Temas Fechar

10 hábitos para ter a casa sempre impecável

21 de Janeiro de 2022
Créditos de imagem: Adobe Stock

Ter a casa sempre pronta a receber visitas não é assim tão difícil. Descubra neste artigo como pode conseguir uma casa impecável em 10 passos.

Vamos lá admitir: ninguém tem paciência para estar sempre a limpar ou a arrumar a casa, mas todos gostam de chegar a casa depois de um dia de trabalho e ter tudo organizado. Como é que se consegue ter a casa sempre impecável sem gastar muito tempo durante a semana? Acredite que é mais simples do que parece: é tudo uma questão de hábitos e rotinas.

 

Certamente já lhe aconteceu de fazer uma visita de última hora a casa de um amigo ou familiar e encontrar tudo no seu devido lugar. O que estas pessoas fazem não é segredo, simplesmente adotaram um conjunto de tarefas que, feitas diariamente em cerca de trinta minutos, são o suficiente para que estejam sempre prontos a receber alguém.

 

Gostaria de ser uma destas pessoas? Neste artigo reunimos 10 hábitos muito simples e práticos para o ajudar a deixar a sua casa em ordem!

1 - Faça sempre a cama

Na sua rotina da manhã comece a incluir a tarefa de fazer a cama. Deixe a cama a arejar enquanto faz outras tarefas e faça-a mesmo antes de sair de casa.

 

É uma ação simples, mas que faz toda a diferença pois dá logo a impressão de que o quarto está mais organizado.

2 - Não ande em casa com o calçado que usou na rua

Créditos de imagem: Adobe Stock

Aaaah, a sensação maravilhosa de chegar a casa, tirar os sapatos e calçar algo quentinho e confortável! Os seus pés vão agradecer e para além disso é um hábito higiénico e que irá ajudar a manter o chão mais limpo.

 

Pode deixar os sapatos do lado de fora ou criar uma zona para os guardar logo na entrada de casa. Deixe já as suas pantufas preparadas para fazer a troca, assim não terá margem para desculpas.

3 - Não deixe loiça por lavar

A loiça é uma tarefa sem fim: faz o jantar, suja loiça; acaba de jantar, tem mais loiça para lavar! Há quem nem se aborreça muito com esta tarefa, mas se é daquelas pessoas que detesta lavar a loiça terá mesmo de se obrigar a fazê-lo logo após a refeição. A regra é simples: sujou, limpou.

 

A acumulação de loiça suja dá o aspeto imediato de uma cozinha desleixada e desarrumada. Por isso, por mais que lhe custe faça este esforço, verá que vale mesmo a pena!

4 - Tenha o hábito de arejar os ambientes

Nos dias mais quentes, abra as janelas de casa logo de manhãzinha e ao final do dia para refrescar a casa. Nos dias mais frios, opte for fazê-lo de manhã enquanto faz a sua rotina habitual e feche-as antes de sair.

 

Este hábito é essencial para renovar o ar dentro de casa e para o ajuda eliminar odores que acabam por ficar sempre: os cheiros a comida, a mistura de perfumes, etc.

5 - Não acumule roupa

Créditos de imagem: Adobe Stock

Nós sabemos que a roupa é uma tarefa que exige várias etapas e que dá algum trabalho, mas uma das formas de garantir que não custa tanto ter as roupas em ordem é definir dias para cada função: um dia para colocar roupas a lavar e colocar a secar, outro dia para dobrar e guardar, e outro para passar a ferro.

 

Diariamente deve garantir que não deixa roupa espalhada pela casa nem tem uma daquelas cadeiras perigosas no seu quarto. Ao final do dia, quando trocar de roupa para vestir o pijama, dê logo um destino às roupas que tirar.

6 - Não acumule lixo

Este não custa mesmo nada, organize-se para não acumular lixo em casa principalmente o lixo orgânico para evitar maus odores ou insetos.

7 - Mantenha o chão limpo

A cozinha é talvez um dos locais que precisa mais da sua atenção, pois é usada diariamente e facilmente se suja. Tente criar o hábito de varrer o chão todos os dias.

 

Tenha sempre à mão um balde e uma esfregona, e a meio da semana faça a manutenção da limpeza do chão antes de ir dormir.  

8 - Mantenha a casa de banho limpa

Créditos de imagem: Adobe Stock

Acabou de tomar banho? Garanta que deixa a banheira limpa, o chão seco e a roupa no cesto para lavar.

 

Mantenha a sanita sempre devidamente higienizada, as toalhas penduradas e o lavatório sempre limpo sem resíduos de pasta de dentes ou cabelos. Não acumule produtos em cima do móvel pois ganham pó facilmente, podem dar aspeto de desarrumação e dificultam a manutenção da limpeza.

9 - Tenha um lugar para cada coisa

Destinar um local para cada objeto é meio caminho andando para ter a casa sempre em ordem! Certifique-se de que tem um sítio para colocar as chaves sempre que chega a casa, outro para os sapatos e outro para pousar a carteira.

 

Para além de o ajudar a manter tudo mais organizado, será mais fácil não se esquecer ou não perder coisas.

10 - Antes de sair certifique-se que está tudo no devido lugar

Para finalizar dê uma vista de olhos ao espaço à sua volta sempre que sair de determinada divisão. Se esteve na sala a ver um filme com uma mantinha e uns petiscos, quando sair do local dobre a manta e leve a comida que sobrar ou o lixo para os seus devidos sítios.

 

Comece a introduzir este hábito na sua rotina, antes de sair de casa ou de cada divisão garanta que nada fica fora do sítio.

A regra é simples: arrumar sempre o que desarrumou, limpar sempre o que sujou. Se cumprir com isto todos os dias será muito mais simples ter uma casa sempre limpa e arrumada!

 

No entanto, nos primeiros dias que tentar implementar estas tarefas no seu dia a dia, não se cobre por falhar uma vez ou outra. Lembre-se de que um hábito é algo que precisa de consistência para ser construído até ser feito de forma automática sem precisar de pensar nisso. Este processo de automatização leva tempo, mas acredite que irá valer muito pena e irá sentir isso quando estiver tranquilo a apreciar a sensação de uma casa organizada!

 

Gostou deste artigo? Leia também "Como organizar a casa diariamente: dicas práticas para ser mais feliz".

Ter a casa sempre pronta a receber visitas não é assim tão difícil. Descubra neste artigo como pode conseguir uma casa impecável em 10 passos.

21 de Janeiro de 2022
Autor:

Catarina Pinheiro

Content & Social Media Manager Zome
Partilhar:
Publicações recentes
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter!
Copyright Zome Portugal® 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios