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7 hábitos para incluir na sua rotina e aumentar a produtividade

16 de Março de 2021

Manter o foco e a produtividade é fundamental para o seu desenvolvimento profissional mas não sabe por onde começar? Neste artigo damos-lhe 7 hábitos para incluir na sua rotina.

Lembra-se de quando começou a aprender a andar de bicicleta? As primeiras tentativas com as famosas rodinhas, a ajuda extra do adulto que estivesse por perto, a audácia de querer aumentar a velocidade, a rebeldia de querer aprender rápido para começar a dar os primeiros passeios sozinho…

 

Aprender a andar de bicicleta é uma questão de persistência e consistência. O mesmo acontece com a produtividade! Não existem fórmulas mágicas para conseguir alcançar a produtividade ideal de um dia para o outro, assim como não se aprende a dar as primeiras pedaladas de forma instantânea, é uma questão de experimentar, de fazer várias tentativas e de perceber o que funciona para si.

 

Comece por investir no seu autoconhecimento, entenda que hábitos e rotinas funcionam para a sua mente e para o seu desenvolvimento profissional. Estes são os primeiros passos para deixar de chegar ao final de um dia com a sensação de que não fez nada produtivo: primeiro mude o seu mindset, depois “é como andar de bicicleta, nunca se esquece”.

 

Conheça neste artigo alguns hábitos que o vão ajudar a aumentar a sua produtividade.

1 - “Acordar e cedo erguer dá saúde e faz crescer”

Mais do que acordar cedo, é fundamental avaliar a qualidade do seu sono. Pessoas que dormem mal têm mais dificuldade em manter a concentração e perdem o foco mais facilmente. Tente estabelecer horários para acordar e para ir dormir, dando especial atenção às suas rotinas nestes momentos:

 

 

> De manhã aproveite para tomar o pequeno almoço com calma, para fazer exercício, ler um pouco e depois sim, começar a trabalhar.

 

> De noite, esqueça os aparelhos tecnológicos, dê preferência a um bom livro, experimente fazer meditação.

 

 

Mas atenção: sente que trabalha de forma mais produtiva e focada ao final do dia? Então adapte a sua rotina tendo isso em conta!

 

Por exemplo, Robert Iger - CEO da Disney - começa o dia às 4h30, já Jeff Bezos - CEO da Amazon - aproveita as primeiras horas do dia para estar com a família e ler as principais notícias do dia evitando agendar reuniões para a parte da manhã. É tudo uma questão pessoal, comece a testar possibilidades e encontre a que funciona para si!

2 - Manter tudo organizado deve ser uma prioridade

 

O ideal é organizar-se já na noite anterior para não ter de começar o dia a tomar decisões. Faça uma lista de tarefas, deixe tudo anotado e registado para conseguir desocupar a cabeça destas pequenas coisas que só contribuem para aumentar a ansiedade.

 

Há quem aproveite para escolher a roupa para o dia seguinte, deixar a marmita e os lanches preparados, tudo pronto para não ter estas pequenas preocupações logo de manhã.

 

Utilize as tecnologias a seu favor, experimente apps que o ajudem a manter-se organizado com listas de tarefas, datas e lembretes.

3 - Saiba distinguir o “urgente” do “importante”

Já sabemos que existe uma grande tendência para confundir facilmente estes dois conceitos. Vamos simplificar:

 

 

> Urgente são todas as tarefas que estão associadas a uma data, a um conceito de “tempo” e que necessitam de uma atenção imediata

 

> Já o importante refere-se a tarefas que têm um prazo de entrega maior. Aqui o planeamento e organização são fundamentais para que não passem a ser tarefas urgentes pelo esquecimento de prazos e adiamentos constantes.

 

 

Um dos maiores inimigos da produtividade é a confusão contante destes conceitos fazendo com que muitas vezes tudo seja assumido como “urgente” e, tipicamente português, “para ontem”. Saiba filtrar as tarefas que lhe são transmitidas, questione sobre prazos e prioridades.

4 - Aprenda a dizer “não”

Negar um pedido não é sinal de fraqueza, falta de vontade de fazer, distância ou desinteresse. Pelo contrário: é foco e inteligência.

 

Pense bem: quantas vezes disse que “não” ao seu chefe ou a um colega de trabalho na última semana? Aprender a dizer que “não” em situações em que está cheio de trabalho ou lhe são pedidas tarefas paralelas que interferem nos prazos que tem para cumprir é fundamental para assegurar que não está constantemente a interromper o seu trabalho prejudicando a sua produtividade.

5 - Faça pausas de qualidade

 

Sim, os momentos de pausa são indispensáveis para assegurar o foco e concentração no trabalho, mas há quem não saiba quando parar ou como aproveitar estes intervalos.

 

Na hora de almoço, por exemplo, procure sair do escritório, desocupar a mente de assuntos relacionados com o trabalho. Durante a tarde faça mais uma pausa, aproveite para petiscar uns snacks e, sempre que se sentir cansado ou com dificuldade em terminar uma tarefa, pare um pouco.

6 - Cuide da sua mente!

Já cuidou da sua mente hoje? O que tem feito depois de um dia de trabalho que contribua para o seu bem-estar geral? No meio da azáfama de preparar o jantar para a família, brincar com as crianças, dedicar tempo ao seu parceiro e tratar das lides domésticas é fundamental que inclua tempo para si!

 

Reserve tempo para ler, experimente fazer meditação (excelente para auxiliar na concentração), ouça podcasts do seu interesse, dedique-se a mimar a sua mente.

7 - Lute contra a procrastinação

A procrastinação é uma autêntica “bola de neve”: começa com uma tarefa simples que deixa para depois, entretanto já fica para o dia seguinte e assim se vai arrastando algo que até poderia ser resolvido em apenas alguns minutos. O lema deverá ser sempre “não deixar para amanhã o que pode fazer hoje”!

 

Evite ao máximo dar aquela espreitadela nas redes sociais -  deixe isso para as suas pausas -  e se o seu trabalho o permitir desative também as notificações do seu telemóvel. Estes são dois dos grandes responsáveis por causar distração, desfocar dos nossos objetivo e servem sempre como desculpa para o nosso cérebro, afinal quem nunca pensou “só mais cinco minutos e já continuo isto”?

Conseguir adotar uma rotina mais produtiva é um desafio diário que depende maioritarimante de si mas também das condições de trabalho da sua empresa.

 

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Manter o foco e a produtividade é fundamental para o seu desenvolvimento profissional mas não sabe por onde começar? Neste artigo damos-lhe 7 hábitos para incluir na sua rotina.

16 de Março de 2021
Autor:

Catarina Pinheiro

Content Manager
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