Temas Fechar

11 dicas para transformar o seu local de trabalho num espaço sustentável

29 de Maio de 2020
Créditos de imagem: Adobe Stock

Quer transformar o seu local de trabalho num espaço amigo do ambiente? Conheça as 11 dicas que preparamos para si e comece já a partilhar boas práticas com os seus colegas de trabalho!

Poupar e ser amiga do ambiente são duas características que definem a Margarida. Desde muito cedo que fazia daquilo que para muitos seria lixo, algo novo e com diferentes utilidades: juntava revistas, pedaços de cartolina e outros materiais para fazer trabalhos manuais com a avó, que tanto gostava de a ajudar. 

 

Com o passar dos anos, a Margarida foi percebendo que a sua atitude inconsciente de reutilizar materiais era uma das formas de diminuir a sua pegada ecológica, contribuindo para a sustentabilidade do ambiente e a preservação da natureza.

 

Motivada com toda a mudança que poderia fazer pelo planeta, incentivou os pais e a família mais próxima a seguirem o seu exemplo!

 

O desafio de conseguir transmitir esta mensagem a outras pessoas tornou-se mais necessário quando chegou ao seu primeiro emprego: não existia ecopontos para separar o lixo, eram utilizadas muitas garrafas de plástico e o papel ainda era um material muito presente no dia-a-dia do escritório. 

 

Aos poucos foi introduzindo novos hábitos que rapidamente foram seguidos pelos seus colegas de trabalho. E foi assim que a Margarida percebeu que podia levar a sua missão ainda mais longe e decidiu reunir 11 dicas, que hoje partilhamos consigo, para que comece já transformar o seu local de trabalho num espaço sustentável. Confira!

1. Faça a reciclagem

Separar o lixo reciclável já se tornou um hábito para muitas famílias, mas ainda são poucas as empresas que também o fazem.

 

A forma mais fácil de motivar os seus colaboradores ou colegas de trabalho a separar o lixo, é colocar contentores de reciclagem em vários locais estratégicos na empresa como, por exemplo, o ecoponto azul ao lado da impressora. Se tiver um ecoponto em cada espaço não vão existir desculpas para não colocar o lixo no sítio certo!

2. Evite impressões desnecessárias

Créditos de imagem: Adobe Stock

Necessita mesmo de imprimir esse documento? Será que não pode enviá-lo por email? Lembre-se de que muitas vezes está a gastar papel, tinta e energia em textos que são lidos e colocados no lixo logo de seguida. Caso seja mesmo preciso imprimir, opte por utilizar os dois lados da folha e procure sempre escolher o papel reciclado.

3. Utilize papéis impressos como rascunho

Liberte-se daquela pilha de documentos que tem na sua secretária! Reaproveite as folhas que só foram utilizadas de um dos lados e não trazem informação confidencial. Tudo o resto deve ser triturado e colocado no ecoponto azul.

4. Utilize máquinas de água com ligação à rede pública

Créditos de imagem: Adobe Stock

Substitua as garrafas ou os garrafões de plástico por máquinas de água com ligação à rede pública. Pode ainda optar por fornecer garrafas reutilizáveis, deixando de parte os copos descartáveis. Desta forma está a contribuir para uma redução da utilização do plástico.

5. Desligue as fichas da tomada

Quando for almoçar ou não estiver a utilizar um determinado aparelho, desligue-o da tomada! Não se esqueça que aparelhos eletrónicos como ar condicionado, impressoras ou monitores, gastam energia mesmo estando em “stand by”.

 

Opte também por utilizar extensões com interruptor para poder deixar tudo desligado no final do dia de trabalho e garantir que nada fica esquecido durante a noite.

6. Desfrute da luz natural

Créditos de imagem: Adobe Stock

Abra as janelas e as cortinas, não só para melhorar a qualidade do ar, mas também para permitir a entrada de luz natural no seu local de trabalho - fator com influência na produtividade. Desta forma, pode desligar as luzes artificiais e o ar condicionado.

 

Dê preferência às lâmpadas de LED que, mesmo sendo mais caras, duram muito mais tempo.

7. Reutilize sacos

Sobraram sacos feitos para um evento da empresa ou para ações de marketing com datas específicas que já não têm mais utilizada? Não os deite fora! Reutilize-os para arrumar material ou mesmo para substituírem sacos do lixo.

 

Se for possível, pode distribuí-los pelos colaboradores para que os utilizem como sacos de compras também.

8. Desloque-se para o trabalho de forma sustentável

Créditos de imagem: Adobe Stock

Encontre a forma mais sustentável de ir para o trabalho! Pode optar pelos transportes públicos ou por grupos de boleias que pode encontrar em aplicações como BlaBlaCar ou boleias.net. Nos dias de sol aproveite para ir a pé, de bicicleta ou de trotinete elétrica.

9. Faça a reciclagem dos tinteiros

Enquanto os papéis são deitados no ecoponto azul, onde se devem colocar os tinteiros? Faça uma rápida pesquisa na internet e encontre na sua cidades várias alternativas de empresas com serviço de recarga de tinteiros.

10. Utilize plantas no escritório

Créditos de imagem: Adobe Stock

As plantas são fundamentais na decoração do seu local de trabalho. Para além transformarem o escritório num espaço mais bonito e agradável, contribuem também para uma melhor qualidade do ar e estimulam a concentração e produtividade dos funcionários.

 

Procure as espécies que requerem menos cuidados, como mini catos, violetas ou babosas, mas que ajudam a deixar o seu escritório com um aspeto mais fresco e natural.

11. Adapte os "cartões de Visita"

Deixe de parte os habituais cartões de visita em papel. Opte por criar cartões digitais no seu smartphone através de aplicações como a Ecocard - para além de ser mais amigo do ambiente, terá sempre o seu cartão à mão!

 

 Se a sua atividade profissional exigir os cartões mais tradicionais, utilize sempre o papel reciclado.

Ficou com vontade de transformar o seu local de trabalho num espaço mais amigo do ambiente? Envie-nos uma mensagem e partilhe connosco as mudanças que vai implementar!

Quer transformar o seu local de trabalho num espaço amigo do ambiente? Conheça as 11 dicas que preparamos para si e comece já a partilhar boas práticas com os seus colegas de trabalho!

29 de Maio de 2020
Autor:

Ana Vieira

Designer Zome
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios