Temas Fechar

7 Dicas práticas de poupança para quem vai comprar a sua primeira casa

25 de Junho de 2020
Créditos de imagem: Adobe Stock

Comprar a sua primeira casa é a realização de um sonho para si? Conheça 7 dicas práticas que o vão ajudar a poupar e a juntar dinheiro para comprar a sua primeira casa.

Comprar a sua primeira casa é a realização de um sonho para si? Já se imagina a viver sozinho ou até quem sabe acompanhado, a desfrutar do seu espaço, da sua liberdade e independência?

 

Comprar um imóvel é para muitas pessoas um objetivo de vida e nós sabemos que tem um significado emocional muito especial. É também uma decisão que envolve elevados recursos e que pode impactar as suas finanças por um longo prazo. Por isso, o ideal é tomar esta decisão com calma. Afinal, não quer que o seu sonho vire um verdadeiro pesadelo, não é?

 

Pensando nisso, listamos 7 dicas práticas que o vão ajudar a poupar e a juntar dinheiro para comprar a sua primeira casa. Confira!  

Conheça as suas finanças

O primeiro passo consiste em separar algum tempo para analisar como estão as suas finanças. Analise o seu orçamento e tenha em conta a compra que pretende fazer e o prazo em que gostaria de fazer a aquisição do imóvel. Avalie os seus gastos mensais e perceba quais são os seus gastos: fixos e variáveis.

 

Calcule que quantidade de dinheiro pode poupar todos os meses e se necessário agende uma transferência bancária automática no início de cada mês da sua conta à ordem para uma outra conta, assegurando que esse valor fica realmente guardado.  

Defina as suas prioridades financeiras

Créditos de imagem: Adobe Stock

Este é um momento muito importante porque vai trazer-lhe mais clareza sobre o seu plano financeiro e ajuda-o a traçar metas mais ajustadas com a sua realidade e necessidades.

 

Agora que já sabe como está a sua situação financeira e tem controlo sobre os seus rendimentos e gastos, está na hora de definir as suas prioridades.

 

Faça uma lista das suas metas financeiras a curto, médio, longo prazo e reflita sobre o prazo para cada uma dessas realizações. Se a compra da sua primeira casa estiver no topo da lista, priorize isso diariamente e lembre-se do porquê de querer atingir este objetivo.

Controle diariamente os seus gastos

Juntar dinheiro para comprar uma casa exige organização por isso, controle diariamente os seus gastos. Pode fazê-lo através de planilhas, cadernos ou até através de aplicações como: Finance, Mobills, MoneyWise, entre outras.

 

Desta maneira, consegue controlar e visualizar exatamente para onde vai o seu dinheiro, evitando compras desnecessárias e compras por impulso.

Rendimento Extra

Além de poupar ou seja, gastar menos, também pode ganhar mais. Ou seja, porque não arranjar uma forma de obter algum rendimento extra? Um part-time? Um novo projeto pessoal? Algo que lhe permita ganhar mais dinheiro. Utilize a sua imaginação e pense nas suas habilidades e conhecimentos.

 

Leia também: 8 ideias para ganhar dinheiro a partir de casa

Faça o seu dinheiro render

Além do valor do imóvel não se esqueça que existem outros custos extras como: decoração, documentação, escritura, mobílias, eletrodomésticos, entre outras coisas. Por isso, é necessário ter algum dinheiro guardado também para arcar com essas despesas.

 

Por isso, faça o seu dinheiro render. Existem no mercado diferentes opções de investimento rentáveis e que oferecem alguma segurança para quem quer investir com pouco dinheiro. A nossa dica é investir por exemplo, em depósitos a prazo, porque são produtos financeiros de baixo risco que permitem obter alguma rendibilidade.

 

Estes apresentam características diversas – desde vários montantes de subscrição às taxas de juro mais ou menos apelativas e ainda no que concerne à possibilidade de se efetuar reforços mensais.

Pense a longo prazo

Créditos de imagem: Adobe Stock

Coloque a hipótese de um dia mais tarde desejar vender a habitação. Se tal suceder, tenha em atenção que a localização do imóvel tem um grande impacto, não apenas no valor que irá ganhar com a venda mas também na facilidade em encontrar potenciais compradores.

 

Não se esqueça também, que regra geral, imóveis mais bem localizados pagam mais de IMI. Para saber mais sobre o valor do local onde pretende adquirir, consulte o coeficiente de localização do IMI junto das Finanças, que é uma das parcelas do cálculo do valor fiscal dos prédios.

Contratar um consultor imobiliário para o ajudar não é uma despesa, é um investimento

O trabalho deste profissional implica um conhecimento profundo do mercado pois diariamente lida com diferentes clientes, na sua maioria devidamente informados, casos e situações. Desta forma, é capaz de responder eficazmente aos desafios colocados na compra da sua casa.

 

Em conjunto consigo, irá definir o que procura e qual a melhor opção para si e para as suas necessidades. Este profissional também trata de toda a parte burocrática por si, o que faz com que poupe imenso tempo e transtornos desnecessários com os procedimentos contratuais e legais.

Necessita de financiamento? Aprofunde o seu conhecimento e conheça as taxas e custos associados ao crédito habitação

Depois de ter estabelecido um orçamento, tente perceber se reúne as condições para pedir um crédito bancário ou se, por exemplo, precisará de fiadores.

 

Se necessita de financiamento, relembramos que deverá pedir várias simulações junto das entidades bancárias para comparar ou então, pode também contar com a ajuda e aconselhamento dos profissionais da Zome, que é oficialmente certificada pelo Banco de Portugal para fazer intermediação de créditos.

 

Depois de aprender todos estes conceitos e reunir toda esta informação, estará muito mais informado para negociar com os bancos, comparar propostas e negociar a compra da sua primeira casa.

 

Portanto, o fundamental na poupança para comprar a sua primeira casa é assumir o controle das suas finanças de forma inteligente.

 

Desse modo, não gaste mais do que ganha, meça suas finanças e mantenha uma reserva para imprevistos. Calcule o quanto será destinado à compra e aos custos adicionais. Assuma o controle e comece a poupar para compra da sua casa. Se gostou destas dicas, compartilhe este artigo.

Comprar a sua primeira casa é a realização de um sonho para si? Conheça 7 dicas práticas que o vão ajudar a poupar e a juntar dinheiro para comprar a sua primeira casa.

25 de Junho de 2020
Autor:

Adriana Gonçalves

Content Manager & Social Media Zome
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios