Temas Fechar

5 Ideias para renovar a cozinha sem gastar muito dinheiro

13 de Dezembro de 2021
Créditos de imagem: Adobe Stock

A precisar de fazer uma transformação na sua cozinha mas o orçamento é reduzido? Existem alguns truques que pode colocar em prática de forma simples, rápida e que vão deixar a sua cozinha como nova!

Espaço da casa apreciado pelos aspirantes a chefs, desejado pelos bons de garfo e o favorito dos anfitriões dos melhores jantares de grupo. Estamos a falar da cozinha, claro!

 

Na hora de escolher um imóvel, a cozinha é muitas vezes um fator decisivo. Há quem sonhe com uma cozinha com espaço para a família toda, há quem dê prioridade à arrumação e há quem não dispense uma grande bancada para exibir os melhores cozinhados.

 

Por ser um dos espaços mais utilizados no dia a dia, montar ou remodelar a cozinha vai muito além de escolher móveis e eletrodomésticos de qualidade, dando-se cada vez mais importância à sua decoração para que seja um espaço funcional, mas também acolhedor e multifuncional.

 

Se comprou casa recentemente ou está cansado da sua cozinha atual, partilhamos consigo neste artigo algumas dicas para fazer pequenas alterações com baixo custo e que vão fazer toda a diferença.

 

» Leia também: 4 passos simples para decorar a sala de jantar

1 - Móveis

Créditos de imagem: Adobe Stock | Móveis sem porta ou com portas de vidro são uma boa alternativa para alterações de baixo custo.

Arregace as mangas pois se está à procura de soluções mais baratas terá de dar asas à imaginação e pôr as suas habilidades de carpinteiro em jogo! Uma excelente forma de dar uma nova cara à sua cozinha é modificar as portas dos móveis: pode optar por pintar, trocar apenas algumas portas por vitrines ou mudar os puxadores.

2 - Paredes

Créditos de imagem: Adobe Stock | Aplicar azulejos é uma forma de dar uma nova cara à cozinha sem gastar muito dinheiro.

Uma mudança mais radical pode passar pela pintura das paredes ou dos próprios azulejos. Escolha uma cor que combine com armários e com o piso e tenha em conta a iluminação do local (evite cores escuras em espaços pequenos, por exemplo). Tem ainda a possibilidade de aplicar alguns adesivos a imitar azulejo apenas numa parte como a zona do fogão ou de toda a bancada.

 

A tinta de lousa também é uma excelente opção para dar um toque moderno, arrojado e versátil à sua cozinha já que pode estar sempre a personalizar essa parede com frases e desenhos diferentes.

 

» Leia também: 12 dicas para decorar as paredes da sua casa

3 - Iluminação

Créditos de imagem: Adobe Stock | Iluminação em led debaixo dos móveis dá uma sensação de aconchego.

Procure adicionar outros pontos de luz, em cima dos armários, ao longo da bancada ou no teto. As fitas de led são uma excelente opção pois além de serem bastante acessíveis, são fáceis de aplicar e dão um toque mais acolher de imediato!

 

Troque o candeeiro principal e se tiver uma bancada central ou uma ilha, experimente utilizar mais do que um foco de luz.

4 - Estantes e prateleiras

Créditos de imagem: Adobe Stock | Prateleiras dão mais opção de arrumação e ajudam a decorar.

A precisar de mais espaço de arrumação? A solução está nas estantes e nas prateleiras que funcionam ainda como elemento decorativo. Pode optar apenas por uma ou duas prateleiras muito simples e discretas para colocar alguns utensílios ou alimentos que use mais vezes, ou se não quiseres furar as paredes tem sempre a opção de escolher uma estante onde pode criar um espaço do café, colocar o seu microondas ou outros eletrodomésticos que estejam a roubar espaço na sua bancada.

5 - Outros elementos decorativos

Créditos de imagem: Adobe Stock | Frascos com leguminosas, tábuas de madeira e outros utensílios podem servir como elementos decorativos.

Mais barato é impossível: vamos reciclar e reutilizar algumas coisas que tem aí por casa. A nossa primeira dica é que vá guardando os frascos de vidro de alguns alimentos para depois aproveitar para colocar os cereais, arroz, massa, etc. Para além de ajudarem a ter uma organização mais eficaz ainda servem como elementos decorativos. Não se esqueça de anotar a data de validade desses alimentos nos frascos.

 

Sabe aqueles livros de receitas e revistas que tem guardados na gaveta? Use-os como parte da decoração! Talvez assim mais à vista até o façam experimentar mais receitas (vamos acreditar no chef que temos aí esse lado).

 

Para as paredes, escolha alguns quadros temáticos ou com algumas frases mais engraçadas (esqueça o quadro das frutas, por favor) ou compre alguns vasos de ervas aromáticas para colocar numa prateleira e criar uma mini horta.

Em 5 passos a sua cozinha pode ficar totalmente diferente! O melhor é que são mudanças simples, ao alcance de qualquer um (mesmo para si que acha que não tem habilidade para trabalhos manuais) e com um custo muito reduzido. Antes de começar defina um orçamento e faça uma pesquisa para entender o que realmente quer mudar.

 

Ficou com vontade de começar a fazer umas remodelações? Partilhe connosco as fotos do antes e depois através das nossas redes sociais!

A precisar de fazer uma transformação na sua cozinha mas o orçamento é reduzido? Existem alguns truques que pode colocar em prática de forma simples, rápida e que vão deixar a sua cozinha como nova!

13 de Dezembro de 2021
Autor:

Catarina Pinheiro

Content & Social Media Manager Zome
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios