Temas Fechar

6 ideias para aproveitar ao máximo os dias de praia!

20 de Agosto de 2020
Créditos de imagem: Adobe Stock

Ficar o dia todo deitado na toalha não é o seu passatempo favorito? Conheça algumas atividades para fazer com a família na praia!

Sol, calor, praia, mergulhos no mar... Haverá melhor forma de aproveitar o verão? O período de férias está oficialmente aberto e todos querem aproveitar ao máximo para descontrair e recarregar energias, mas há quem se aborreça depois de passar algumas horas deitado na toalha.

 

Se está a pensar passar as suas férias na praia comece já a fazer uma pesquisa das atividades e oportunidades que o lugar para onde vai tem para lhe oferecer. Procure por trilhos à beira mar, locais para visitar e atividades dedicadas às crianças.

 

Para o ajudar, selecionamos algumas ativades que pode fazer em qualquer praia de norte a sul do país, que não representam despesas adicionais e que incluem toda a família. Continue a ler este artigo!

1 - Pôr a leitura em dia

Há quanto tempo tem aquele livro na prateleira a ganhar pó? Época de praia é época de pôr as leituras em dia!

 

Na sua mala de praia inclua livros para toda a família. Se já esgotou os livros que tem aí por casa, experimente as alternativas digitais - descubra aqui algumas bibliotecas e livros digitais com acesso aberto e gratuito.

 

Tem também a opção de comprar um jornal ou uma revista que, na sua maioria, trazem sempre uma atividade extra no final - umas palavras cruzadas, uma sopa de letras, um sudoku.

2 - Esticar as pernas

Nas horas mais quentes, o mais seguro é ficar deitado à sombra do guarda sol. Mas quando o final do dia começa a chegar e os bichinhos carpinteiros já não o deixam relaxar na toalha, o melhor é esticar as pernas!

 

Aproveite para fazer caminhadas à beira mar e, se for mais adepto do desporto, reserve esta hora do dia para fazer a sua corrida diária ou alguns exercícios. Uma corrida no areal ativa cerca de 70% dos músculos do nosso corpo! Curioso, não acha?

 

Outra sugestão é fazer esta caminhada ou corrida dentro de água, assim irá gerar mais resistência para os músculos.

 

Depois de um dia inteiro esticado na areia certamente que terá também energia acumulada para umas boas braçadas no mar - outra excelente forma de se manter ativo. Faça-o sempre com o máximo cuidado e segurança escolhendo praias vigiadas e respeitando a sinalização das bandeiras.

3 - Tirar fotos engraçadas

Uma foto à paisagem, outra ao almoço que comeu naquele restaurante tão especial… Mas onde é que estão as fotos dos momentos mais caricatos e divertidos das suas férias?

 

Aproveite os apetrechos que já leva consigo para fazer uma sessão de fotos em família cheia de criatividade: use os baldes e as pás das crianças, as tolhas, o guarda sol e o pára vento. Dê asas à imaginação! Não perca a oportunidade de registar os melhores momentos dos seus dias de praia em família.

 

Fica lançado o desafio: o álbum de fotos das suas férias de 2020 tem de ser o mais original!

4 - Meditar

Créditos de imagem: Adobe Stock

Já ouviu falar da prática de meditação e dos benefícios que tem para a saúde, mas ainda não tirou algum tempo do seu dia para experimentar como funciona? A praia pode ser o local ideal para o fazer! O ambiente natural, o som e o cheiro do mar dá-lhe a leveza e tranquilidade de que precisa para começar a meditar.

 

» Leia também: Como meditar em casa de maneira simples

 

» Ouça aqui a playlist Nature Songs

5 - Inventar jogos com as crianças

Tem filhos e precisa de atividades que os deixem entretidos durante todo o dia? Faça a recriação de jogos tradicionais para toda a família:

 

- Jogo da memória:

Desenhe uma grelha de quatro linhas e quatro colunas (deve adaptar o jogo de acordo com a idade da criança desenhando mais linhas e colunas) e distribua pelos quadrados algumas conchas, pedras ou outro tipo de objetos que tenha consigo. Dê cerca de 5 segundos para que criança olhe para o jogo. Retire os objetos e peça-lhe que os distribua como estavam inicialmente. O objetivo é estimular a memória da criançada!  

 

- Caça ao tesouro:

Pode esconder objetos e dar pistas para que as crianças os encontrem ou pode fazer uma lista de coisas que existem sempre na praia e desafiá-los a procurarem cada objeto de acordo com as características que lhes indicar (peça-lhes que encontrem uma concha totalmente branca, uma pedra preta, um búzio ou uma concha às riscas, por exemplo).

 

- Jogo do galo:

Fácil de desenhar na areia, fácil de jogar e excelente para miúdos e graúdos! Basta desenhar uma grelha de três linhas e três colunas e jogar com paus, pedras ou conchas.

 

Pode ainda aproveitar o dia para fazer atividades educativas como o relógio de sol, por exemplo. Só precisa de formar um círculo na areia com 12 pedras ou conchas e de um pau de gelado ou um galho para colocar no centro do círculo. Voi lá! Já tem um relógio de sol.

 

A ideia é que as crianças percebam que as 12 pedras correspondem às 12 horas de um relógio e que a sombra formada pelo pau vai mudando de lugar ao longo de dia de acordo com o passar do tempo.

6 - Petiscar, petiscar e petiscar

Créditos de imagem: Adobe Stock

Comer na praia é das melhores dicas que lhe damos nesta lista! Leve sempre consigo alguns snacks saudáveis para ir petiscando ao longo do dia, faça refeições leves de fácil digestão, escolha alimentos ricos em água para manter a hidratação (melão, meloa, melancia, ananás, pêssegos, ameixas…) e beba muita água.

 

Faça um piquenique já na hora do pôr do sol, acompanhado de um bom vinho e de uns petiscos salgados. Pode até passar por uma pizzaria ou ir buscar o seu fast food favorito, há que abrir exceções de gulodices para estes dias!

 

Sozinho, a dois ou em família, o mais importante de tudo é que desfrute deste momento!

 

Leia também: Hidratação: sabe qual a importância de se manter hidratado?

Aproveite o verão em segurança!

Este ano os cuidados na praia devem ser redobrados devido à situação atual de pandemia.

 

Antes de pensar em sair de casa utilize a aplicação móvel “InfoPraia” (disponível para android e iOS) para verificar o estado de ocupação das praias. É fundamental que cumpra todas as medidas de prevenção e controlo da transmissão do COVID-19 aplicando sempre estas 5 regras básicas:

 

  • distanciamento físico (mínimo 2 metros)
  • limpeza frequente das mãos
  • etiqueta respiratória
  • limpeza e higienização dos espaços
  • utilização de equipamento de proteção (máscara e/ou viseira) nos locais de uso obrigatório

 

Mantenha-se informado e siga as recomendações da Direção Geral de Saúde para o desconfinamento nas praias.

Ficar o dia todo deitado na toalha não é o seu passatempo favorito? Conheça algumas atividades para fazer com a família na praia!

20 de Agosto de 2020
Autor:

Catarina Pinheiro

Content Manager
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios