Temas Fechar

5 gadgets para ajudar a cuidar das suas plantas

13 de Maio de 2021
Créditos de imagem: Adobe Stock

Gostava de ter uma mini horta em casa ou gosta de plantas mas não sabe cuidar delas? A solução está na tecnologia. Descubra tudo neste artigo!

Pode confessar: nenhuma planta sobrevive na sua casa. Quantas vezes é que só reparou naquele vaso esquecido no cantinho da sala quando já não havia nada a fazer?

 

Na verdade, para quem não é entendido no assunto ou está a começar a ter os primeiros vasos de verduras em casa, saber a temperatura adequada, a quantidade de água indicada e o melhor ambiente para instalar cada planta não é uma tarefa nada fácil.

 

Se aí desse lado ainda não despertou o jardineiro que há em si está no sítio certo: conheça 5 gadgets que o vão ajudar a tornar-se um verdadeiro especialista em botânica e deixar todos de queixo caído. E não, não é batota - é tecnologia!

Mini hortas tecnológicas

Já pensou na maravilha de poder esticar o braço e arrancar uma erva aromática fresquinha para dar um toque especial aos seus cozinhados? Com as mini hortas inteligentes é agora possível plantar uma variedade de plantas de forma mais simples e colher uma mão cheia de vitaminas e mais sabor!

Créditos de imagem: www.bosch-home.pt

1 - Bosh SmartGrow

Com a mini horta da Bosch, não precisa de fazer praticamente nada, a tecnologia trata de tudo até mesmo de lhe enviar uma notificação quando for necessário encher o depósito de água. De resto é só ligar o aparelho e deixar as plantas crescerem fortes e saudáveis.

 

A SmartGrow funciona com um sistema de cápsulas com mais de 50 variedades de plantas - ervas aromáticas, saladas e flores comestíveis - sem necessitar de solo fértil.

Créditos de imagem: eu.clickandgrow.com

2 - Click and Grow

Inspirado na tecnologia da NASA, o mini vaso ou horta Click and Grow, tem um funcionamento muito semelhante à horta da Bosch em que as sementes das plantas estão inseridas em pequenas cápsulas - de utilização tão simples e rápida como tirar um café, como a própria marca o diz.

 

Plantas como tomate mini, morangos, lavanda, alecrim, hortelã e coentros são algumas das mais populares entre a oferta de mais 60 opções diferentes que podem ser encontradas e adquiridas no site da Click and Grow.  

Sistemas de monitorização

É daqueles que se esquece completamente de regar as plantas ou simplesmente não entende nada do assunto? Com a ajuda da tecnologia há solução!

Créditos de imagem: www.cnet.com

3 - Parrot Flower Power

Sabe aquele amigo sabichão que tem a resposta certa para tudo? O Parrot Flower Power será o seu mais fiel conselheiro no que toca a informações sobre as plantas. O gadget permite recolher informações sobre a luminosidade, temperatura, quantidade de fertilizante e humidade necessárias para cada planta.

 

O aparelho é enterrado na terra junto da planta que pretende monitorizar e envia notificações via bluetooth e a partir da app para smartphone e tablet. Com uma base de dados de mais de 8000 plantas, encontra ainda conselhos e dicas criadas por botânicos internacionais.

Créditos de imagem: www.kickstarter.com

4 - Edyn

À semelhança da opção anterior, Edyn é um aparelho que analisa a luminosidade, humidade do ar, temperatura, os nutrientes e a irrigação do solo. A grande diferença está no facto de funcionar com energia solar e de incluir também um sensor de rega inteligente - Edyn Water Valve - que é ativado de acordo com as condições do solo e do clima.

 

5 - Vaso Lua

E plantas que são autênticos animais de estimação? Apostamos que desta não estava à espera! “Lua” é um vaso que comunica emoções no seu ecrã led e lhe diz tudo o que precisa através da aplicação mobile.

 

O vaso mais inteligente e querido do mercado ajuda-o ainda a manter os amigos de quatro patas afastados das suas plantas, transforma-se num vampirinho quando não está exposto à luz solar e reage quando está muito frio ou calor.  

Precisa de uma ajudinha extra? Conheça a app certa para si!

E se pudesse acompanhar o crescimento das plantas que tem aí por casa? A app “Plant Parenthood” permite-lhe registar todas as suas plantas, registar a última rega, adicionar fotos e trocar algumas ideias com a comunidade de utilizadores da app, aproveitando para esclarecer as suas dúvidas de jardinagem.

 

Podemos dizer que funciona praticamente como uma rede social só de plantas onde pode fazer comentários e ainda criar a sua “wishlist”.

 

» Android, clique aqui

» iOS, clique aqui

Gostou deste artigo? Leia também: "8 plantas que trazem boas energias para a sua casa".

Gostava de ter uma mini horta em casa ou gosta de plantas mas não sabe cuidar delas? A solução está na tecnologia. Descubra tudo neste artigo!

13 de Maio de 2021
Autor:

Catarina Pinheiro

Content Manager
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios