Temas Fechar

4 Passos simples para decorar a sala de jantar

23 de Setembro de 2019

Personalize a decoração da sua sala de jantar e proporcione refeições mais felizes!

Feche os olhos e imagine que entra numa sala de jantar totalmente vazia. A única coisa que vê nesta sala, são as paredes totalmente brancas e o chão de madeira.

 

A sala de jantar não tem nada. Não tem uma mesa para jantar, não tem cadeiras para sentar, não tem quadros para decorar as paredes, não tem pessoas, não tem nada, nada, simplesmente nada. É um espaço vazio, um espaço em branco, um espaço frio. Consegue sentir o vazio desse local?

 

O lar é onde coloca o seu amor, a sua vida e as suas memórias e não há como negar a importância da decoração da sala de jantar.

 

Imagine agora que estava na mesma sala, mas desta vez, ela está recheada de amigos. Todos estão confortavelmente sentados, numa mesa que se enquadra perfeitamente no espaço.

 

Nas paredes brancas tem um quadro lindo, com cores em tons de dourado que combinam perfeitamente com a mesa e com o chão de madeira. 

 

mesa-sala-jantar-decoracao.jpg

 

Recebe elogios do quadro, enquanto sente o cheiro do assado que está prestes a servir, ouve a gargalhada do seu melhor amigo e aquele tilintar de copos prestes a festejar mais um reencontro, mais um momento de felicidade.

 

O seu sorriso aparece, sabe como aquele momento é importante para si. Já não vê aquelas pessoas há algum tempo e estes jantares são das únicas oportunidades que tem para estar com eles.

 

Não há como negar a importância da sala de jantar nas nossas vidas, não é?

 

Para que possa aproveitar estes momentos da melhor maneira possível, preparamos quatro passos simples para dar mais vida e personalidade à decoração deste espaço!

 

1º Passo: Mesas para a sala de jantar

Comece por escolher a mesa de jantar! Sim, é muito comum existirem algumas dúvidas em relação à escolha da mesa. Afinal, é um dos móveis que mais se destaca neste espaço e que pode ter diferentes funcionalidades para além de servir de mesa de refeições (espaço de estudo para os mais novos e de algumas noites de trabalho para os mais velhos).

 

Na hora de escolher a mesa perfeita para a sua sala tenha em conta: espaço que tem disponível, características da mesa e a escolha do modelo.  

 

Qual o modelo que deve escolher?

 

O segredo está em analisar quais as características e as vantagens que cada modelo pode trazer para a sua sala de jantar.

Mesa redonda

 

Prós: A mesa de jantar redonda pode ser facilmente adaptada aos diferentes ambientes e é muito utilizada em espaços mais pequenos. Estas mesas não tem esquinas para esbarrar e por isso são ótimas para casas com crianças! São também flexíveis quanto ao número de pessoas que podem acomodar. 

 

Contras: As mesas redondas muito grandes podem dificultar a comunicação entre as pessoas.

Créditos de imagem: Unsplash

Mesa quadrada

 

Prós: As mesas de jantar quadradas são elegantes e são muitas vezes utilizadas em espaços mais pequenos, podendo ser encontadas à parede. 

 

Contras: Menos flexíveis para comodar pessoas.

Créditos de imagem: Unsplash

Mesa retangular

 

Prós: Os modelos retangulares acomodam mais pessoas e são perfeitos para famílias numerosas! Encaixam na perfeição em qualquer espaço da sua sala e, no caso do espaço ser amplo, vai ajudar a preencher o espaço vazio. 

 

Contras: Realmente ocupam bastante espaço e se a sua sala for mais pequena será muito difícil considerar estas opção.

Créditos de imagem: Article.

Mesa oval

 

Prós: As mesas com formato oval são flexíveis para acomodar pessoas e conseguem ocupar menos espaço do que as mesas retangulares.

 

Contras: As mesas em formato oval não são tão fáceis de encontrar no mercado. 

2º Passo: Cadeiras

Do pequeno-almoço ao jantar, qualquer refeição que seja servida na sala de jantar deve ser consumida de forma confortável. A prioridade é o conforto e são as cadeiras que o vão ajudar (e muito) neste aspeto!

 

Existem vários modelos no mercado, adequados para todos os gostos e para todos os estilos de decoração. Desde o estilo escadinavo, caracterizado por cores e materiais mais leves, ao estilo mais clássico (como as cadeiras forradas de veludo ou outros tecidos), estilo rústico, vintage ou industrial, encontrará as cadeiras ou combinação de cadeiras perfeita para a sua casa!

 

Atualmente nem precisa de se preocupar em ter todas as cadeiras iguais. A tendência é variar nas cores e formatos, desde que tenham uma característica em comum.

 

Selecionamos alguns modelos que podem servir de exemplo para o vão ajudar a escolher o mais indicado para a sua sala de jantar.

3º Passo: Escolha o tipo de iluminação perfeita!

 

A iluminação da sala de jantar é fundamental tanto do ponto de vista prático, quanto do ponto de vista estético. Antes de fazer a sua escolha, analise a luz natural dessa divisão, assim vai entender melhor as necessidades que existem.

 

Para obter uma atmosfera acolhedora, a instalação de um dimmer (dispositivo utilizado para variar a intensidade da iluminação de acordo com a ocasião) é uma boa aposta. Afinal a iluminação necessária para jantar por exemplo, é diferente para estudar.

 

Numa sala de jantar de dimensões generosas fica bem um candeeiro suspenso ou um lustre, porque dá mais iluminação e preenche aquele espaço vazio. Por sua vez, numa sala mais pequena a escolha pode recair sobre um candeeiro com focos.

 

Um candeeiro de pé, ou de chão, pode proporcionar iluminação auxiliar a determinada área da sala de jantar.

Créditos de imagem: Unsplash

4º Passo: Detalhes de decoração para sala de jantar

Créditos de imagem: Pexels

 

São os detalhes de decoração que fazem toda a diferença. Por vezes, basta acrescentar uma planta, um quadro diferente, pintar uma parede ou um vaso decorativo. Damos algumas sugestões e ideias para se inspirar:

 

  • Itens decorativos
  • Plantas
  • Papel de parede
  • Parede com quadros
  • Espelhos
  • Prateleiras suspensas
  • Armários

São inúmeros os modelos, as sugestões e as tendências para a decoração da sala de jantar. Contudo, o mais importante é que torne este lugar seu! Personalize-o à sua maneira e divirta-se a fazer a decoração da sua sala de jantar.

 

Esperamos que estas dicas o inspirem e o ajudem a criar um espaço confortável, moderno e sofisticado para receber os seus familiares e amigos!

Personalize a decoração da sua sala de jantar e proporcione refeições mais felizes!

23 de Setembro de 2019
Autor:

Adriana Gonçalves | Catarina Pinheiro

Redação Zome
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios