Temas Fechar

12 Dicas para decorar as paredes da sua casa

30 de Agosto de 2019

Dê mais vida à decoração da sua casa! Conheça 12 diferentes formas de decorar as paredes sem fazer grandes investimentos.

Craccc! O único quadro que Marta tinha lá por casa estava agora no chão desfeito em pedaços. Ela sabia que não tinha jeito nenhum para coisas de bricolage e que devia ter pedido ajuda para pendurar aquele quadro.

 

Vazia. Uma parede vazia era para onde Marta olhava agora enquanto o sono não chegava. E como aquela parede branca, fria e despida de emoções do seu quarto, Marta tinha outras paredes assim praticamente na casa toda. Às refeições, na cozinha, era uma parede vazia que lhe fazia companhia. Na sala, para além da televisão tinha todo um espaço decorado de nada, tudo vazio, tudo sem personalidade.

 

“Esta casa nem parece minha”, pensou Marta.

 

Acham que a Marta entendia alguma coisa sobre cores, padrões, texturas e bricolage? Não, a Marta nunca usou um prego, nem uma chave de fendas. A Marta nunca pintou uma parede, nem pendurou quadros. Em trabalhos manuais, Marta era um zero à esquerda!

 

Foi a pensar em pessoas como a Marta que reunimos 12 ideias simples para decorar as paredes da sua casa e deixamos-lhe o desafio de arregaçar as mangas e pôr mãos à obra já hoje!

Pinturas criativas

Créditos de imagem: Farrow & Ball

 

A pintura da sua parede pode ser uma excelente opção se dispensa outro tipo de recursos para além da própria tinta. Criar uma parede dividida horizontalmente com duas cores pode trazer um ar mais vintage à sua casa, enquanto paredes com pinturas de figuras geométricas vão de encontro a uma decoração mais moderna e contemporânea.

 

Se prefere algo mais romântico, pode criar uma pintura com efeito degradê. Aqui o importante é a combinação de cores e o efeito de desvanecimento. Este processo poderá ser uma solução um pouco mais difícil de executar, mas o resultado final vai valer a pena!

Espelhos

 

Os espelhos têm a grande vantagem de aprofundar os espaços dando a sensação de que são maiores e ajudam a compor uma decoração mais sóbria. Aposte na composição de pequenos espelhos de diferentes dimensões, em espelhos com molduras decoradas ou escolha revestir uma parede completa apenas com um espelho.

Fotos

Uma casa é feita de memórias e nada melhor do que as fotografias para as deixar registadas. Eternize estes momentos e aplique-os nas paredes lá de casa.

Jardim vertical

 

Agora já é possível ter uma mini horta dentro de casa ou um jardim interior. E como? Com a decoração de uma parede com um jardim vertical. Nunca foi tão fácil sentir a natureza dentro de quatro paredes!

 

Preencha a sua parede de plantas ou simplesmente crie pequenos nichos para colocar vasos com heras, trepadeiras ou cactos.

 

  • DICA ÚTIL: plante algumas ervas aromáticas e tenha sempre à mão um gosto extra para os seus cozinhados.

Relevos

Dê mais personalidade às suas paredes com materiais de relevo. A ideia é criar uma composição de mosaicos que criem a ilusão de tridimensionalidade. O gesso é um excelente material para criar este efeito pois para além de ser prático de trabalhar, é um excelente isolante térmico e acústico.

Nichos

Créditos de imagem: Unsplah

 

Quer opções baratas e que possam ser feitas por si? Os nichos são a solução para dar mais vida às suas paredes sem gastar muito dinheiro. Construa nichos de madeira, nichos coloridos, simétricos, quadrados ou redondos e crie um padrão para os colocar na parede.

 

Para além de servirem com elementos decorativos, são também ideais para a organização de espaços mais pequenos.

Boiseries

Créditos de imagem: Haute Living

 

Os boiseries têm origem francesa e consistem numa espécie de moldura feita na própria parede. Inicialmente esta técnica era utilizada nos aposentos da realeza e por isso continuam a ser associados a uma decoração mais sofisticada e clássica. No entanto, conjugados com os elementos certos podem encaixar-se em diferentes estilos.

Prateleiras

Créditos de imagem: Unsplash

 

As prateleiras são uma boa opção para conseguir conjugar mais elemento decorativos. Use e abuse das plantas e dos quadros pousados sob as prateleiras e utilize-as na sala, na cozinha, nos quartos ou em qualquer cómodo da casa. Ficam bem qualquer lado e combinam com qualquer estilo de decoração.

Composição de vários quadros

 

Dê asas à imaginação e construa um mural com a composição de vários quadros diferentes. Pegue nos quadros que tem lá por casa e disponha-os da forma que preferir, algo mais simétrico ou algo mais aleatório, combine-os segundo cores ou temas (como o tema da natureza, por exemplo).

 

Quadros mais pequenos, quadros maiores, com paisagens, com fotos de família, com figuras ou apenas molduras mais trabalhadas. Tudo pode ser usado, o mais importante é o equilíbrio e a disposição dos quadros.

Objetos

Créditos de imagem: Unsplah

 

Uma opção alternativa aos quadros, são os objetos. Sim, pode compor uma parede com alguns dos seus objetos favoritos. Os pratos são um comum exemplo deste tipo de decoração, pode encontrá-los em cozinhas, salas de jantar ou em zonas de refeição no exterior.

 

Desde os mais tradicionais em tons de azul e com o padrão de azulejo português, aos mais coloridos e modernos. São opções para todos os gostos e  que não deixam ninguém de fora. Para além disso, é uma decoração fácil de encontrar nas lojas, extremamente barata e muito fácil de aplicar.

Papel de parede

Quem não se lembra daquele velho papel de parede da casa da avó? A moda do papel de parede está de volta e existem opções para todos os gostos.

 

Escolha um papel de parede que combine com o seu mobiliário, lembre-se que esta é uma opção que ainda irá ficar por algum tempo nas suas paredes. Para espaços mais pequenos, opte por cores mais claras e com padrões mais simples, para espaços maiores dê largas à imaginação e arrisque!

Parede de lousa

 

Se é mais criativo e até tem uma queda para o desenho, uma parede de lousa é o indicado para si. Se fica facilmente aborrecido com as decorações e está sempre com vontade de mudar, a parede de lousa foi criada a pensar em si.

 

Modifique os desenhos sempre que quiser, escreva frases inspiradoras, aproveite para reservar um espaço para a sua checklist semanal ou para a sua lista de compras. Além de uma decoração versátil terá também uma decoração útil para o seu dia-a-dia. E claro, peça aos seus amigos e familiares para contribuírem com a sua dedicatória!

 

Ideias simples podem fazer toda a diferença na decoração! Deixe-se inspirar pelas nossas dicas de decoração e aproveite para dar um toque de criatividade às paredes da sua casa!

 

Dê mais vida à decoração da sua casa! Conheça 12 diferentes formas de decorar as paredes sem fazer grandes investimentos.

30 de Agosto de 2019
Autor:

Catarina Pinheiro

Redação Zome
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios