Não sermos demasiado críticos em relação a nós próprios também é importante. Por vezes somos demasiados exigentes que nem reparamos nas coisas boas que fazemos e que merecem um elogio… Reconhece o teu esforço. Reconhece o teu mérito. Comemora as tuas vitórias. Tu mereces!!!

 

  • Não queiras agradar a tudo e a todos, é impossível. Sê fiel a ti próprio e aos teus valores e faz aquilo que julgas ser o correto. Haverá sempre quem discorde ou critique.

 

  • Diz bom dia, obrigada, desculpa e sorri sempre, mesmo àqueles que julgas que não merecem…por vezes esses são os que mais precisam…

 

  • Pede ajuda se precisares. É legítimo que por vezes precises de um conselho, de colo, de um abraço, de uma palavra amiga ou de ajuda de um profissional de saúde. Não há mal nenhum nisso, permite-te falhar e ser vulnerável.

 

  • Sonha muito, sonha em grande. Não percas nunca a capacidade de sonhar e de acreditar! Se podes sonhar, podes concretizar.

 

Por fim, lembra-te que não queres só atingir um objetivo ou cortar uma meta…queres e deves, apreciar a viagem!

 

Vamos ser + felizes??

 

"Grata pela oportunidade de trabalhar numa empresa com a qual me identifico, que partilha os mesmos valores e que nos inspira a ser a cada dia ”uma versão melhor de nós próprios”."

25 de Junho de 2021
Autor:

Sílvia Cardinha Martins

Consultora Imobiliária Abóboda
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios